População do Amazonas

Manaus, cidade que abriga a maioria da população do Amazonas
Manaus, cidade que abriga a maioria da população do Amazonas

De acordo com dados do Censo Demográfico de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população do Amazonas é de 3.483.985 habitantes. Esse contingente populacional é o segundo maior da Região Norte e corresponde a aproximadamente 1,8% da população atual do Brasil.

O Amazonas é pouco povoado, visto que sua densidade demográfica (população relativa) é baixa, com apenas 2,2 habitantes por quilômetro quadrado. Esse fato se deve à grande extensão territorial do estado, que é o maior do Brasil, com cerca de 1,5 milhão de quilômetros quadrados.

A maioria da população do Amazonas reside em áreas urbanas (79%); os outros 21% residem em áreas rurais. Com relação ao sexo, os homens são maioria, respondendo por 50,3% da população; já as mulheres representam 49,7%. Esse é o estado brasileiro que abriga a maior quantidade de índios: 91,3 mil, conforme dados da Fundação Nacional do Índio (FUNAI).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Amazonas possui 62 municípios, sendo que a capital e cidade mais populosa é Manaus, com 1.802.014 habitantes. Outros municípios com grande concentração populacional são: Parintins (102.033), Itacoatiara (86.839), Manacapuru (85.141), Coari (75.965), Tefé (61.453), Tabatinga (52.272), Maués (52.236) e Manicoré (47.17).

São várias as manifestações culturais exercidas pela população do Amazonas. Entre elas podemos destacar as tradições indígenas, a Congada, a Folia de Reis e o Festival de Parintins, que é um dos maiores responsáveis pela divulgação cultural do Boi Bumbá. 

No aspecto social, o Amazonas apresenta alguns problemas, especialmente em relação aos serviços de saneamento ambiental: 28% das residências não têm acesso à água tratada e cerca de 80% não possuem rede de esgoto. A taxa de mortalidade infantil, apesar de estar em constante declínio, está acima da média nacional, com 24,3 óbitos a cada mil nascidos vivos.

Por: Wagner de Cerqueria e Francisco

Artigos relacionados

Aspectos Físicos do Amazonas

Estado que abriga a maior biodiversidade do mundo.