Barein

O Barein é um pequeno país asiático que integra a região do Oriente Médio. Seu território, localizado no Golfo Pérsico, não possui fronteira terrestre, estando próximo à Arábia Saudita e ao Catar. O país é formado por 36 ilhas, sendo que apenas três são habitadas: Barein, Umm Nassam e Al Muharraq. O clima predominante é o tropical árido, com temperatura média de 26 °C.

A população total de Barein é de aproximadamente 807 mil habitantes, dos quais 25% são imigrantes, com destaque para os paquistaneses, afegãos, indianos, estadunidenses e britânicos. Esse fluxo migratório é consequência da produção de petróleo no país, fato que atrai empresas internacionais e seus funcionários para explorar o “ouro-negro”, além de pessoas de países próximos que buscam emprego e melhores condições de vida.

Em 1932, foram descobertas reservas petrolíferas no território nacional, fato que fez de Barein o primeiro país do Oriente Médio a produzir e exportar petróleo. Desde então, esse produto se tornou a principal fonte de receitas financeiras, respondendo por 30% do Produto Interno Bruto (PIB) e 60% das exportações. No entanto, estimativas apontam que as reservas de petróleo irão se esgotar em menos de 50 anos.

Com essa real possibilidade de acabar o petróleo, o governo de Barein tem elaborado medidas para diversificar a economia. Altos investimentos estão sendo realizados com o intuito de expandir as indústrias de alumínio, siderúrgica, naval e química. O país também é considerado um importante centro bancário e financeiro internacional.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Assim como o Catar e os Emirados Árabes Unidos, Barein também é um país do Oriente Médio com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) muito alto. Entre os bons indicadores estão a baixa taxa de mortalidade infantil (10 óbitos a cada mil nascidos vivos); a expectativa de vida (76 anos); o PIB per capita (24.409 dólares); entre outros.  


Manama, capital de Barein   

Dados de Barein:

Extensão territorial: 678 km².

Localização: Oriente Médio.

Capital: Manama. 

Clima: Tropical árido.

Governo: Monarquia constitucional.

Divisão administrativa: 12 regiões.

Idioma: Árabe (oficial), inglês.

Religião: Islamismo 83,4%, cristianismo 9,5% (independentes 1,9%, católicos 5,7%, outros 1,9%), hinduísmo 6,3%, sem religião 0,2%, outras 0,6%.

População: 807.131 habitantes. (Homens: 462.738; Mulheres: 344.393).

Densidade demográfica: 1.190 hab./km².

Taxa média anual de crescimento populacional: 2%.

População residente em área urbana: 88,6%.

População residente em área rural: 11,4%.

Taxa de mortalidade infantil: 10 para cada mil nascidos vivos.

Esperança de vida ao nascer: 76 anos.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,801 (muito alto).

Moeda: Dinar bahrein.

Produto Interno Bruto (PIB): 19,3 bilhões de dólares.

PIB per capita: 24.409 dólares.

Relações exteriores: Banco Mundial, FMI, OMC, ONU. 

Bandeira de Barein

Bandeira de Barein

Por: Wagner de Cerqueria e Francisco

Artigos relacionados

Filipinas

País formado por milhares de ilhas no Oceano Pacífico.

Tailândia

Situada no Sudeste Asiático, a Tailândia, em razão do seu crescimento econômico na década de 1980, passou a ser conhecida como um dos “Novos Tigres Asiáticos”.

Catar

Conheça os aspectos geográficos do Catar. Saiba mais sobre o país que vai sediar a Copa do Mundo de Futebol de 2022. Leia algumas curiosidades sobre o país.

Índia

Características geográficas do segundo país mais populoso do mundo.

Nepal

Características do país que abriga o Monte Everest.

Butão

O Butão é um país com alto índice de mortalidade infantil e analfabetismo. Confira!

Bangladesh

Conheça Bangladesh, país extremamente povoado do sul da Ásia. Saiba mais sobre a história, geografia e cultura desse país que cresce rapidamente.