Sistema respiratório das aves

As aves respiram por meio de pulmões, que apresentam uma estrutura diferente da dos outros vertebrados
As aves respiram por meio de pulmões, que apresentam uma estrutura diferente da dos outros vertebrados

As aves são animais que conseguem manter a temperatura corporal constante, graças ao calor produzido pelo seu corpo, sendo por esse motivo chamadas de animais endotérmicos. Para que as aves consigam manter a temperatura corporal é imprescindível que haja um sistema respiratório que favoreça uma troca eficiente de gases, garantindo, assim, a energia necessária à produção de calor.

No interior dos pulmões das aves há inúmeras ramificações, sendo que os brônquios se dividem em parabrônquios ou parabronquíolos, que também se ramificam nos capilares aéreos, que podem ser comparados aos alvéolos nos mamíferos. As trocas gasosas ocorrem entre os capilares aéreos e os capilares sanguíneos que se encontram no interior dos pulmões.

Dos pulmões das aves estendem-se bolsas que chamamos de sacos aéreos, e que se localizam na região anterior e posterior do corpo do animal, penetrando também em alguns ossos. Os sacos aéreos servem de reservatório de ar, possibilitando à ave um fluxo contínuo de ar rico em oxigênio; além de diminuir o peso do animal, o que facilita seu voo. Outra utilidade dos sacos aéreos é funcionar como um meio de refrigeração para as aves, pois como o gasto de energia durante o voo é muito alto, esses animais acabam liberando grande quantidade de calor. Esse excesso de calor liberado é absorvido pelo ar frio que está dentro dos sacos aéreos, e eliminado na forma de ar quente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada ao assunto:

Por: Paula Louredo Moraes

Artigos relacionados

Adaptações das aves ao voo

Conheça as principais adaptações das aves ao voo e entenda como o corpo desses animais é extremamente adaptado para essa importante função.

Aves

Conheça mais sobre as características gerais das aves, uma classe numerosa e diversificada.

Cordados

Saiba mais sobre as características e o desenvolvimento embrionário dos cordados.

Penas das aves

Aprenda um pouco mais sobre a estrutura e os diferentes tipos de penas das aves.

Sistema circulatório das aves

Saiba como funciona o sistema circulatório das aves e de quais órgãos é constituído.

Sistema digestório das aves

Veja quais são os órgãos que compõem o sistema digestório das aves e qual a função de cada um deles.