Números reais

O conjunto dos números reais é formado pela união entre os números racionais e irracionais e contém quase todos os números conhecidos até o Ensino Médio.

O conjunto dos números reais é formado pela união entre o conjunto dos números racionais e o conjunto dos números irracionais. Portanto, são exemplos de números reais:

a) Todos os números naturais

O conjunto dos números naturais é formado apenas por números inteiros não negativos. Todos eles são exemplos de números reais. Dessa maneira, pode-se dizer que o conjunto dos números reais contém o conjunto dos números naturais.

b) Todos os números inteiros

Esse conjunto é formado pelo conjunto dos números naturais e por seus inversos aditivos, ou seja, pelos números negativos. Assim, o conjunto dos números reais contém os números inteiros, que, por sua vez, contêm os números naturais.

c) Todos os números racionais

Os números racionais são aqueles que podem ser escritos na forma de fração. São eles os decimais finitos, dízimas periódicas e os próprios números inteiros. Não há que se discutir se os números racionais são ou não reais, uma vez que isso faz parte da definição de números reais. Dessa maneira, toda fração é um número real.

d) Todos os números irracionais

Formados por todos os números decimais que não são racionais. Essa informação também faz parte da definição de números reais, mas é bom listar os seguintes exemplos: raízes não exatas e algumas operações básicas matemáticas envolvendo-as resultam em números irracionais; alguns números muito conhecidos, como o π, também são números irracionais. Dessa maneira, todo número decimal é um número real.

Operações com números reais

As operações envolvendo números reais são as mesmas que envolvem os outros conjuntos numéricos, com as mesmas características, definições e algoritmos. Essas operações são:

1 – Adição

2 – Subtração

3 – Multiplicação

4 – Divisão

5 – Potenciação

6 – Radiciação

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Propriedades dos números reais

As propriedades dos números reais decorrem da construção dos conjuntos numéricos e das definições de cada operação matemática. São elas:

→ Comutatividade

A ordem em que dois números são somados ou multiplicados não altera o resultado. Em outras palavras, dados os números reais a e b:

a + b = b + a

a·b = b·a

→ Associatividade

Os números devem ser operados dois a dois. Se ocorrerem adições ou multiplicações de três ou mais números, a ordem em que eles são escolhidos não altera o resultado. Em outras palavras, dados os números reais a, b e c:

(a + b) + c = a + (b + c)

(a·b)·c = a·(b·c)

→ Elemento neutro

Existe um número que não influencia o resultado quando é multiplicado. Existe outro número que não influencia o resultado quando é somado. Em outras palavras, dados os números reais a, 0 e 1:

a + 0 = a

a·1 = a

→ Elemento inverso

Todo número real possui um elemento inverso com a propriedade seguinte: ao somar o real e seu inverso aditivo, o resultado será o elemento neutro da adição. Ao multiplicarmos o real e seu inverso multiplicativo, o resultado será o elemento neutro da multiplicação. Por exemplo, dado o número real a, seu inverso aditivo será – a e seu inverso multiplicativo será 1/a. Dessa maneira, teremos:

a + (– a) = 0

1 = 1
a   

→ Distributividade

Única propriedade que envolve multiplicação e adição ao mesmo tempo. “O produto da soma é igual à soma dos produtos” é o modo como essa propriedade é proposta no geral. Matematicamente, dados os reais a, b e c:

a·(b + c) = a·b + a·c

Réguas de medidas: objetos que representam parte da reta, que, por sua vez, contém todos os números reais

Réguas de medidas: objetos que representam parte da reta, que, por sua vez, contém todos os números reais

Por: Luiz Paulo Moreira Silva

Artigos relacionados

Reta numérica

Clique para aprender o que é uma reta numérica, como ela pode ser construída, sua definição formal e alguns objetos que utilizam seus princípios.

Área e volume do cubo

Clique e aprenda a calcular a área e o volume de um cubo, sólido geométrico formado por seis quadrados congruentes.

Círculo trigonométrico

Clique e aprenda o que são os círculos trigonométricos e como os números reais são relacionados a ângulos a partir dessa circunferência.

Diferenças entre função e equação

Clique e compreenda as diferenças entre função e equação e saiba mais sobre esses conteúdos matemáticos.

Concavidade da parábola

Clique e aprenda o que é a concavidade de uma parábola e descubra como um dos coeficientes pode determinar o seu formato.

Relações fundamentais da trigonometria

Clique e descubra o que são as relações fundamentais da trigonometria e aprenda como demonstrá-las.

Par ordenado

Clique e aprenda o que é um par ordenado e entenda como esse conjunto de números reais pode ser usado para localizar pontos no plano cartesiano.

Valor de pi

Descubra o valor de pi, número relacionado com o comprimento dos círculos. Conheça uma aproximação desse decimal infinito e aprenda também uma forma de calcular o valor aproximado desse número. Esse método, criado por Arquimedes, utiliza polígonos inscritos e circunscritos em uma circunferência.

Potências de i

Clique e aprenda o que é i dentro do conjunto dos números complexos. Aprenda a utilizar propriedades das potências e dos radicais para encontrar as potências de i. Saiba simplificar potências com expoente muito alto, de modo que o trabalho de calcular uma potência de i reduza-se a calcular i0, i1, i2 ou i3.

Números naturais

Conheça os números naturais, entenda o que é um antecessor e um sucessor de um número, bem como quais são os subconjuntos desse conjunto numérico.

Números Irracionais

Você sabe quais números fazem parte do conjunto dos números irracionais? Clique e confira!

Números Primos

Clique aqui e aprenda a identificar todos os números primos!

Conjunto dos Números Racionais

Clique e aprenda mais sobre o conjunto dos números racionais!

Conjunto dos Números Inteiros

Números Inteiros, representação, adição, subtração, multiplicação e divisão.

Adição e subtração de frações

Clique para aprender a realizar de uma vez por todas a adição e a subtração de frações de maneira prática!

Algoritmo da divisão

Clique para entender o algoritmo da divisão, também conhecido como método da chave, que é utilizado para dividir números inteiros.

Tipo de conjuntos

Conjunto, tipos de conjunto, Representação dos tipos de conjuntos, conjunto vazio, conjunto unitário, conjunto infinito, conjunto finito, Conjuntos numéricos.

Conjunto dos irracionais

Números, Conjunto numéricos, Conjunto dos racionais, Conjunto dos irracionais, Número irracionais, Conjunto dos inteiros, Conjunto dos naturais, Dízimas periódicas, Casas decimais, Parte inteira.

Propriedades da radiciação

Você tem dificuldade de efetuar cálculos com raízes? Conheça as propriedades da radiciação e aprenda a simplificá-los!

Propriedades da Potenciação

Operação entre Potências.

Dicas para o cálculo da multiplicação

Você sabia que existem regras que possibilitam o cálculo da multiplicação de forma mais rápida? Acesse e descubra!