Números Complexos

Números complexos são pares ordenados de números reais do tipo (x, y). Estabelecidas as operações de adição e multiplicação de elementos desse conjunto, podemos obter uma série de propriedades bem semelhantes às existentes para números reais. Em especial, podemos destacar uma identidade muito importante que culminou na obtenção de raízes de índice par de um número negativo.

O estudo dos números complexos contribuiu para resolução de equações de grau maior ou igual a 3, uma vez que essas equações apresentam raízes reais e complexas. O conjunto dos números complexos é representado pela letra C e os elementos desse conjunto também podem ser escritos da forma a + bi, chamada de forma normal ou algébrica.
 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por: Marcelo Rigonatto

Artigos de Números Complexos

Forma trigonométrica de um número complexo

Como escrever um número complexo na forma polar ou trigonométrica

Número Imaginário

Obtendo a raiz quadrada de um número negativo.

Operações com números complexos na forma algébrica

Adição, subtração, multiplicação e divisão de números complexos

Operações com números complexos na forma trigonométrica

Multiplicação e divisão na forma polar

Potenciação de números complexos na forma trigonométrica

Fórmula de Moivre para potenciação na forma trigonométrica.

Potências de i

Clique e aprenda o que é i dentro do conjunto dos números complexos. Aprenda a utilizar propriedades das potências e dos radicais para encontrar as potências de i. Saiba simplificar potências com expoente muito alto, de modo que o trabalho de calcular uma potência de i reduza-se a calcular i0, i1, i2 ou i3.