Onça-pintada

A onça-pintada (Panthera onca) é um mamífero encontrado em várias partes do país. Destaca-se como o maior carnívoro da América do Sul e o maior felino das Américas.

A onça-pintada (Panthera onca) é um mamífero carnívoro que é símbolo do nosso país, sendo encontrada em praticamente todos os biomas, não ocorrendo apenas no Pampa. Essa espécie destaca-se como o maior felino das Américas e o maior carnívoro da América do Sul. A onça-pintada é também o único representante do gênero Panthera no nosso continente.
 

Principais características da onça-pintada

A onça-pintada é um animal de grandes proporções, podendo atingir cerca de 130 kg e medir até 2,4 metros de comprimento. A pelagem desse animal também é bastante característica, com uma cor que varia do amarelo ao castanho e manchas pretas em forma de rosetas com diferentes tamanhos. Vale salientar que outros animais possuem manchas no corpo semelhantes às da onça-pintada, como a jaguatirica e o leopardo.


As manchas das onças-pintadas são únicas

Outro dado interessante é que as manchas da onça-pintada são uma espécie de impressão digital. Essas manchas são únicas em cada indivíduo, o que ajuda até mesmo na identificação do animal utilizando apenas fotos.


Habitat

De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a onça-pintada está distribuída atualmente desde o norte do México ao noroeste da América do Sul, leste do Peru e Bolívia, por todo o Paraguai e Brasil e norte da Argentina. Esse animal pode ocorrer em florestas, como a Mata Atlântica, e em ambientes abertos, como o Cerrado.

Muitos trabalhos retratam a onça-pintada como um animal territorialista e solitário. Entretanto, outros trabalhos indicam que esse animal possui certa sociabilidade.


A onça-preta e a onça-pintada são a mesma espécie

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Hábitos alimentares

A onça-pintada é um animal carnívoro que se alimenta, geralmente, de animais silvestres. No nosso país, é comum esse animal alimentar-se de veados, capivaras, catetos, queixadas e até mesmo jacarés. Vale destacar que, por causa da perda do habitat natural desses animais, as onças-pintadas acabam alimentando-se de animais domésticos, o que causa a perseguição dessa espécie.


Reprodução

As onças-pintadas vivem em média 15 anos. A maturidade sexual da fêmea é atingida por volta dos dois a três anos de idade e a do macho entre os três e quatro anos. Normalmente, as onças-pintadas macho e fêmea encontram-se apenas na fase de reprodução.


As onças-pintadas geralmente dão à luz um ou dois filhotes

A onça-pintada possui uma gestação que varia de 90 a 110 dias e, geralmente, a fêmea dá a luz um ou dois filhotes. Esses filhotes permanecem com a mãe até os dois anos de idade, período importante para que o filhote desenvolva técnicas que garantam sua sobrevivência no ambiente.


A onça-pintada corre risco de extinção?

A onça-pintada está atualmente classificada como quase ameaçada na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Essa classificação é decorrente do fato de que as onças sofrem constantemente com a perda e fragmentação de seu habitat natural, além da caça e morte desses animais como forma de proteção dos animais domésticos.

Conheça mais sobre: Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN

A onça-pintada é o único representante do gênero Panthera no nosso continente

A onça-pintada é o único representante do gênero Panthera no nosso continente

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos relacionados

A pele dos mamíferos

Pele, Mamíferos, Epiderme, Derme, Hipoderme, Células pavimentosas, Queratina, Melanócitos, Lâmina basal, Tecido conjuntivo, Colágeno, Anexos, Terminações nervosas, Glândulas sebáceas, Bulbos pilosos, Pêlos, Capilares, Tecido subcutâneo, Células adiposas.

Características que definem um animal

Você já se perguntou a respeito das características que definem um animal? Descubra a resposta para essa pergunta aqui!

Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN

Conheça a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN e entenda sua importância para a conservação das espécies.

Lobo-guará

Você já ouviu falar sobre o lobo-guará? Clique aqui e conheça algumas das principais características do maior canídeo da América do Sul.

Mamíferos

Saiba mais sobre os mamíferos e suas características exclusivas.