Papua Nova Guiné

Segundo maior país da Oceania em extensão territorial, Papua Nova Guiné ocupa a porção leste da Ilha de Nova Guiné, além do arquipélago de Bismarck e várias ilhas no Oceano Pacífico. Seu território, localizado ao norte da Austrália, possui apenas uma fronteira terrestre, a oeste com a Indonésia.

O clima predominante é o equatorial e o país abriga florestas tropicais e vulcões ativos. Papua Nova Guiné possui montanhas que atingem até 4,5 mil metros, no entanto, a maior parte do relevo é formada por planícies costeiras de baixa altitude. O aumento do nível do oceano, provocado pelo derretimento das calotas polares, tem gerado transtornos para os habitantes de algumas ilhas do país. Em 2008, a população das Ilhas Carteret teve que ser removida, pois em aproximadamente 15 anos esse local estará submerso.

A população nacional é composta por cerca de 6,8 milhões de pessoas, sendo que mais de 87% residem em áreas rurais. Sendo assim, a agricultura é a principal atividade econômica praticada pelos habitantes – mais de 70% da população economicamente ativa trabalha na agricultura. O país é grande produtor de café e cacau. Outro destaque é a extração de ouro, petróleo e cobre.

Apesar de apresentar belas paisagens naturais e ser considerada um dos melhores destinos para a prática do mergulho, a Papua Nova Guiné não recebe uma grande quantidade de turistas. Algumas das explicações para esse fato são a falta de investimento em estrutura hoteleira e a pouca divulgação do potencial turístico do país.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Ilha da Papua Nova Guiné

Dados da Papua Nova Guiné:

Extensão territorial: 462.840 km².

Localização: Oceania.

Capital: Port Moresby. 

Clima: Equatorial.

Governo: Monarquia parlamentarista.

Divisão administrativa: 19 províncias e uma região autônoma (Bougainville).

Idioma: Inglês, inglês dialetal e motu (oficiais), línguas regionais.

Religiões: Cristianismo 94,8% (protestantes 54,6%, católicos 29,1%, outros 11,1%), crenças tradicionais 3,6%, outras 1,1%, sem religião e ateísmo 0,5%.

População: 6.888.387. habitantes. (Homens: 3.500.196; Mulheres: 3.388.191).

Densidade demográfica: 15 hab./km².

Taxa média anual de crescimento populacional: 2,3%.

População residente em área urbana: 12,5%.

População residente em área rural: 87,5%.

Taxa de mortalidade infantil: 49 para cada mil nascidos vivos.

Esperança de vida ao nascer: 57 anos.

Domicílios com acesso a água potável: 40%.

Domicílios com acesso a rede sanitária: 45%.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,431 (baixo).

Moeda: Kina.

Produto Interno Bruto (PIB): 8,2 bilhões de dólares.

PIB per capita: 1.174 dólares.

Relações exteriores: Apec, Banco Mundial, Comunidade Britânica, FMI, FMI, OMC, ONU.

Bandeira da Papua Nova Guiné

Bandeira da Papua Nova Guiné

Por: Wagner de Cerqueria e Francisco

Artigos relacionados

Ilhas Salomão

País formado por um conjunto de ilhas no Oceano Pacífico.

Tonga

Características geográficas desse país da Polinésia.

Austrália

Leia aqui um perfil detalhado da Austrália. Conheça os principais aspectos físicos, econômicos, políticos e culturais do maior país da Oceania.

Nova Zelândia

Conheça as principais características da Nova Zelândia. Veja detalhes sobre a geografia, a demografia, a economia e a política desse país da Oceania.

Fiji

Conheça Fiji, pequeno país insular da Oceania. Saiba mais sobre as características geográficas que atraem muitos turistas para esse país e um pouco de sua história.