Mamíferos

Os mamíferos são animais pertencentes à classe Mammalia, da qual nós humanos fazemos parte. Nessa classe podemos encontrar animais com 160 toneladas e 30 metros de comprimento, como a baleia-azul, ou animais com 3 g de peso e 8 cm de comprimento, como o musaranho. É possível encontrar mamíferos em todos os ambientes terrestres, seja na água doce (peixe-boi), água salgada (golfinhos, baleias), no ar (morcegos) ou na terra (maioria dos mamíferos).

Os mamíferos possuem algumas caraterísticas exclusivas da classe. Abaixo listaremos algumas delas.

Todos os mamíferos apresentam glândulas mamárias, uma das características mais marcantes dessa classe.

O corpo dos mamíferos é coberto total ou parcialmente por pelos, que são constituídos de queratina e formados no interior dos folículos pilosos. Na base de cada folículo piloso encontramos uma glândula sebácea produtora de óleo que lubrifica os pelos e a pele do animal. Os pelos dos mamíferos também atuam como isolante térmico, contribuindo para manter a temperatura do corpo constante. Outra característica dos mamíferos que também ajuda a manter a temperatura do corpo constante é a presença de células armazenadoras de gordura que se encontram sob a pele, formando o panículo adiposo. Além de servir como isolante térmico, impedindo a perda de calor para o ambiente, essa camada de gordura ainda serve como reserva de alimento.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Embora mamíferos como baleias e golfinhos possuam pelos em sua fase embrionária, esses animais não os possuem em seu corpo depois de adultos, sendo o isolamento térmico feito somente pela camada de gordura sob a pele. Isso é uma adaptação à vida aquática, pois o pelo dificulta a natação.

Alguns mamíferos possuem muitas glândulas sudoríparas que auxiliam na regulação da temperatura do corpo, mas outros animais (como cães e gatos) possuem um número muito pequeno dessas glândulas e resfriam o corpo com lambidas e respiração ofegante.

Os mamíferos, com exceção dos cetáceos, apresentam quatro membros com cinco dedos ou menos, dotados de unhas, garras ou cascos, adaptados a andar, correr, cavar, voar ou nadar.

Os mamíferos formam o grupo mais evoluído e mais conhecido dos cordados

Os mamíferos formam o grupo mais evoluído e mais conhecido dos cordados

Por: Paula Louredo Moraes

Artigos relacionados

Anexos embrionários

Veja quais são os anexos embrionários e a função de cada um deles.

Capivara

Conheça mais sobre a capivara, um animal nativo da América do Sul. Neste texto, falaremos a respeito de algumas características da capivara, de como se reproduz e se corre risco de extinção. Falaremos ainda sobre a relação desse animal com a chamada febre maculosa.

Cetáceos

Descubra quem são os cetáceos, quais são as suas principais características e adaptações ao ambiente marinho.

Cetáceos misticetos

Aprenda sobre os miticetos, grupo dentro de cetáceos, e saiba quem são seus representantes.

Cetáceos odontocetos

Descubra o que são os odontocetos e quem são os representantes deste grupo.

Era Mesozoica

Clique aqui e descubra que animais e plantas sugiram na Era Mesozoica!

Lobo-guará

Você já ouviu falar sobre o lobo-guará? Clique aqui e conheça algumas das principais características do maior canídeo da América do Sul.

Onça-pintada

Conheça um pouco mais a respeito da onça-pintada (Pathera onca), um animal encontrado em praticamente todo o nosso país. Veja neste texto as principais características desse animal, do que esse animal se alimenta, onde ele pode ser encontrado, como é sua reprodução e por que está quase ameaçado de extinção.

Urso-polar

Que tal aprender um pouco mais sobre o urso-polar? Neste texto, falaremos a respeito desse grande animal, encontrado na região do Círculo Polar Ártico. Abordaremos suas principais características, sua forma de alimentação e seu processo reprodutivo.