América do Norte

O continente americano está dividido em três grandes regiões: América do Norte, América Central e América do Sul. Formada por apenas três países – Canadá, Estados Unidos e México –, a América do Norte é o maior subcontinente da América, ocupando uma área de 23,4 milhões de quilômetros quadrados. A Groelândia (território dinamarquês), considerada a maior ilha do planeta, também se situa na América do Norte.

O território norte-americano está localizado nos Hemisférios Setentrional (ao norte da linha do Equador) e Ocidental (a oeste do Meridiano de Greenwich). Esse subcontinente, em virtude da sua grande extensão no sentido norte-sul, ocupa três Zonas Climáticas: Zona Intertropical (sul do México), Zona Temperada do Norte (norte do México, Estados Unidos e centro-sul do Canadá) e Zona Glacial Ártica (extremo norte do Canadá).

A paisagem é bem diversificada, abrigando florestas de coníferas, florestas temperadas, pradarias, desertos, vegetação de montanhas e savanas. O relevo pode ser classificado em três formações: cadeias montanhosas, extensas áreas de planícies e planaltos. A cordilheira do Alasca e as Montanhas Rochosas são os pontos mais altos do subcontinente. A hidrografia, por sua vez, tem como grande destaque a bacia do Mississipi-Missouri, além dos Grandes Lagos, representados pelo Michigan, Ontario, Huron, Eire e Superior.

Com aproximadamente 462,1 milhões de habitantes, a América do Norte, apesar de possuir apenas três países, é a região mais populosa do continente americano. A densidade demográfica (população relativa) é de 19,6 habitantes por quilômetro quadrado. Existem grandes vazios demográficos, em especial no Alasca, na Groelândia e no extremo norte do Canadá, fato explicado pelo clima muito frio. Uma das principais heranças da colonização é o idioma: inglês, além do espanhol e francês.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A economia norte-americana é uma das mais desenvolvidas, com destaque para os Estado Unidos, que detêm o maior Produto Interno Bruto (PIB) do planeta. A grande disponibilidade de recursos naturais, a agricultura altamente mecanizada, os centros financeiros e o elevado desenvolvimento industrial são os principais responsáveis pela captação de receitas.

Canadá e Estados Unidos estão entre as maiores potências do mundo, integrando, inclusive, o G8 – grupo dos oito países mais ricos e influentes. O México, por sua vez, possui economia emergente, apresentando aspectos semelhantes aos países sul-americanos. Porém, com a implantação do Acordo de Livre Comércio da América do Norte (Nafta), a economia mexicana está se fortalecendo, visto que as relações comerciais com os EUA e Canadá se intensificaram.

Confira os artigos disponibilizados nessa seção sobre a América do Norte e obtenha mais informações do subcontinente mais desenvolvido da América.

Mapa da América do Norte

Por: Wagner de Cerqueria e Francisco

Artigos de América do Norte

Muro do México

Conheça todas as questões relativas ao Muro do México, um dos muros mais polêmicos do mundo.