Machu Picchu

Uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, Machu Picchu é um sítio arqueológico localizado na Cordilheira dos Andes, no Peru.

Vista superior de Machu Picchu, conhecida como a “Cidade Perdida dos Incas”.
Machu Picchu é conhecida como a “Cidade Perdida dos Incas”.

 Machu Picchu é uma cidade histórica localizada na Cordilheira dos Andes, no Peru. Considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, é uma das mais importantes cidades da civilização inca, que habitava a América do Sul antes da chegada dos colonizadores espanhóis. Foi construída no século XV, e suas ruínas, redescobertas em 1911. Desde então, transformou-se em um dos pontos turísticos mais visitados do mundo e reconta, por meio de sua estrutura e construções, a história do Império Inca.

Leia também: Como se formam as montanhas?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre Machu Picchu

  • Machu Picchu é uma cidade histórica, localizada na Cordilheira dos Andes, no Peru.

  • Foi uma das principais cidades da civilização inca.

  • As ruínas revelam a existência de um ambiente rural e um ambiente urbano na cidade dos incas.

  • Foi construída no século XV pela sociedade inca e descoberta pelo explorador estadunidense Hiram Bingham em 1911.

  • Em 2007, foi eleita uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo. E é, também, Patrimônio Mundial declarado pela Unesco.

  • A Trilha Inca é uma estrada construída pelos incas que ligava Machu Picchu a Cusco. Trata-se de uma das trilhas mais visitadas por turistas de todo o mundo.

  • Machu Picchu é o ponto turístico mais visitado em toda a América Andina.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Localização de Machu Picchu

A cidade de Machu Picchu está localizada na Cordilheira dos Andes, no Peru, a 2400 m de altitude. Ela está situada a cerca de 130 km da cidade de Cusco.

Mapa do Peru indicando a localização de Machu Picchu. [1]
Mapa do Peru indicando a localização de Machu Picchu. [1]

Características de Machu Picchu

As principais características de Machu Picchu estão ligadas às estruturas e formas de suas construções, que atualmente são vistas em ruínas. As estruturas são formadas por grandes blocos rochosos e revelam o elevado grau de conhecimento da antiga civilização inca. São casas, aquedutos, templos religiosos, degraus para a prática da agricultura e praças.

Porta de entrada de Machu Picchu, a “Cidade Perdida dos Incas”.
Os blocos rochosos utilizados nas construções de Machu Picchu revelam os avançados conhecimentos incas no campo da arquitetura e da engenharia.

Com a análise das ruínas é possível perceber a existência de dois setores devidamente marcados na antiga cidade: uma porção urbana e uma porção rural, onde se praticava a agricultura pela técnica de jardinagem ou terraceamento (plantios em degraus nas encostas íngremes das montanhas).

Área de Machu Picchu na qual era realizada a agricultura pela técnica de jardinagem ou terraceamento.
Área de Machu Picchu na qual era realizada a agricultura pela técnica de jardinagem ou terraceamento.

História de Machu Picchu

Machu Picchu é uma cidade que foi construída na primeira metade do século XV pela sociedade pré-colombiana inca.

Em 1911, foi redescoberta por Hiram Bingham, um explorador estadunidense e estudioso de Arqueologia. Durante vários anos, as expedições aumentaram, e as escavações na localidade revelaram as ruínas da antiga cidade inca.

Ao longo do século XX, muitas estruturas foram parcialmente restauradas, e Machu Picchu se tornou uma das localidades peruanas mais visitadas por estudiosos e turistas de todo o mundo. Em 1983, a Unesco declarou a cidade de Machu Picchu como Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade. Em 2007, foi eleita como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

Trilha Inca em direção a Machu Picchu

A Trilha Inca é um caminho que leva a Machu Picchu partindo das proximidades de Cusco. O caminho conhecido como “trilha longa” possui 43 km de extensão e é uma das trilhas mais percorridas por turistas de todo o mundo. Ao longo do caminho, é possível visualizar outras ruínas da sociedade inca: Llactapata.

Ruínas de Llactapata, um sítio arqueológico que pode ser observado no caminho da Trilha Inca para Machu Picchu.
As ruínas de Llactapata, outro sítio arqueológico da civilização inca, podem ser observadas no caminho da Trilha Inca para Machu Picchu.

A Trilha Inca é apenas um dos caminhos criados pelos incas na América do Sul. O conjunto total é conhecido como “Os caminhos incas”, que somam mais de 60 mil quilômetros conhecidos atualmente. Esses caminhos ligavam diversos pontos do território inca a Cusco, a principal cidade do antigo império.

A rede de estradas passava pelos territórios do Equador, Peru, Chile e Bolívia, e foi amplamente utilizada pelos colonizadores espanhóis durante seu processo de povoamento e exploração da América do Sul.

Mapa da Trilha Inca, disponível na cidade de Cusco, cidade próxima a Machu Picchu, no Peru.
Mapa da Trilha Inca, disponível na cidade de Cusco, cidade próxima a Machu Picchu, no Peru.

Qual a importância de Machu Picchu?

Machu Picchu reúne diversos conhecimentos acerca do grandioso Império Inca, a sociedade pré-colombiana mais avançada da América do Sul. Por meio de sua estrutura e construções, descobriu-se muito sobre a organização política e social da civilização inca.

Turismo em Machu Picchu

O turismo se transformou na principal atividade em Machu Picchu. As ruínas são visitadas desde sua redescoberta em 1911. É o principal polo turístico de toda a região da América Andina. O ponto de partida é a cidade de Cusco, no Peru, que possui ampla rede hoteleira e infraestrutura de transportes. O caminho até Machu Picchu é feito por carros, ônibus, trem e a pé, pela Trilha Inca.

Para garantir a segurança dos visitantes e a manutenção das estruturas históricas, em 2019 foram estabelecidas regras para a visitação de Machu Picchu, de modo que os turistas são separados em grupos que entram e saem seguindo um rígido controle horário.

Saiba mais: Hernán Cortés e a conquista do Império Asteca

Curiosidades sobre Machu Picchu

  • Durante a visita turística, é possível observar 196 pontos em Machu Picchu.

  • Machu Picchu está localizada a 13° 9’ 47” de latitude sul e 72° 32’ 44” de longitude oeste.

  • Alguns estudos apontam que Machu Picchu foi construída levando em conta conhecimentos avançados em Astronomia. Diversas construções são alinhadas de forma perfeita com o azimute solar nos solstícios.

  • Outra curiosidade de Machu Picchu que evidencia a evolução nos conhecimentos incas diz respeito ao sistema de drenagem das águas das chuvas, que conferia às construções a solidez necessária em uma área comumente afetada por terremotos.

  • Machu Picchu significa “velha montanha” na antiga língua quéchua.

Crédito de imagem

[1] Paulo José Soares Braga | PrePara Enem 

Por: Larissa Mesquita

Artigos relacionados

América Andina

As características da porção da América do Sul cortada pela Cordilheira dos Andes.

Cordilheira dos Andes

Clique aqui e saiba quais são as principais características da cordilheira dos Andes. Entenda qual é a sua importância.

Dados do Peru

Características do país que foi sede do Império Inca.

História da América

Acesse este texto sobre a história da América e veja quais são os temas de maior relevância desse assunto. Entenda como aconteceu a ocupação desse continente e quais eram as principais civilizações antes da chegada dos europeus no século XV. Saiba ainda os principais acontecimentos da história contemporânea da América.

Incas

Clique no link e acesse este texto do Alunos Online sobre a principal civilização pré-colombiana que se desenvolveu na região dos Andes: os incas. Saiba mais sobre as origens desse povo e como se organizavam em questões relativas à economia, sociedade, política e religião. Entenda também como eles entraram em decadência.

Países da América do Sul

Aspectos geográficos dos países sul-americanos.