Aves

As aves são animais vertebrados e endotérmicos, cujo tamanho do corpo pode variar de centímetros, como o beija-flor; até metros, como o avestruz. As aves pertencem à classe mais numerosa de animais terrestres, sendo conhecidas e catalogadas aproximadamente cerca de 9 mil espécies de aves. Com características corporais semelhantes, as aves podem ser encontradas em regiões tropicais e regiões polares, como é o caso dos pinguins.

As aves são animais que adquiriram inúmeras características ao longo de sua evolução, estando principalmente relacionadas ao voo. No entanto, é importante lembrar que nem todas as aves têm capacidade de voo, como é o caso do avestruz, ema, pinguim, casuar e quivi.

Todas as espécies de aves possuem o corpo coberto por penas e com formato aerodinâmico para facilitar o voo, além de outras características que também possibilitam o voo desses animais, como ossos pneumáticos, sacos aéreos, ausência de bexiga, dentes e outros órgãos.

As diversas espécies de aves se distribuem em duas superordens chamadas de Paleognathae, também conhecida como ratitas; e Neognathae, também conhecida como carenadas. A superordem Paleognathae abrange as avescom características mais primitivas, como avestruzes africanas, emas sul-americanas, emus e casuares da Austrália e Nova Guiné, e os moas e quivis da Nova Zelândia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Já a ordem Neognathae abrange aves consideradas mais modernas, como patos, marrecos, beija-flores, gaivotas, quero-queros, urubus, garças, perus, galinhas domésticas, andorinhas, sabiás, araras, pinguins, corujas, etc.

Muitos estudiosos acreditam que as aves tenham surgido há 208 milhões de anos, a partir de um grupo de répteis. Achados paleontológicos mostram répteis com o corpo coberto por penas, como é o caso do Archaeopterix, que viveu na terra há cerca de 150 milhões de anos; mas outras pesquisas mostram que o já extinto Protoavis seria o verdadeiro ancestral das aves.

Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada ao assunto:

A classe das aves é a mais numerosa entre os vertebrados terrestres

A classe das aves é a mais numerosa entre os vertebrados terrestres

Por: Paula Louredo Moraes

Artigos relacionados

Adaptações das aves ao voo

Conheça as principais adaptações das aves ao voo e entenda como o corpo desses animais é extremamente adaptado para essa importante função.

Anexos embrionários

Veja quais são os anexos embrionários e a função de cada um deles.

Anfíbios (Classe Amphibia)

Conheça a classificação e características dos anfíbios.

Era Mesozoica

Clique aqui e descubra que animais e plantas sugiram na Era Mesozoica!

Penas das aves

Aprenda um pouco mais sobre a estrutura e os diferentes tipos de penas das aves.

Répteis (Classe Reptilia)

Grupo cujos representantes apresentam pele impermeável e põem ovos.

Sistema circulatório das aves

Saiba como funciona o sistema circulatório das aves e de quais órgãos é constituído.

Sistema respiratório das aves

Saiba mais sobre como funciona e quais órgãos compõem o sistema respiratório das aves.