Como se forma a neblina?

A formação da neblina está associada à combinação de vários fatores, como as baixas temperaturas e a elevação da umidade atmosférica.

A neblina é, por definição, o resultado da condensação do vapor d'água contido no ar em altitudes baixas, o que gera dificuldades para a visão no sentido horizontal. Portanto, a neblina consiste na transformação da umidade em pequenas nuvens próximo à superfície, um fenômeno geralmente associado às baixas temperaturas.

Antes de entendermos o processo de formação da neblina, é preciso fazer uma distinção entre neblina e névoa, pois ambas correspondem ao mesmo fenômeno de condensação do ar sobre a superfície. A neblina, por um lado, é considerada mais densa e encobre a visão do observador em uma área mais próxima do que 1000 m, enquanto o espaço encoberto pela névoa encontra-se 1000 m mais distante do ponto de observação. Portanto, a neblina é mais intensa do que a névoa. Quando o encobrimento visual causado pela neblina não nos permite enxergar mais do que está a 500 m de proximidade, temos o que chamamos de cerração.

E como se forma a neblina?

A neblina forma-se, como já dissemos, com a condensação da água presente na atmosfera em forma de umidade. Para isso ocorrer, são necessárias situações bem específicas, tais como a ocorrência de baixas temperaturas em um dado momento do dia e a presença de grande quantidade de ar úmido. Nessas condições, o solo não consegue absorver nenhum tipo de calor e, portanto, não é capaz de aquecer o ambiente ao seu redor, fazendo com que as gotículas de ar permaneçam estacionadas e acumuladas próximas a si, o que propicia a formação da neblina.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em áreas serranas, esse processo é comum, pois em muitos casos as serras (ou, também, áreas montanhosas ou muito íngremes) interceptam as massas de ar frias e úmidas, que se estacionam e condensam o ar próximo à superfície. Em áreas de ambientes naturalmente úmidos, como lagos e rios, a formação de neblinas pela manhã é muito comum.

Apesar de formar belas paisagens, a depender da localidade, a neblina pode gerar problemas em razão da pouca visibilidade que ela gera, principalmente no trânsito. Por lei e por questões visuais, os motoristas devem reduzir a velocidade quando houver neblina, além de utilizarem o farol baixo ou faroletes específicos, pois é inútil utilizar luz alta nesses casos, pois a iluminação é refletida pela própria neblina e prejudica ainda mais a visão.

A neblina é o ar úmido condensado perto do solo

A neblina é o ar úmido condensado perto do solo

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Artigos relacionados

Elementos Atmosféricos

Os principais tipos de elementos atmosféricos e suas características.

Massas de Ar

Saiba como funciona a dinâmica das massas de ar e entenda como elas são classificadas.

Umidade do ar e o clima

Entenda o que é a umidade do ar, qual é o seu papel sobre o clima e a diferença entre umidade absoluta e umidade relativa do ar.