Teorema de Pitágoras

Considerado um dos mais importantes teoremas da Matemática, o Teorema de Pitágoras foi desenvolvido por Pitágoras de Samos, filósofo grego que viveu no séc. VI a.C., fundador da mística Escola Pitágorica.

O Teorema de Pitágoras pode ser aplicado em qualquer triângulo retângulo no intuito de determinar uma das medidas quando conhecidas as outras duas. O Teorema não se restringiu somente ao triângulo retângulo, de acordo com estudos da época, eram conhecidos os números inteiros e as frações, sendo através das aplicações do Teorema iniciado o estudo dos números irracionais.

O Teorema consistia na seguinte relação:

“A medida do quadrado da hipotenusa é igual à soma das medidas dos quadrados dos catetos”

A relação dos números irracionais com o Teorema de Pitágoras consiste no cálculo da medida da diagonal do quadrado, observe:

Dado o quadrado ABCD com lados medindo 1 unidade, vamos determinar a sua diagonal. A diagonal divide o quadrado em dois triângulos retângulos, sendo assim, podemos notar que a diagonal do quadrado é a hipotenusa dos dois triângulos retângulos. Aplicando o Teorema de Pitágoras temos:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja que √2 não possui raiz exata, com o auxílio de uma calculadora chegaremos ao seguinte resultado 1,414213562... . Esse tipo de número não era conhecido, pois depois da vírgula não formava períodos como os racionais. Essa situação colocou em dúvida a descoberta de Pitágoras por algum tempo, pois não se tinha uma explicação definida para esse tipo de numeral, contrariando toda a teoria de representar um número através de uma relação (fração).

Com o passar dos séculos e a evolução da Matemática, os números irracionais foram aceitos e introduzidos nos conceitos matemáticos, tornando o Teorema de Pitágoras ferramenta imprescindível nos estudos relacionados à Geometria.

Exemplos

1 – Determine a medida da hipotenusa do triângulo representado pela figura a seguir:

2 – Dado o triângulo retângulo a seguir, determine a medida do cateto y.

 

Aproveite para conferir as nossas videoaulas sobre o assunto:

Teorema de Pitágoras

Teorema de Pitágoras

Por: Marcos Noé

Artigos relacionados

Classificação de triângulos

Os triângulos estão presentes na nossa realidade. Será que é possível realizar a classificação de triângulos?

Cone

Aprenda o que é um cone, sólido geométrico classificado como corpo redondo. Essa figura é formada pela união dos segmentos de reta cujas extremidades são um círculo e um ponto fora do plano que contém esse círculo. Veja como calcular área e volume do cone e reveja as definições de todos os seus elementos. Clique e aprenda!

Cubo

Clique para entender o que é um cubo, como essas formas geométricas são definidas no espaço tridimensional e alguns dos seus elementos.

Elementos de um Triângulo

Clique aqui e conheça os mais notáveis elementos de um triângulo!

Elipse

Você conhece uma elipse? Aprenda a identificá-la e a calcular os pontos que a formam através de uma equação reduzida.

Feixe de retas paralelas cortadas por uma transversal

Clique e descubra o que é um feixe de retas paralelas cortadas por uma transversal e aprenda as principais propriedades dessa construção.

Fórmula de Heron

Clique aqui e aprenda quando e como utilizar a fórmula de Heron!

Hipérbole

Você sabe como se define a hipérbole na geometria analítica? Confira sua definição e suas equações reduzidas!

Parábola

Você sabe o que é uma parábola dentro da Geometria Analítica? Confira seus elementos principais e a sua equação reduzida!

Projeções ortogonais

Clique para aprender o que são projeções ortogonais, os resultados das projeções de algumas figuras e o modo como esse conteúdo é cobrado no Enem.

Quadrados

Aprenda o que são quadrados e como essas figuras estão relacionadas com os paralelogramos, dos quais herdam características e propriedades.

Relações fundamentais da trigonometria

Clique e descubra o que são as relações fundamentais da trigonometria e aprenda como demonstrá-las.

Relações métricas no triângulo retângulo

As diversas relações entre as medidas dos lados de um triângulo retângulo

Teorema de Tales

Conheça o teorema de Tales e como utilizá-lo para encontrar o comprimento de segmentos proporcionais.

Triângulo equilátero

Conheça o triângulo equilátero e entenda suas principais propriedades. Aprenda a calcular área e perímetro desse triângulo. Resolva exercícios sobre o tema.

Área do polígono regular

Clique e descubra como calcular a área de um polígono regular e aprenda como sua fórmula pode ser demonstrada.

Área do triângulo equilátero

Obtendo a fórmula para o cálculo da área do triângulo equilátero