Tecido epitelial

O tecido epitelial recobre o corpo e suas cavidades, exercendo função de revestimento e proteção conta atrito, evaporação e invasão de organismos patogênicos. Pode, ainda, formar glândulas.

Uma vez que está intimamente ligado com o tecido conjuntivo, recebe nutrientes deste e, por isso, são raros os tipos que apresentam vasos sanguíneos. A região entre estes dois é chamada lâmina basal.

Esse tipo de tecido possui células bastante unidas. Estas podem ter forma cúbica, prismática (cilíndrica) ou pavimentosaformato variável, no caso dos chamados epitélios de transição, como na bexiga, mudando de acordo com a distensão do órgão.

Dependendo da região onde se localizam, formam uma ou mais camadas, caracterizando, respectivamente, epitélio simples e epitélio estratificado. Há outro tipo de epitélio: o pseudoestratificado, que apresenta apenas uma camada, mas de tamanhos diferentes, dando a impressão que se trata de mais de uma.

Alguns epitélios podem, ainda, possuir cílios, como é o caso do epitélio pseudoestratificado cilíndrico ciliado, presente na traqueia. Outros contêm uma camada de queratina em sua superfície, como o localizado na planta do pé (estratificado pavimentoso queratinizado).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Estômago e intestino possuem células que formam muco (células caliciformes). Este último, ainda, apresenta vilosidades: estas aumentam a superfície de contato, permitindo maior absorção de nutrientes.

Quanto às glândulas, grupo de células especializadas na produção de secreções, estas podem ser exócrinas, endócrinasmistas. As primeiras possuem ductos por onde o produto é eliminado (ex: sudoríparas, sebáceas e mamárias); as segundas lançam hormônios nos vasos sanguíneos; e as terceiras, exercem os dois papéis (ex: pâncreas, com secreção dos hormônios insulina e glucagon; e de suco pancreático).


Aproveite para conferir as nossas videoaulas sobre o assunto:

Epitélio estratificado pavimentoso queratinizado: células achatadas, dispostas em mais de uma camada e com queratina (camada superior).

Epitélio estratificado pavimentoso queratinizado: células achatadas, dispostas em mais de uma camada e com queratina (camada superior).

Por: Mariana Araguaia

Artigos relacionados

A pele dos mamíferos

Pele, Mamíferos, Epiderme, Derme, Hipoderme, Células pavimentosas, Queratina, Melanócitos, Lâmina basal, Tecido conjuntivo, Colágeno, Anexos, Terminações nervosas, Glândulas sebáceas, Bulbos pilosos, Pêlos, Capilares, Tecido subcutâneo, Células adiposas.

Glândulas

Entenda o que são glândulas, suas funções no organismo humano e aprenda a diferenciar as glândulas endócrinas, exócrinas e mistas.

Níveis de organização do corpo humano

Compreenda quais são os níveis de organização do corpo humano e aprenda as diferenças entre cada um deles.

Sangue

O sangue é um tipo de tecido conjuntivo. Conheça quais são seus componentes e qual é a sua função em nosso corpo.

Tecido adiposo

Tipo especial de tecido conjuntivo, encontrado principalmente sob a pele.

Tecido cartilaginoso

Entenda as principais características do tecido cartilaginoso e conheça os tipos de cartilagem.

Tecido conjuntivo

Tecido que exerce funções de proteção, sustentação, nutrição, defesa e preenchimento.

Tecido muscular

Conheça a disposição das fibras musculares em cada tipo deste tecido e os órgãos onde se localizam.

Tecido nervoso

tecido nervoso, origem do tecido nervoso, os neurônios, as células da glia, como são formados os neurônios, os dendritos, o axônio,a estrutura do neurônio.

Tipos de tecidos humanos

Conheça os quatro tipos de tecidos humanos existentes, suas características e seus subtipos.