A pele dos mamíferos

A pele dos animais mamíferos normalmente é composta por três camadas de tecidos distintos (o tegumento): a epiderme, a derme e a hipoderme, cada uma contendo características próprias, desempenhando a função básica de revestimento.

A epiderme (nível mais externo da pele) é formada pela presença de células pavimentosas (achatadas), distribuídas em vários extratos (camadas), conferindo a primeira barreira de proteção do organismo devido à coesão mantida entre as células e também pela síntese de queratina depositada em sua superfície, impedindo a penetração de microorganismos, além de evitar excessiva desidratação.

Na epiderme também são encontrados os melanócitos, um tipo especializado de células que catabolizam o pigmento melanina, conferindo de acordo com sua concentração (regulada pela expressão gênica) a tonalidade da pele.

Logo abaixo, encontra-se uma delgada camada de células, chamada lâmina basal (ou camada de malpighi), responsável pela manutenção e reposição de células nesse tecido.

Em seguida, inicia-se a derme (nível mediano), formada por um tecido conjuntivo rico em fibras colágenas e elásticas, bem como uma matriz fundamental que nutre a epiderme. Nessa camada estão inseridas algumas estruturas e anexos, como por exemplo: as terminações nervosas (captam estímulos e sensações externas), as glândulas sebáceas (com função de lubrificação) normalmente são associadas à base dos bulbos pilosos (formam os pêlos) contendo um pequeno músculo eretor e capilares que efetuam a irrigação sangüínea.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Após a derme, localiza-se a hipoderme (nível mais interno da pele ou tecido subcutâneo) formada por células adiposas, de onde partem as glândulas sudoríparas, com teor de gordura, água e sais minerais. Essa camada auxilia no controle da temperatura corporal e armazenamento de substâncias de teor energético (as gorduras), utilizadas posterior consumo do glicogênio (principal reserva nutritiva dos mamíferos).


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

O sistema tegumentar: epiderme, derme e hipoderme.

O sistema tegumentar: epiderme, derme e hipoderme.

Por: Krukemberghe Fonseca

Artigos relacionados

Acne

Saiba mais sobre a acne, um problema comum entre os adolescentes e que normalmente tende a desaparecer com o avanço da idade.

Diferenças entre cornos e chifres

Descubra as diferenças entre cornos e chifres, duas estruturas anexas à pele de alguns animais.

Lúpus

O lúpus é uma doença autoimune rara. Clique aqui e conheça mais sobre essa doença, seus sintomas, tipos, diagnóstico e tratamento.

Melanina

Compreenda como nosso corpo se protege dos efeitos nocivos dos raios solares através da produção de melanina.

Onça-pintada

Conheça um pouco mais a respeito da onça-pintada (Pathera onca), um animal encontrado em praticamente todo o nosso país. Veja neste texto as principais características desse animal, do que esse animal se alimenta, onde ele pode ser encontrado, como é sua reprodução e por que está quase ameaçado de extinção.

Pelo

Entenda como é a estrutura do pelo e conheça um pouco mais sobre o ciclo capilar.

Rosácea

Você já ouviu falar da rosácea? Clique aqui e saiba mais sobre esse problema que atinge principalmente mulheres. Neste texto explicaremos o que é a rosácea, os fatores que agravam o problema, os principais sintomas e os tratamentos recomendados.

Tecido epitelial

Conheça as características e disposição das células do tecido epitelial, além da localização deste.

Órgãos que podem ser doados

Clique aqui e conheça quais órgãos uma pessoa pode doar em vida e após a morte. Veja qual é a importância desse ato nobre que ajuda muitas pessoas.