Etiópia

A Etiópia é um país com uma economia muito dependente da exportação de produtos agrícolas.

A Etiópia – ou República Democrática Federal da Etiópia – é um país localizado na porção leste do continente africano, na região da África Oriental, mais especificadamente na porção do continente chamada de “Chifre Africano”. O país faz fronteira com a Eritreia (que já fez parte de seu território) ao norte; com o Djibuti, a nordeste; com a Somália, a leste; com o Quênia, ao Sul; com o Sudão do Sul, a oeste; e com o Sudão, a noroeste.

O país ocupa uma dimensão territorial de 1.104.300 km², com uma população de aproximadamente 92 milhões de pessoas e um Produto Interno Bruto (PIB) de aproximadamente 43 bilhões de dólares, segundo o Banco Mundial.

Fisicamente, o território da Etiópia é formado por rochas geologicamente antigas, essas sobrepostas por camadas de rochas de origem basáltica, apontando para a existência de uma intensa atividade vulcânica no passado. Estudos arqueológicos recentes apontam a região na qual esse país se localiza como o local de origem da espécie homo sapiens.

O clima da Etiópia é do tipo temperado em regiões planálticas e árido em regiões de planícies. A maior parte do território, porém, apresenta duas estações bem definidas, uma chuvosa e outra seca, sendo essa última a predominante durante a maior parte do ano. No entanto, em algumas localidades, o regime de chuvas é mal distribuído e inconstante.

Assim como a maior parte dos países periféricos, a Etiópia apresenta uma economia centrada majoritariamente no setor primário, com destaque para a agricultura. Portanto, sua dependência em relação à exportação de matérias-primas é elevada, o que torna o país absolutamente dependente da estabilidade financeira internacional. Os principais produtos produzidos são o café, a cana-de-açúcar, o trigo, o milho e alguns outros produtos agrícolas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A elevada dependência econômica e os atrasos no desenvolvimento resultantes, principalmente, da herança colonial italiana e dos conflitos internos de disputa pelo poder transformaram o povo etíope em um dos mais pobres do mundo. Algumas estimativas indicam que quase a metade da população desse país viva abaixo da linha da miséria, o que se acirra com as elevadas desigualdades sociais e a falta de investimentos em infraestrutura, educação e saúde.

Mapa de localização da Etiópia
Mapa de localização da Etiópia

Dados da Etiópia

Extensão territorial: 1.104.300 km²

Localização: África Oriental

Capital: Adis Abeba

Idioma: Amárico

Atual presidente: Mulatu Teshome

População: aproximadamente 92 milhões

Densidade demográfica: 83,3 hab/km²

Taxa média anual de crescimento populacional (2010-2015): 2,07%

População residente em área urbana: 17%

População residente em área rural: 83%

Taxa de alfabetização de pessoas com mais de 15 anos de idade: 35,9%

População subnutrida: 40%

Calorias consumidas: 2160 Kcal/dia

Esperança de vida ao nascer: 60 anos

Domicílios com acesso à água potável: 44%

Domicílios com acesso à rede sanitária: 21%

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,396 (muito baixo)

Moeda: Birr

Produto Interno Bruto (PIB): 43 bilhões de dólares

PIB per capita (2011): 357 dólares

Gastos Públicos com educação: 4,6% do PIB

Gastos Públicos com saúde: 2,6% do PIB

Bandeira da Etiópia

Bandeira da Etiópia

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Artigos relacionados

Djibuti

Dados e informações sobre o Djibuti, país localizado na África Oriental.

Eritreia

As principais características físicas, humanas e históricas da Eritreia, país que já fez parte da Etiópia.