Floresta Amazônica

A Floresta Amazônica é uma das principais formações florestais de todo o mundo. Ela engloba o território de diversos países localizados na América do Sul.

Localização da Floresta Amazônica.

A Floresta Amazônica é uma das principais formações de floresta do mundo. Ela estende-se pelo território de nove países sul-americanos. O clima local é tipicamente equatorial, e o relevo é formado por planícies. A Floresta Amazônica conta com elevada biodiversidade de espécies de animais e vegetais. Ela possui grande importância em termos climáticos, hidrológicos e ambientais. Porém, enfrenta diversos problemas ambientais resultantes da ação humana.

Leia também: Cerrado — o segundo maior bioma do Brasil

Resumo sobre a Floresta Amazônica

  • A Floresta Amazônica ocorre nos territórios do Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela.

  • O clima equatorial da Floresta Amazônica é marcado pelas elevadas temperaturas e precipitações ao longo de todo o ano.

  • O solo da Floresta Amazônica é considerado bastante pobre em nutrientes, mas muito rico em matéria orgânica.

  • São exemplos de espécies da flora da Floresta Amazônica: seringueira, jambeiro, andiroba, cajuaçu, mangueira e figueira.

  • São exemplos de espécies da fauna da Floresta Amazônica: arara, onça-pintada, anta, sucuri, jacaré e capivara.

  • A Floresta Amazônica possui condições geográficas e ambientais adequadas para o desenvolvimento de diversas espécies de animais e plantas.

  • Nessa zona geográfica do mundo há um grande volume de espécies que são de grande interesse para o desenvolvimento das atividades econômicas.

  • Amazônia Legal refere-se à espacialização territorial da Floresta Amazônica no Brasil e engloba parte dos territórios de nove estados brasileiros.

  • A Floresta Amazônica enfrenta diversos problemas ambientais em razão do avanço das atividades humanas nessa formação vegetal.

Principais características da Floresta Amazônica

Localização da Floresta Amazônica

A Floresta Amazônica é uma formação vegetal do tipo florestal que cobre parte dos territórios de nove países localizados na América do Sul. São eles:

No caso específico do Brasil, a Floresta Amazônica está presente na maior parte da região Norte do Brasil, assim como em pequenas porções territoriais da região Centro-Oeste e da região Nordeste do país.

Clima da Floresta Amazônica

O clima da Floresta Amazônica é o clima equatorial. Ele é caracterizado pelas elevadas temperaturas e precipitações ao longo de todo o ano. Portanto, não há uma dualidade climática específica, com estações bem definidas. Nessa zona climática ocorrem chuvas volumosas que geram grandes cheias. As temperaturas locais também são bastante elevadas. No clima equatorial predomina elevada umidade do ar e diminuta amplitude térmica.

Solo da Floresta Amazônica

O solo da Floresta Amazônica é considerado bastante pobre em nutrientes. Portanto, ele não é adequado para o desenvolvimento de atividades agrícolas, sendo amplamente necessário o seu enriquecimento com adubos químicos.

Esse solo apresenta grande taxa de matéria orgânica, em razão dos restos de vegetais que se acumulam na superfície da floresta. Há também elevada umidade em razão das chuvas recorrentes.

O solo da Floresta Amazônica possui muita matéria orgânica oriunda da vegetação local.

Flora da Floresta Amazônica

A flora da Floresta Amazônica é composta principalmente por árvores lenhosas de grande porte. A vegetação é muito frondosa e caracterizada pelo grande volume de espécies. Há ainda muitas plantas de origem aquática.

São exemplos de espécies da flora da Floresta Amazônica:

  • seringueira;

  • jambeiro;

  • andiroba;

  • cajuaçu;

  • mangueira;

  • figueira.

Fauna da Floresta Amazônica

A fauna da Floresta Amazônica é formada por muitas espécies de mamíferos, répteis e aves que são adaptados ao clima úmido dessa formação vegetal. A grande disponibilidade de comida e água facilita a sobrevivência dos animais na Floresta Amazônica.

São exemplos de espécies da fauna da Floresta Amazônica:

Biodiversidade da Floresta Amazônica

A Floresta Amazônica possui condições geográficas e ambientais adequadas para o desenvolvimento de diversas espécies de animais e plantas. Essa formação vegetal possui grande biodiversidade, inclusive composta por muitas espécies endêmicas.

As plantas e animais locais são importantes reservatórios de insumos para a produção industrial, como para as áreas farmacêutica e cosmética. Por sua vez, a sobrevivência dessas espécies também é fundamental para o equilíbrio ambiental local.

A biodiversidade da Floresta Amazônica é muito suscetível aos impactos ambientais, portanto necessita de ações efetivas para a sua preservação.

Qual a importância da Floresta Amazônica?

As nascentes de vários cursos d’água estão localizadas na Floresta Amazônica.

A Floresta Amazônica é uma das principais formações de floresta de todo o mundo. Nessa zona geográfica, há um grande volume de espécies de animais e vegetais que são de grande interesse para o desenvolvimento das atividades humanas.

Essa formação vegetal também é responsável pelo equilíbrio ambiental regional, visto que influencia na formação das chuvas e na atenuação das temperaturas. Além disso, a Floresta Amazônica é uma zona formada pelas nascentes de vários cursos d’água, logo tem grande importância hidrológica, na constituição de rios diversos e no abastecimento de água doce.

O que é a Amazônia Legal?

A Amazônia Legal é um termo que se refere à espacialização territorial da Floresta Amazônica no Brasil. Essa zona geográfica engloba a totalidade e/ou parte do território de nove estados brasileiros:

O termo Amazônia Legal é aplicado com frequência no desenho de políticas ambientais diversas que buscam o desenvolvimento sustentável dos estados que possuem vegetação de Floresta Amazônica no Brasil.

Problemas ambientais encontrados na Floresta Amazônica

O registro de queimadas é bastante elevado na Floresta Amazônica.

A Floresta Amazônica enfrenta diversos problemas ambientais em razão do avanço das atividades humanas. Atualmente, há uma grande pressão sobre a vegetação de Floresta Amazônica em países como Brasil, Equador e Peru, devido especialmente ao desenvolvimento de atividades econômicas como a agropecuária e a mineração. Essas atividades geram importantes impactos que influenciam nas dinâmicas ambientais locais.

São problemas ambientais frequentemente registrados na Floresta Amazônica:

Veja também: Queimadas no Pantanal — um problema que causa grandes impactos ao meio ambiente

Curiosidades sobre a Floresta Amazônica

  • A Floresta Amazônica cobre o território da maior bacia hidrográfica do mundo: a Bacia do Rio Amazonas.

  • Típica da Floresta Amazônica, a vitória-régia é uma das maiores plantas aquáticas do mundo, com folhas que chegam a até 3 metros.

  • Os rios da Floresta Amazônica possuem o maior volume de espécies de peixes elétricos de todo o mundo.

  • A maior concentração de mangues de todo o Brasil é encontrada em áreas de vegetação de Floresta Amazônica.

  • A pororoca é uma onda fluvial que pode atingir até 4 metros de altura e que ocorre geralmente na foz dos rios amazônicos.

Por: Mateus Campos

Assista as nossas videoaulas:

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Função Seno
Linha Internacional de Data (LID)
Movimento circular uniformemente variado
Educação e Cultura
Todas as vídeo aulas

Versão completa