Ecologia

A Ecologia é uma importante área da Biologia que se preocupa com o estudo dos seres vivos e suas relações entre si e com o meio em que vivem.

A Ecologia estuda a relações dos seres vivos entre si e com o meio

A Ecologia (do grego oikos, que significa casa, e logos que significa estudo) apresenta diversos conceitos e pode ser definida como uma parte da Biologia que estuda as relações dos seres vivos entre si e com o ambiente. O termo foi apresentado a primeira vez por Ernst Haeckel na obra Generelle Morphologie, de 1866.

Níveis de hierarquia

Para estudar a Ecologia, os pesquisadores trabalham com a análise de diferentes hierarquias, que vão da unidade básica, que é o organismo, até uma unidade mais ampla, que é o nosso planeta. Os níveis de organização estudados em Ecologia são:

  • Organismo: Consideramos como um organismo um indivíduo de uma determinada espécie.

  • População: A população é um conjunto de organismos de uma mesma espécie vivendo em uma determinada área, em um determinado período de tempo.

  • Comunidade: As comunidades são o conjunto de diferentes populações que vivem em uma área, em um determinado período de termo.

  • Ecossistema: Recebe o nome de ecossistema todos os seres vivos de uma área (comunidade) e os fatores abióticos (água, luz, solo, entre outros) com os quais eles interagem.

  • Biosfera: Dá-se o nome de biosfera ao conjunto de todos os ecossistemas existentes no planeta.

Baseando-se nesses níveis de organização, temos a ecologia global, a ecologia de paisagem (paisagem são ecossistemas interligados), a ecologia de ecossistemas, a ecologia de comunidades, a ecologia de populações e a ecologia do organismo.

Subdivisões da Ecologia

A Ecologia pode ser dividida em autoecologia e sinecologia.

  • Autoecologia: É um estudo voltado para um indivíduo ou para uma dada espécie.

  • Sinecologia: É um estudo voltado para uma comunidade e para as relações desses seres vivos entre si e deles com o meio.

Importância da Ecologia

A Ecologia é uma parte importante da Biologia, sendo fundamental para entender como os organismos se comportam, como se relacionam com outros (relações ecológicas) e como o meio ambiente influencia em sua distribuição e abundância. Além disso, entender a Ecologia permite compreender a influência do homem sobre os outros seres vivos e o ambiente e, dessa forma, possibilita diminuir nossos possíveis impactos no planeta.

Não podemos esquecer ainda que a Ecologia permite fazer previsões a respeito de uma determinada ação humana, fornecendo relatórios que visam evitar problemas ambientais graves. Com isso, podemos impedir a realização de obras que causem grande impacto e ainda criar planos de preservação.

Nesta seção, você conhecerá um pouco mais a respeito da Ecologia e dos vários temas relacionados com essa parte da Biologia. Boa leitura!


Aproveite para conferir as nossas videoaulas sobre o assunto:

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos de Ecologia

Últimas Aulas

Aprenda a colocar suas ideias no papel
Botânica no Enem: Fisiologia Vegetal
Isomeria
Espelhos esféricos: côncavos
Todas as vídeo aulas

Versão completa