Sistema digestório das aves

As avessão animais vertebrados, endotérmicos, com hábitos alimentares variados, sendo que o tipo de alimento consumido varia de acordo com a espécie de ave. Há espécies de aves herbívoras (consomem sementes, frutas, néctar, etc.), carnívoras (consomem outras aves, carniça)ou onívoras (possuem uma alimentação variada). As aves são animais que não possuem dentes, e essa ausência é mais uma adaptação que favorece o voo desses animais.

As aves ingerem seu alimento através do bico córneo, sendo que o bico e o sistema digestório variam conforme a sua dieta alimentar. Nas aves carnívoras, o papo é pouco desenvolvido ou ausente, e a moela é pouco musculosa.

Na figura, podemos observar os diversos tipos de bicos das aves
Na figura, podemos observar os diversos tipos de bicos das aves

O sistema digestório da maioria das aves é constituído por esôfago, papo, proventrículo, moela, intestino e cloaca

O esôfago desses animais possui uma região dilatada chamada de papo. É no papo que o alimento ingerido pelo animal será armazenado e amolecido.

O estômago das aves é dividido em proventrículo e moela. Após serem amolecidos no papo, os alimentos vão para o proventrículo, também chamado de estômago químico. No proventrículo, o alimento é misturado a enzimas digestivas e encaminhado para o estômago mecânico, muito conhecido como moela.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A moela é um órgão (com paredes grossas constituídas por músculos) especializado em triturar os alimentos consumidos pelas aves. Algumas espécies de aves herbívoras ingerem pequenas pedrinhas para que elas auxiliem na trituração dos alimentos pela moela. As pedrinhas ingeridas pelo animal são equivalentes aos dentes que eles perderam ao longo da evolução.

O intestino delgado das aves se assemelha ao dos mamíferos, sendo que nas aves herbívoras o intestino é bem mais longo do que nas aves carnívoras. O intestino grosso desses animais é curto e termina na cloaca, local onde também são lançados os ductos do sistema reprodutor e excretor.

As aves são animais que possuem glândulas salivares (com número e localização variáveis), pâncreas e fígado. Tanto o pâncreas quanto o fígado lançam suas secreções no duodeno do animal através de ductos.

Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada ao assunto:

O sistema digestório das aves varia conforme a alimentação do animal

O sistema digestório das aves varia conforme a alimentação do animal

Por: Paula Louredo Moraes

Artigos relacionados

Sistema respiratório das aves

Saiba mais sobre como funciona e quais órgãos compõem o sistema respiratório das aves.

Sistema circulatório das aves

Saiba como funciona o sistema circulatório das aves e de quais órgãos é constituído.

Adaptações das aves ao voo

Conheça as principais adaptações das aves ao voo e entenda como o corpo desses animais é extremamente adaptado para essa importante função.