Paisagem natural

Paisagem natural é a paisagem constituída apenas por elementos da natureza, sem alterações produzidas por forças antrópicas, ou seja, pelo ser humano.

Paisagem natural montanhosa em Bachalpsee, na Suíça.
A paisagem natural é constituída por elementos totalmente naturais.

Paisagem natural é definida pela Geografia como uma paisagem produzida e modificada apenas pelas forças da natureza, isto é, que não sofreu modificações pelas ações humanas. Embora as paisagens modificadas pelos seres humanos sejam mais facilmente encontradas no espaço geográfico, as paisagens naturais continuam a existir em diversos pontos do planeta Terra.

Veja também: Recursos naturais — os elementos da natureza que ainda não sofreram alteração antrópica

Tópicos deste artigo

Resumo sobre paisagem natural

  • Paisagem natural é aquela que não sofreu modificações pelas ações humanas.

  • Ambientes desabitados são mais propícios à manutenção da paisagem natural.

  • Paisagem cultural é aquela modificada pelas ações humanas no processo de ocupação e exploração econômica dos territórios.

  • Paisagem estática é aquela que não se modifica em um pequeno espaço de tempo.

  • Já a paisagem dinâmica apresenta modificações em função de seus próprios aspectos.

  • No Brasil, as paisagens naturais são, em sua maioria, restritas às áreas protegidas por lei.

O que é paisagem natural?

A Geografia trata a paisagem como uma de suas categorias de estudo. Para essa ciência, a paisagem tem um amplo conceito: trata-se de tudo o que os sentidos humanos podem assimilar, tudo o que está presente no espaço e pode ser observado. A paisagem pode ser natural ou cultural.

Paisagem natural é a paisagem que não foi alterada pelas forças humanas, ou seja, são as paisagens criadas pela natureza e que não sofreram impactos comuns à ocupação desse espaço pelos seres humanos. Esse modelo de paisagem é passível de modificações, porém, tais modificações são produzidas pela própria natureza.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Exemplos de paisagem natural

As paisagens naturais são encontradas especialmente em ambientes não habitados pelos seres humanos. Sendo assim, regiões que apresentam aspectos naturais que dificultam ou mesmo impedem a ocupação pelos seres humanos tendem a ser uma paisagem natural.

Os principais exemplos de paisagens naturais encontradas no mundo atualmente são:

  • desertos;

  • ilhas oceânicas;

  • regiões polares;

  • regiões montanhosas.

Paisagem natural na Antártida.
A Antártida é um grande exemplo de paisagem natural, especialmente por não ser habitada por seres humanos.

Em ambientes habitados, a existência das paisagens naturais está condicionada à proteção de territórios por leis, onde não são permitidas as ações humanas sobre a paisagem. Como exemplo, podem ser citadas as Unidades de Conservação de Proteção Integral, que são áreas totalmente preservadas em função da proibição das ações humanas.

Diferenças entre paisagem natural e cultural

A paisagem natural é aquela que se forma e evolui essencialmente em função dos aspectos naturais, sem os efeitos das ações antrópicas. De forma distinta, a paisagem cultural é aquela que se caracteriza pelas modificações produzidas por ações humanas que imprimem nela elementos relacionados à sociedade que nela habita.

O desmatamento da vegetação nativa, a exploração comercial dos recursos naturais e as construções para ocupação do território são exemplos de como os seres humanos modificam paisagens naturais e as transformam em paisagens culturais.

Vista aérea da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.
Um exemplo de paisagem cultural é a região da praia de Copacabana.

Paisagem estática x paisagem dinâmica

  • Paisagem estática: é a paisagem que não se modifica em pequenos espaços de tempo. Uma paisagem natural pode ser estática, uma vez que as modificações feitas pela natureza, em boa parte dos casos, ocorrem seguindo o tempo geológico, ou seja, em longa escala de tempo. Um bom exemplo de paisagem estática é o deserto.

  • Paisagem dinâmica: é a paisagem que se modifica em pequenos espaços de tempo. É possível encontrar dinamismo nas alterações em uma paisagem natural, por exemplo em uma floresta, onde os seres vivos daquele ambiente promovem alterações constantes na paisagem.

Leia também: Como se formam as montanhas?

Paisagem natural brasileira

No território brasileiro, as paisagens naturais são diversificadas e estão diretamente ligadas ao estabelecimento de projetos ambientais que transformam importantes ambientes ecológicos em áreas protegidas por lei.

Elas são as Unidades de Conservação de Proteção Integral, onde as ações de exploração direta de recursos naturais e ocupação são proibidas. As Unidades de Conservação de Proteção Integral no Brasil, que configuram paisagens naturais, apresentam as seguintes categorias:

  • Reservas biológicas: áreas onde ocorre a total preservação ambiental com liberdade para visitação com finalidade ecológica, apenas. São 60 reservas biológicas no Brasil. São exemplos de reservas biológicas:

    • Reserva Biológica Gurupi;

    • Reserva Biológica Marinha do Arvoredo;

    • Reserva Biológica Pedra Talhada;

    • Reserva Biológica Poço das Antas.

Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, em Santa Catarina. [1]
Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, em Santa Catarina. [1]
  • Estação ecológica: é de responsabilidade do poder público, e sua finalidade é a preservação da natureza com a possibilidade de desenvolvimento de pesquisas científicas. Exemplos de estações ecológicas são:

    • Estação Ecológica de Corumbá;

    • Estação Ecológica de Tamoios;

    • Estação Ecológica do Caiuá;

    • Estação Ecológica Raso da Catarina;

    • Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins.

  • Parque ambiental: áreas de preservação ambiental com possibilidade de desenvolvimento de turismo ambiental, permeado por rígidas regras e acompanhado de atividades ligadas à conscientização ambiental. São 71 parques ambientais no Brasil, atualmente. São exemplos de parques ambientais:

    • Parque Nacional do Alto Cariri;

    • Parque Nacional do Araguaia;

    • Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros;

    • Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha;

    • Parque Nacional da Amazônia.

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás.
Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás.
  • Monumento natural: é uma área que possui monumentos naturais onde a preservação se faz necessária. A visitação pública é permitida sob rigoroso processo de cuidados ambientais. São exemplos de monumentos naturais:

    • Monumento Natural do Rio São Francisco;

    • Monumento Natural Estadual da Pedra Grande;

    • Monumento Natural das Falésias de Beberibe.

Falésias de Beberibe, no Ceará.
Falésias de Beberibe, no Ceará.
  • Refúgio da vida silvestre: região ambiental que abriga áreas para a reprodução e manutenção da fauna. A total preservação dos ecossistemas é necessária para garantir a vida das espécies animais. São 17 refúgios da vida silvestre no país. Alguns exemplos são:

    • Refúgio de Vida Silvestre dos Campos de Palmas;

    • Refúgio de Vida Silvestre da Ilha dos Lobos;

    • Refúgio de Vida Silvestre Banhado dos Pachecos;

    • Refúgio de Vida Silvestre Metrópole da Amazônia.

Exercícios resolvidos sobre paisagem natural

Questão 1

(Ufop — adaptada) Leia o texto a seguir.

(…) Fechado ao sul pelo morro, descendo escancelado de gargantas até o rio, fechavam-no, a oeste, uma muralha e um vale. De fato, infletindo naquele rumo, o Vaza-Barris, comprimido entre as últimas casas e as escarpas a pique dos morros sobranceiros, torcia para o norte feito um cañon fundo. A sua curva forte rodeava, circunvalando-a, a depressão em que se erigia o povoado, que se trancava a leste pelas colinas, a oeste e norte pelas ladeiras das terras mais altas, que dali se intumescem até aos contrafortes extremos do Cambaio e do Caipá; e ao sul pela montanha. (…)

Os Sertões, de Euclides da Cunha.

O texto acima descreve um(a):

A) paisagem.

B) território.

C) região.

D) lugar.

Resolução:

Alternativa A

A descrição da paisagem é minuciosa e fundamenta-se nas características do espaço que são percebidas pelo autor. É o conceito básico de paisagem para a Geografia.

Questão 2

(Enem)

Portadora de memória, a paisagem ajuda a construir os sentimentos de pertencimento; ela cria uma atmosfera que convém aos momentos fortes da vida, às festas, às comemorações.

CLAVAL, P. Terra dos Homens: a geografia. São Paulo: Contexto, 2010 (adaptado)

No texto, é apresentada uma forma de integração da paisagem geográfica com a vida social. Nesse sentido, a paisagem, além de existir como forma concreta, apresenta uma dimensão

A) política de apropriação efetiva do espaço.

B) econômica de uso de recursos do espaço.

C) privada de limitação sobre a utilização do espaço.

D) natural de composição por elementos físicos do espaço.

E) simbólica de relação subjetiva do indivíduo com o espaço.

Resolução:

Alternativa E

A paisagem é um elemento de percepção humana. Além das características naturais, as paisagens retratam elementos da sociedade que nelas habitam. 

Por: Larissa Mesquita

Artigos relacionados

Ação antrópica

Clique para entender o que é ação antrópica e os seus reflexos no meio ambiente. Com este texto, você compreenderá melhor os impactos provocados pelas alterações feitas pelo homem no meio ambiente, sejam eles positivos, sejam negativos. Saberá também quais são as ações que favorecem a conservação do meio ambiente.

O que é o Espaço Geográfico?

O conceito de espaço geográfico, sua importância e as categorias utilizadas em seu estudo.

Paisagem

Confira o conceito de paisagem, sua utilidade e a diferença entre paisagem natural e paisagem humanizada.

Unidades de conservação

O conceito e os principais tipos e características das unidades de conservação.