Relações fundamentais da trigonometria

As duas relações fundamentais da trigonometria são usadas para relacionar as razões trigonométricas básicas. Sua demonstração é feita pelo ciclo trigonométrico.

As relações fundamentais da trigonometria são igualdades que relacionam as razões trigonométricas básicas
As relações fundamentais da trigonometria são igualdades que relacionam as razões trigonométricas básicas

As relações fundamentais da trigonometria são igualdades por meio das quais é possível relacionar as razões trigonométricas básicas: seno, cosseno e tangente. São duas as relações fundamentais que recebem esse nome graças a seu envolvimento em grande parte das fórmulas e cálculos da trigonometria intermediária.

As duas relações fundamentais da trigonometria são:

tgα = senα
         cosα

e:

sen2α + cos2α = 1

Cada uma dessas relações será demonstrada a seguir, mas, antes, é preciso conhecer algumas informações sobre o ciclo trigonométrico.

Ciclo trigonométrico

O ciclo trigonométrico é uma circunferência de raio 1 e centro (0, 0) construída no plano cartesiano. Sobre essa circunferência é possível construir arcos, que, por sua vez, relacionam-se a ângulos. Arcos e ângulos relacionam-se a uma medida de comprimento obtida no eixo x, no eixo y ou no eixo das tangentes.

O eixo x é conhecido como eixo dos cossenos, o eixo y é conhecido como eixo dos senos e a terceira reta, presente na figura a seguir, é conhecida como eixo das tangentes.

Para obter mair informações a respeito do ciclo e do modo como ângulos devem ser relacionados a números reais e a medidas de razões trigonométricas, leia o artigo Ciclo trigonométrico.

Demonstração da primeira relação

No ciclo trigonométrico, marque o ponto P, trace o segmento de reta que liga o eixo das tangentes ao centro do ciclo, que deve ser o vértice de qualquer ângulo construído, formando assim o ângulo α.

Ainda nessa construção, assinale os prolongamentos do ponto P sobre o eixo dos senos e dos cossenos, respectivamente os pontos E e D. A imagem a seguir mostra a construção final usada para determinar uma das relações trigonométricas:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Observe que os triângulos OAB e OPD são semelhantes. Isso significa que as medidas de seus lados são proporcionais. Isso acontece porque ambos são triângulos retângulos, e, além do ângulo reto, compartilham o ângulo α. Portanto, pelo caso ângulo-ângulo, eles são considerados semelhantes.

Sendo assim, é possível escrever a seguinte proporção:

AB = OB
PD    OD

Perceba que o segmento OD é igual a cosα; que o segmento PD é igual a senα; que o segmento OB = 1, pois é raio da circunferência; e que o segmento AB = tgα. Substituindo esses valores na proporção acima, e simplificando o resultado, teremos:

tgα = senα
1       cosα

 

tgα = senα
         cosα

Essa é, portanto, a demonstração da primeira relação fundamental.

Segunda relação fundamental

Para demonstrar a segunda relação fundamental, construa um ponto P sobre o ciclo, de modo que o segmento OP seja um de seus raios. Observe o ângulo α resultante na imagem a seguir:

O triângulo retângulo OPD é formado nessa construção. Sabendo que a medida OP = 1, porque esse segmento é um raio do círculo, que OD = cosα e que PD = senα, podemos usar o teorema de Pitágoras para:

OP2 = OD2 + PD2

12 = cosα2 + senα2

Ou seja:

cosα2 + senα2 = 12

Ambas as demonstrações dependem de conhecer previamente o ciclo trigonométrico. Conhecendo-o, é possível perceber que elas são fáceis e que não dependem de cálculos avançados.



Aproveite para conferir nossas videoaulas sobre o assunto:

Por: Luiz Paulo Moreira Silva

Artigos relacionados

Circunferência e círculo: definições e diferenças básicas

Aprenda as definições e as diferenças básicas entre os círculos e as circunferências, figuras muito semelhantes que podem causar confusão.

Cosseno da soma e diferença de dois arcos

Expressão para calcularmos o cosseno da soma de dois arcos ou da diferença de dois arcos. Encontrando o cosseno de arcos desconhecidos por meio de dois arcos.

Círculo trigonométrico

Clique e aprenda o que são os círculos trigonométricos e como os números reais são relacionados a ângulos a partir dessa circunferência.

Equações trigonométricas

Clique e aprenda o que são equações trigonométricas e saiba como resolvê-las por meio das relações trigonométricas seno, cosseno e tangente.

Lei dos cossenos

Conheça a lei dos cossenos e utilize-a para encontrar a medida dos lados de um triângulo. Aprenda também as três fórmulas que essa lei possui.

Lei dos senos

Clique aqui, aprenda o que é a lei dos senos, conheça sua fórmula e descubra quando é possível aplicar essa lei.

Números reais

Conheça os números reais e suas operações. Aprenda e exercite as propriedades de números reais.

Plano cartesiano

Entenda o plano cartesiano. Aprenda a construir o plano cartesiano. Conheça os quadrantes do plano cartesiano. Entenda como marcar pontos no plano cartesiano.

Razões Trigonométricas para Ângulos Notáveis

Você sabe quais são os ângulos notáveis? E as razões trigonométricas? Aprenda a montar a tabela das razões trigonométricas para ângulos notáveis.

Semelhança de triângulos

Clique para aprender os três casos de semelhança de triângulos, um método que permite garantir a semelhança sem tomar todas as medidas!

Seno através da semelhança de triângulos

Estudando os casos de semelhança de triângulos e compreendendo a relação desses lados semelhantes através do seno de um ângulo.

Seno da soma e seno da diferença de dois arcos

Exemplos de aplicação do seno da soma e do seno da diferença de dois arcos

Seno e Cosseno de dois ângulos suplementares

Aprenda a determinar medidas de seno e cosseno de ângulos obtusos através do conceito de ângulos suplementares.

Seno, cosseno e tangente

Aprenda as noções de seno, cosseno e tangente e entenda como essas razões trigonométricas relacionam as medidas de lados e ângulos de um triângulo.

Seno, cosseno e tangente do arco duplo

Fórmulas de multiplicação de arcos

Teorema de Pitágoras

Descubra tudo sobre o teorema de Pitágoras: como funciona, como pode ser demonstrado e qual sua importância no estudo dos números irracionais e da Trigonometria.

Transformações trigonométricas

Aprenda as principais transformações trigonométricas. Utilize as transformações trigonométricas para resolver situações envolvendo razões trigonométricas.

Triângulo retângulo

Conheça o triângulo retângulo clicando aqui! Aprenda a aplicar o teorema de Pitágoras em um triângulo retângulo. Resolva questões sobre o tema.