Círculo trigonométrico

O círculo trigonométrico é uma circunferência que pode ser usada para representar ângulos por meio de números reais em função de π.

Círculo trigonométrico é uma circunferência de raio 1 que relaciona números reais a ângulos
Círculo trigonométrico é uma circunferência de raio 1 que relaciona números reais a ângulos

O círculo trigonométrico é uma circunferência usada para relacionar números reais a medidas de ângulos. Cada ponto desse círculo, portanto, representa um ângulo por meio de um número real.

Construir um círculo trigonométrico é simples: basta usar o compasso para construir uma circunferência de raio 1, com o centro no ponto C = (0,0) do plano cartesiano, como mostra a imagem a seguir:

Circunferência de raio 1

Ângulos no círculo trigonométrico

Os ângulos são construídos com o vértice no centro dessa circunferência e seus lados são os raios dela. Também fica definido que o sentido da abertura dos ângulos é o anti-horário, e o raio (em dourado) que aparece na figura acima é a base para esse sentido. Em outras palavras, todos os ângulos são representados com o primeiro lado sobre esse raio e o segundo determinando a abertura em sentido anti-horário. Os ângulos de 30°, 45° e 60° são representados da seguinte forma:

Relação entre ângulos e arcos

Como são ângulos centrais, eles possuem a mesma medida do arco relacionado. Esse arco, em termos de números reais, pode ser calculado por regra de três, e a correspondência é feita ligando a medida do comprimento do arco ao ângulo que ele representa.

Para isso, basta saber que o maior ângulo central encontrado em uma circunferência (nesse caso, no círculo trigonométrico) é de 360°, que corresponde a seu comprimento total (C), obtido da seguinte maneira:

C = 2·π·r

Como o raio do círculo trigonométrico deve ser 1, teremos:

C = 2·π·1

C = 2π

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O comprimento total dos círculos trigonométricos é 2π. Assim, podemos dizer que 360° = 2π.

Números reais atribuídos a ângulos no círculo trigonométrico

Sabendo que 360° está relacionado a 2π por meio do círculo de raio 1, podemos relacionar qualquer outro ângulo a um número em função de π. Por exemplo, o ângulo de 180°:

360° =
180°     x  

Resolvendo essa regra de três, teremos:

360x = 180·2·π

x = 360·π
     360

x = π

O ângulo de 180° está relacionado ao número real π.

Usando exatamente o mesmo raciocínio, podemos encontrar as seguintes equivalências:

90° = π/2

60° = π/3

45° = π/4

30° = π/6

Círculo trigonométrico com ângulos notáveis
Círculo trigonométrico com ângulos notáveis

Razão seno e razão cosseno

No círculo trigonométrico, é possível encontrar as medidas de seno e cosseno. Observe na imagem a seguir o ângulo de 45°:

Observe que qualquer ângulo pode ser usado para construir um paralelogramo ABCD. Nesse caso, a imagem retrata o paralelogramo relativo ao ângulo de 45°. O comprimento do lado DC é sempre o cosseno do ângulo em questão e o comprimento do lado AD é sempre igual ao seno desse ângulo.

Essas medidas podem ser obtidas com alguns instrumentos que medem o comprimento com a precisão de quatro casas decimais ou mais, ou conforme a tabela a seguir que contém as medidas dos segmentos AD e DC para todos os ângulos de 0° a 90°:

Por: Luiz Paulo Moreira Silva

Artigos relacionados

Aplicações da Trigonometria

Clique aqui e conheça o principal objetivo de se estudar trigonometria!

Circunferência

Entenda o que é uma circunferência e seus elementos, aprenda a diferença entre círculo e circunferência, calcule a área do círculo e o comprimento de uma circunferência.

Equações trigonométricas

Clique e aprenda o que são equações trigonométricas e saiba como resolvê-las por meio das relações trigonométricas seno, cosseno e tangente.

Inequações trigonométricas: senx > k

Clique e aprenda uma forma de resolver inequações trigonométricas, como a desigualdade senx > k.

Lei dos senos

Clique aqui, aprenda o que é a lei dos senos, conheça sua fórmula e descubra quando é possível aplicar essa lei.

Números reais

Conheça os números reais e suas operações. Aprenda e exercite as propriedades de números reais.

Perímetro da circunferência

perímetro de uma circunferência, o que é perímetro, comprimento de uma circunferência, diâmetro de uma circunferência, raio de uma circunferência, valor de Pi, cálculo do comprimento de uma circunferência.

Plano cartesiano

Entenda o plano cartesiano. Aprenda a construir o plano cartesiano. Conheça os quadrantes do plano cartesiano. Entenda como marcar pontos no plano cartesiano.

Propriedades do Paralelogramo

Relacionando as características de um paralelogramo.

Razões Trigonométricas para Ângulos Notáveis

Você sabe quais são os ângulos notáveis? E as razões trigonométricas? Aprenda a montar a tabela das razões trigonométricas para ângulos notáveis.

Regra de três simples com grandezas diretamente proporcionais

Estudo da regra de três simples utilizando grandezas diretamente proporcionais. A regra de três simples um conceito que relaciona três valores com a finalidade de determinar o valor desconhecido de uma grandeza.

Relações fundamentais da trigonometria

Clique e descubra o que são as relações fundamentais da trigonometria e aprenda como demonstrá-las.

Seno, cosseno e tangente

Aprenda as noções de seno, cosseno e tangente e entenda como essas razões trigonométricas relacionam as medidas de lados e ângulos de um triângulo.

Trigonometria

Confira aqui um pouco da história do surgimento da trigonometria!

Ângulos

Clique para aprender o que são ângulos, como medi-los da maneira correta, para que serve um transferidor e alguns dos ângulos mais importantes.