Mapa-múndi

O mapa-múndi é uma representação da superfície terrestre. Ele serve para permitir a visualização de toda a superfície do planeta em um único documento cartográfico. O mapa-múndi, também chamado de planisfério, possui a divisão dos seis continentes e dos cinco oceanos da Terra. Além disso, em alguns mapas, há a divisão política dos 193 países do globo assim como outros elementos geográficos representativos, como os principais mares.

A confecção dos mapas-múndi é feita pelos cartógrafos, com base em um conjunto de linhas imaginárias que permitem a localização de qualquer ponto da superfície terrestre. Essas linhas imaginárias são chamadas de paralelos e meridianos, sendo as duas principais o Paralelo do Equador e o Meridiano de Greenwich.

Além disso, para auxiliar o trabalho dos cartógrafos, os mapas-múndi são elaborados com base em projeções cartográficas, que possibilitam a representação da superfície do planeta em um plano. As projeções cartográficas mais utilizadas são as cilíndricas, cônicas e azimutais.

Leia também: Cartografia no Enem: como esse tema é cobrado?

Mapa-múndi

 Fonte: IBGE
 Fonte: IBGE

Para que serve o mapa-múndi?

O mapa-múndi, também chamado de planisfério, é a representação de todo o planeta Terra em uma superfície plana. Ele é indicado para representar cartograficamente toda a superfície terrestre em um único documento. No entanto, ele sempre apresenta distorções, uma vez que é impossível representar o planeta em uma superfície plana de maneira idêntica.

Desse modo, os cartógrafos utilizam técnicas cartográficas de representação, também chamadas de projeções cartográficas. Essas projeções são representações aproximadas de pontos da superfície da Terra, com elementos geográficos, como os continentes, e cartográficos, como as coordenadas geográficas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A confecção de mapas representativos da superfície terrestre surgiu da necessidade do homem em deslocar-se espacialmente e demarcar esses deslocamentos assim como os seus pontos de interesse. Os mapas-múndi foram muito utilizados, por exemplo, na época das grandes navegações, para orientar o trajeto dos navegantes e registrar as novas terras demarcadas ao redor do planeta. Na atualidade, os mapas são confeccionados digitalmente e apresentam um elevado nível de precisão e confiabilidade, graças ao emprego de sistemas de informações geográficas.

Os primeiros mapas-múndi concebidos pelo homem eram confeccionados à mão e tinham ilustrações representativas das rotas de navegação.
Os primeiros mapas-múndi concebidos pelo homem eram confeccionados à mão e tinham ilustrações representativas das rotas de navegação.

O mapa-múndi apresenta, no geral, a divisão política entre os 193 países oficialmente reconhecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Além disso, nele estão representados os seis continentes e os cinco oceanos da Terra. Nesse tipo de mapa, há ainda representações dos mares, ilhas e outros elementos geográficos de destaque no contexto global. De acordo com as técnicas cartográficas, todo mapa deve conter elementos obrigatórios na sua concepção, sendo eles:

Veja também: Qual é a importância dos mapas?

Continentes do mundo

Aproximadamente 30% da superfície terrestre são formados por terras emersas, ou seja, continentes e ilhas. Essas porções de terra são divididas, por meio de critérios políticos, em seis grandes continentes. São eles:

  • América

É o segundo maior continente em extensão territorial do planeta. É subdividida, de acordo com características geográficas, em:

do ponto de vista político, é comumente dividida em:

  • África

Está localizada na porção central do planeta Terra. Possui um total de 54 países, o maior número entre os continentes do globo. A população africana apresenta um elevado crescimento vegetativo.

  • Antártica

É o quarto maior continente em extensão territorial do globo. O seu território não possui uma divisão politica estabelecida, mas sim diversas bases de pesquisa utilizadas por diferentes países do globo. A Antártica não possui população permanente.

  • Ásia

É o maior continente em extensão e o que possui a maior população do planeta. Apresenta um elevado crescimento econômico, em especial, por meio do desenvolvimento de potências emergentes, como a China e a Índia.

  • Europa

É o continente que possui a maior importância política do globo. Os principais países europeus são Alemanha, França, Itália e Reino Unido. A Rússia e a Turquia possuem parte do seu território na Europa e outra parte na Ásia.

  • Oceania

É formada por ilhas distribuídas entre os oceanos Índico e Pacífico. Os principais países da Oceania são a Austrália e a Nova Zelândia.

Países do mundo

O número total de países não apresenta consenso entre os principais organismos internacionais. Esse número varia conforme as intenções políticas e econômicas de diferentes agentes geopolíticos do mundo. No entanto, o número mais utilizado é o adotado pela ONU, que reconhece um total de 193 países. Eles estão distribuídos espacialmente em cinco continentes, já que a Antártica não tem divisões políticas em seu território.

Países da América

Antígua e Barbuda

Colômbia

Guiana

República Dominicana

Argentina

Costa Rica

Haiti

Santa Lúcia

Bahamas

Cuba

Honduras

São Cristóvão e Névis

Barbados

Dominica

Jamaica

São Vicente e Granadinas

Belize

El Salvador

México

Suriname

Bolívia

Equador

Nicarágua

Trinidad e Tobago

Brasil

Estados Unidos

Panamá

Uruguai

Canadá

Granada

Paraguai

Venezuela

Chile

Guatemala

Peru

 

  • Países da África

África do Sul

Egito

Mali

Serra Leoa

Angola

Eritreia

Marrocos

Seicheles

Argélia

Etiópia

Maurício

Tunísia

Benin

Gabão

Mauritânia

Somália

Botsuana

Gâmbia

Moçambique

Eswatini

Burkina Faso

Gana

Namíbia

Sudão

Burundi

Guiné

Níger

Sudão do Sul

Cabo Verde

Guiné-Bissau

Nigéria

Uganda

Camarões

Guiné-Equatorial

Quênia

Tanzânia

Chade

Lesoto

República Centro-Africana

Togo

Comores

Libéria

República Democrática do Congo

Zâmbia

Congo

Líbia

Ruanda

Zimbábue

Costa do Marfim

Madagáscar

São Tomé e Príncipe

 

Djibuti

Malauí

Senegal

 

  • Países da Ásia

Afeganistão

Coreia do Norte

Jordânia

Quirguistão

Arábia Saudita

Coreia do Sul

Kuwait

Síria

Bangladesh

Emirados Árabes Unidos

Laos

Sri Lanka

Barein

Filipinas

Líbano

Tadjiquistão

Brunei

Iêmen

Malásia

Tailândia

Butão

Índia

Maldivas

Timor-Leste

Camboja

Indonésia

Myanmar

Turquia

Catar

Irã

Mongólia

Turcomenistão

Cazaquistão

Iraque

Nepal

Uzbequistão

China

Israel

Omã

Vietnã

Cingapura

Japão

Paquistão

Quirguistão

  • Países da Europa

Albânia

Dinamarca

Itália

Polônia

Alemanha

Eslováquia

Letônia

Portugal

Andorra

Eslovênia

Liechtenstein

Reino Unido

Armênia

Espanha

Lituânia

República Tcheca

Áustria

Estônia

Luxemburgo

Romênia

Azerbaijão

Finlândia

Macedônia

Rússia

Belarus

França

Malta

San Marino

Bélgica

Geórgia

Moldávia

Sérvia

Bósnia-Herzegóvina

Grécia

Mônaco

Suécia

Bulgária

Hungria

Montenegro

Suíça

Chipre

Irlanda

Noruega

Ucrânia

Croácia

Islândia

Países Baixos

 

  • Países da Oceania

Austrália

Kiribati

Palau

Tuvalu

Fiji

Micronésia

Papua Nova Guiné

Vanuatu

Ilhas Marshall

Nauru

Samoa

 

Ilhas Salomão

Nova Zelândia

Tonga

 

Mares e oceanos do mundo

De acordo com estimativas, cerca de 70% do planeta Terra são ocupados pelas chamadas terras imersas, que estão cobertas pelas águas dos oceanos. Essas águas guardam uma elevada biodiversidade de espécies, além de ser uma grande reserva de recursos minerais. Entretanto, devido às dificuldades de exploração, as profundezas dos oceanos ainda não são tão conhecidas. O planeta Terra possui cinco oceanos, sendo eles:

  • Oceano Atlântico: é o segundo maior oceano em extensão do globo. Está localizado entre a América, a Europa e a África.

  • Oceano Glacial Antártico: localizado no extremo sul do globo, é considerado uma junção de outros três grandes oceanos (Atlântico, Índico e Pacífico).

  • Oceano Glacial Ártico: localiza-se no extremo norte do planeta, ao longo do círculo polar ártico. Recebe grande influência das geleiras localizadas nessa região.

  • Oceano Índico: é o terceiro maior oceano do globo. Está localizado ao sul da Ásia, entre a África e a Oceania.

  • Oceano Pacífico: é o maior oceano do mundo. Localiza-se entre a Ásia e a costa oeste da América, banhando ainda o continente Oceania.

A presença de blocos de gelo é uma das características do Oceano Glacial Ártico. Ele está localizado em uma das regiões mais frias do planeta.
A presença de blocos de gelo é uma das características do Oceano Glacial Ártico. Ele está localizado em uma das regiões mais frias do planeta.

A superfície do planeta, para além das grandes porções de terra e água, chamadas, respectivamente, de continentes e oceanos, possui ainda os mares. Os mares, ao contrário dos oceanos, possuem uma extensão territorial menor e uma influência de caráter regional. A Terra possui aproximadamente 100 mares, sendo que os principais são:

  • Mar Mediterrâneo

  • Mar do Caribe

  • Mar Vermelho

  • Mar Adriático

  • Mar da China

  • Mar Aral

  • Mar Negro

  • Mar Cáspio

  • Mar do Japão

Acesse também: Qual a diferença entre mar e oceano?

Linhas imaginárias do mapa-múndi

As linhas imaginárias são marcações espaciais feitas ao longo do mapa-múndi. Elas têm como objetivo auxiliar na localização de um ponto na superfície terrestre. O sistema de linhas imaginárias é importante para a definição dos valores das chamadas coordenadas geográficas ferramenta que permite encontrar a localização aproximada de um elemento por meio do emprego da latitude e da longitude.

No mais, essas linhas também são utilizadas para o emprego do sistema de fusos horários em toda a superfície do planeta. Além disso, geograficamente, as linhas imaginárias auxiliam no entendimento da distribuição espacial de fenômenos físicos, como aspectos do clima e da vegetação do globo.

O planisfério é composto por um conjunto de linhas imaginárias dispostas na horizontal e na vertical, ou seja, elas cortam o planeta de norte a sul e de leste a oeste. As linhas imaginárias dispostas horizontalmente no mapa-múndi são chamadas de paralelos. Os principais paralelos são:

  • Linha do Equador: é o paralelo de maior importância, já que divide o planeta Terra em dois hemisférios: Norte e Sul. Essa linha corta 13 países do globo.

  • Círculo Polar Antártico: localiza-se no extremo sul do planeta. Essa linha passa por um único continente, a Antártica.

  • Círculo Polar Ártico: localiza-se no extremo norte do planeta. Essa linha passa por oito países que possuem terras ao norte do globo.

  • Trópico de Câncer: localiza-se ao sul da Linha do Equador. Essa linha imaginária passa por 18 países.

  • Trópico de Capricórnio: localiza-se ao norte da Linha do Equador. 10 países são cortados por essa linha.

Já as linhas imaginárias dispostas verticalmente no mapa-múndi são chamadas de meridianos. O principal meridiano é o de Greenwich, que divide a Terra em dois hemisférios: Oriental (Leste) e Ocidental (Oeste).

Representações do mapa-múndi

As representações do planeta são feitas conforme regras cartográficas específicas que têm como objetivo reproduzir, de maneira mais próxima possível, a superfície terrestre. Contudo, a representação de uma superfície curva, no caso o planeta Terra, em uma superfície plana, como uma folha de papel, resulta em um conjunto de distorções.

Desse modo, a fim de representar a superfície terrestre de maneira mais aproximada possível, os especialistas em cartografia, chamados cartógrafos, utilizam as chamadas projeções cartográficas. As principais projeções cartográficas são:

  • Cilíndricas: apresentam uma superfície de contato cilíndrica, ou seja, são confeccionadas baseadas em um cilindro. As duas principais projeções cilíndricas são a projeção de Mercator e a projeção de Peters. A primeira tem como principal característica a manutenção da forma e a distorção da área; já a segunda conserva a área e distorce a forma dos continentes.

  • Cônicas: são baseadas em um cone, por isso o nome de cônicas. Desse modo, são indicadas para representar áreas menores do planeta, como os continentes.

  • Azimutais: são conhecidas como planas ou polares. A superfície de contato é um plano. São utilizadas para representar, em especial, os polos do planeta.

A projeção de Mercator é cilíndrica. A sua principal característica é a distorção do tamanho do território dos continentes.
A projeção de Mercator é cilíndrica. A sua principal característica é a distorção do tamanho do território dos continentes.

Leia também: O que é geoprocessamento?

Exercícios resolvidos

Questão 1 – (UFJF) Leia, atentamente, o texto:

"Os mapas da Terra-Média incluídos em 'O Senhor dos Anéis' mostravam uma flecha apontando o norte e uma barra de escala. Isso significa que a distância e a direção eram consideradas exatas, algo impossível no mapeamento de um mundo redondo em um pedaço plano de papel."

FONSTAD, Karen Wynn. "O Atlas da Terra-Média. Um guia autêntico e atualizado para a geografia de O Senhor dos Anéis, O Hobbit e O Silmarillion", de J. R. Tolkien. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

Sempre existirão distorções nos mapas, porque:

A) é impossível fazer um mapa em duas dimensões que seja uma representação exata de uma estrutura de três dimensões.

B) os sistemas de coordenadas foram criados para a localização de um ponto na superfície terrestre e não no globo.

C) a escala dos mapas impede que os detalhes sejam representados, impossibilitando a reprodução da realidade.

D) os mapas sempre são elaborados a partir do ponto de vista de quem está na superfície terrestre e não no espaço.

Resolução

Alternativa A. A distorção apresentada pelos mapas é fruto da impossibilidade de representar-se uma superfície curva, no caso o planeta Terra, em uma superfície plana, como uma folha de papel. Desse modo, são utilizadas técnicas cartográficas, chamadas projeções cartográficas, que permitem a representação do planeta de maneira mais próxima possível da realidade.

Questão 2 – (UEA 2017) Parte constituinte dos fundamentos da cartografia, as coordenadas geográficas configuram

A) os procedimentos de manipulação de dados espacialmente referenciados.

B) as linhas imaginárias que permitem localizar qualquer ponto na superfície do planeta.

C) a relação entre o comprimento no mapa e a distância real no planeta.

D) a forma pela qual a superfície do planeta é representada em um plano.

E) a convenção gráfica para explicitar os elementos representados em um mapa.

Resolução:

Alternativa B. O sistema de coordenadas geográficas é formado por um conjunto de linhas imaginárias. Elas estão dispostas nas direções norte e sul assim como leste e oeste, ao longo de toda a superfície terrestre. A função dessa grade de coordenadas é possibilitar a localização de qualquer ponto da superfície do planeta. 

Por: Mateus Campos

Artigos relacionados

Importância dos mapas

Entenda a importância dos mapas para a sociedade, bem como as funções desempenhadas por eles.

Escala cartográfica

Compreenda o conceito de escala cartográfica, o seu cálculo, seus tipos e suas principais funcionalidades!

Legenda dos mapas

Entenda a importância da legenda dos mapas, suas funções e os tipos de símbolos utilizados nas representações cartográficas.

Coordenadas Geográficas

Aprenda a localizar qualquer ponto da Terra através das latitudes e longitudes!

Projeções Cartográficas

O conceito de projeções cartográficas, suas características e os seus principais tipos e exemplos.

Paralelos e Meridianos

Entenda o que são os paralelos e meridianos e conheça as principais linhas imaginárias que “cortam” o planeta Terra.

Latitudes e longitudes

Entenda os conceitos de latitudes e longitudes e a importância desses elementos cartográficos para a representação do nosso planeta.