Fiji

Fiji é um país da Oceania e está localizado na porção sudoeste do Oceano Pacífico, sendo formado por cerca de 300 ilhas, muitas delas ainda desabitadas. A sua geografia é marcada por grandes florestas tropicais e pelo clima quente e úmido. Como Fiji foi uma colônia britânica por muitos anos, há inúmeras influências britânicas no país, como algumas práticas culturais, língua e religião. Há ainda grande presença de imigrantes indianos, que vieram para Fiji na época da colonização. Essa diferença de influências gera alguns conflitos de cunho político no país.

Esse país é pequeno em extensão territorial e em população, mas possui muitas belezas naturais. A natureza de Fiji tem atraído muitos turistas, e esse setor econômico tem apresentado grande crescimento. O país possui algumas curiosidades, sendo a principal delas a paixão dos fijianos pelo rúgbi. Na Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016, Fiji levou a medalha de ouro nesse esporte.

Leia também: O que é espaço geográfico?

Dados gerais de Fiji

  • Nome oficial: República de Fiji.

  • Gentílico: fijiano.

  • Extensão territorial: 18.272 quilômetros quadrados.

  • Localização: sudoeste do Oceano Pacífico.

  • Capital: Suva.

  • Clima: tropical.

  • Governo: república parlamentarista.

  • Divisão administrativa: 4 divisões subdivididas em 14 províncias.

  • Idioma: fijiano, inglês e hindi.

  • Religiões:

- 57% (cristianismo);

- 33,3% (hinduísmo);

- 6,9% (islamismo);

- 1,5% (outras);

- 1,3% (ateísmo).

  • População: 883.483 habitantes.

  • Densidade demográfica: 48 habitantes/quilômetro quadrado.

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,724 (alto).

  • Moeda: dólar fijiano.

  • Produto Interno Bruto: US$ 5,537 bilhões de dólares.

  • PIB per capita: US$ 6.226 dólares.

  • Gini: 36,7%.

  • Fuso horário: UTC +12.

  • Relações exteriores: Organização das Nações Unidas (ONU).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Geografia de Fiji

Fiji é um país localizado na porção sudoeste do Oceano Pacífico, no continente Oceania. Ele é formado por cerca de 300 ilhas, mas apenas 100 delas são habitadas. As duas principais ilhas de Fiji são Viti Levu e Vanua Levu. Por ser um país insular, ou seja, formado por um conjunto de ilhas, Fiji não possui fronteiras terrestres. Ele é todo banhado pelo oceano, e há a presença de muitos recifes de corais no seu litoral.

O clima de Fiji é tipicamente tropical, com duas estações bem definidas, uma mais quente e úmida e outra mais fria e seca. Já o relevo fijiano é extremamente montanhoso. Suas formações de relevo são cobertas por uma vegetação tropical. Há ainda a ocorrência de mangues, nas áreas do litoral, onde a água doce dos cursos de água encontra a água salgada do mar. São representantes da flora de Fiji as várias espécies de coqueiros, típicos das vegetações tropicais. Já o animal símbolo do país são as iguanas. Também ocorrem em Fiji muitas espécies de aves, como os falcões.

A presença de florestas tropicais e o relevo montanhoso são característicos das ilhas que formam Fiji.
A presença de florestas tropicais e o relevo montanhoso são característicos das ilhas que formam Fiji.

História de Fiji

A história de Fiji é marcada pelo processo de colonização e pela influência dos migrantes que chegaram à ilha ao longo dos últimos séculos. Antes da chegada dos europeus, populações tradicionais habitavam as ilhas de Fiji. Porém, com a exploração de novos territórios por meio das navegações, Fiji logo foi ocupado, e o primeiro posto de colonização foi criado pelos britânicos, no ano de 1804. Já em 1874, Fiji tornou-se de fato uma colônia britânica.

O processo de colonização da ilha foi marcado pelo cultivo da cana-de-açúcar. A produção de açúcar foi o principal motor da economia local e ainda é muito praticada pela população. Com o intuito de aumentar a produção, os britânicos trouxeram para as ilhas fijianas muitos indianos, que foram empregados nas fazendas locais. Após a independência de Fiji, no ano de 1970, a sociedade fijiana ficou muito dividida entre os descendentes de indianos e a população nativa. Desde então houve vários conflitos políticos entre os grupos rivais, cenário que gera tensão no país até os dias atuais.

Veja também: O que são países emergentes?

Mapa de Fiji

Demografia de Fiji

Fiji possui uma população total co menos de 1 milhão de habitantes. A população local está concentrada em cerca de uma centena de ilhas do país, e as cidades estão dispostas ao longo do litoral fijiano. A maior cidade do país é Suva, que também é a capital de Fiji e possui quase 80 mil habitantes.

A população fijiana possui grande influência dos grupos que participaram do processo de colonização do país. Desse modo, além do inglês e do fijiano, muitos habitantes falam hindi, língua que tem sua origem na Índia. Na religião, a atuação dos colonizadores também é visível. Assim, uma parte da população é cristã, e a outra é praticante de religiões como o hinduísmo e o islamismo, fruto da influência da imigração de indianos para o país.

Economia de Fiji

A agricultura é o principal setor da economia fijiana. O Fiji é um grande produtor de bens primários, como coco, gengibre e cana-de-açúcar. A cana, inclusive, possui um papel de destaque na economia do país, e o açúcar produzido no Fiji é exportado para vários países do globo. Além da agricultura, Fiji possui recursos florestais e minerais ainda pouco explorados.

Por sua vez, Fiji apresenta um setor secundário quase inexistente, mas tem apresentado um elevado crescimento no setor terciário da economia. O turismo, por meio dos serviços turísticos ofertados pelo país, tem crescido muito nos últimos anos, em razão das belas paisagens naturais e do investimento em infraestrutura. Hoje Fiji é um dos principais destinos turísticos da Oceania, e esse setor tem gerado grandes divisas financeiras para o país.

Governo de Fiji

Fiji é uma república parlamentarista. Possui ainda um sistema formado pela independência entre os Três Poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário) e o emprego do multipartidarismo. Porém, vários golpes de Estado nas últimas décadas fizeram com que Fiji perdesse a credibilidade da sua democracia em nível internacional. Essa instabilidade política é fruto da disputa entre fijianos e descendentes de indianos pelo poder no país. Justamente pelas incertezas políticas e pela ameaça à democracia vivenciada em Fiji nas últimas décadas, o país sofreu sanções econômicas e políticas da União Europeia, da Austrália e da Nova Zelândia.

Bandeira de Fiji

Curiosidades sobre Fiji

  • O filme Anaconda 2 foi ambientado em Fiji.

  • O rúgbi é o esporte mais popular do Fiji.

  • Os primeiros habitantes do Fiji eram canibais.

  • A nota de 7 dólares fijianos possui a foto dos jogadores de rúgbi campeões dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro (2016).  

Por: Mateus Campos

Artigos relacionados

Tonga

Características geográficas desse país da Polinésia.

Arquipélago

Clique aqui e entenda o que é um arquipélago e qual é a sua origem, formação e classificação.

Austrália

Leia aqui um perfil detalhado da Austrália. Conheça os principais aspectos físicos, econômicos, políticos e culturais do maior país da Oceania.

Nova Zelândia

Conheça as principais características da Nova Zelândia. Veja detalhes sobre a geografia, a demografia, a economia e a política desse país da Oceania.

Ilhas Salomão

País formado por um conjunto de ilhas no Oceano Pacífico.

Papua Nova Guiné

Segundo maior país da Oceania em extensão territorial.

Índia

Características geográficas do segundo país mais populoso do mundo.