Temas de matemática que mais caem no Enem

Matemática é a disciplina que possui o maior número de questões no Enem (45 questões ao total), já que não divide área com outras disciplinas. Analisando as provas que já ocorreram, conseguimos identificar temas que são recorrentes. Há também aqueles temas que aparecem esporadicamente. Para se dar bem no Enem, é importante dedicar-se mais a conteúdos que são mais recorrentes na prova, como:

  • probabilidade;

  • estatística;

  • análise combinatória;

  • razão e proporção;

  • função;

  • geometria plana e espacial.

Veja também: Como estudar matemática para a prova do Enem

A matemática é a disciplina que possui o maior número de questões no Enem.
A matemática é a disciplina que possui o maior número de questões no Enem.
  • Estatística

Ao avaliar a prova do Enem, precisamos destacar os temas relacionados à Estatística, que são bastante recorrentes na prova — desde as análises de gráficos até os cálculos das medidas de tendência central (média aritmética simples, média aritmética ponderada, moda e medida), que apareceram todos os anos na prova. Outro conteúdo relacionado que às vezes aparece são as medidas de dispersão, mas nunca com o objetivo de calculá-las especificamente, mas para que seja feita uma comparação entre as medidas de dispersão já calculadas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  • Probabilidade

O conteúdo de probabilidade também é bastante comum na prova. Todos os anos aparece pelo menos uma questão sobre o tema — às vezes até mais de uma questão. Como há várias formas de aplicação da probabilidade, o Enem já cobrou desde o básico, a partir da razão entre casos favoráveis e casos possíveis, até o mais complexo, como distribuição binomial de probabilidades.

  • Análise combinatória

Outro tópico bastante grande e que sempre é explorado pelo Enem é análise combinatória. O exame já cobrou questões simples e mais complexas sobre a aplicação do princípio fundamental da contagem, além de permutação simples, combinação, arranjo. Quase sempre a questão cobra que você indique a operação a ser usada, mas não que você encontre o valor exato. Logo, a prova avalia se você conhece as operações de contagem, e não necessariamente se você sabe calcular.

Outro ponto importante é que as contas de análise combinatória muitas vezes são bastante trabalhosas, o que gastaria bastante tempo. Nas ocasiões em que o Enem cobrou esse tipo de cálculo, foram exercícios mais simples, para que fosse possível calcular sem gastar muito tempo.

Acesse também: Três macetes matemáticos para o Enem

  • Porcentagem e matemática financeira

Situações que envolvem porcentagem e matemática financeira sempre apareceram nas provas do Enem — ainda que misturadas com outras questões, como uma questão de volume que envolve porcentagem ou em meio a questões de estatística.

Dominar porcentagem é essencial para se ter uma base sólida para uma boa nota. A matemática financeira muitas vezes aparece com questões simples de análise de situações cotidianas que envolvem acréscimo, desconto, comparação de preços. As questões de juros compostos, quando aparecem na prova, costumam ser questões difíceis, que inclusive precisam do domínio de logaritmos para a resolução. Geralmente elas gastam boa parte do tempo do candidato para que ele chegue à resposta final correta.

  • Funções

Bastante recorrente na prova, o conteúdo de função é sempre explorado, desde encontrar leis de formação que representam situações-problema até a compreensão do comportamento de uma função afim, quadrática, exponencial. É bastante comum também cair o valor numérico de uma função logarítmica ou de uma função trigonométrica.

  • Geometria plana e espacial

Prepare-se bem para geometria na prova! Esse assunto é explorado em todos os níveis, desde a geometria plana até a geometria espacial, aparecendo na prova o cálculo de áreas de polígonos e de circunferência. São bastante recorrentes também o cálculo do volume de cilindro, prismas, reconhecimento de planificação, projeção de figuras tridimensionais, ângulos, trigonometria, lei dos senos e lei dos cossenos, enfim, a geometria é um tópico que aparece bastante no Enem.

  • Razão e proporção

Um conteúdo que aparece todos os anos na prova, sem dúvidas, são os conceitos de razão e proporção. As questões que envolvem razão geralmente são fáceis e tendem a explorar a comparação entre razões ou o conceito de escala. Problemas com grandezas proporcionais também são recorrentes e podem ser resolvidos com noções de proporção ou regra de três simples.

Leia também: Três erros comuns na regra de três

  • Matemática básica e equações

Chamamos de matemática básica as operações básicas, sistema de numeração, potenciação, radiciação, notação científica, etc. Esses conteúdos sempre aparecem no exame. Saiba que grande parte da prova pode ser resolvida com os conteúdos aprendidos no Ensino Fundamental. O desafio é que essas questões nem sempre possuem uma interpretação fácil de ser feita, então, para se dar bem em problemas de matemática básica, você precisa treinar a sua interpretação de texto.

Por: Raul Rodrigues de Oliveira

Artigos relacionados

Dicas de Matemática para o Enem

Clique aqui e confira algumas dicas importantes sobre a prova de Matemática do Enem e que podem te ajudar a chegar mais perto de um bom resultado.

Estatística no Enem

Entenda como o conteúdo de estatística é cobrado no Enem. Veja análise de questões sobre o tema. Estude os tópicos mais importantes de estatística para o Enem.

Probabilidade no Enem

Entenda o que é probabilidade. Veja como esse conteúdo é cobrado na prova do Enem. Conheça as características em comum que existem nas questões de probabilidade.

Funções no Enem

Veja como o conteúdo de funções costuma ser cobrado no Enem. Observe a resolução de questões de provas anteriores sobre o tema e se prepare melhor para o exame.

Análise combinatória no Enem

Saiba o que é análise combinatória, entenda como esse conteúdo é cobrado no Enem e veja questões de exames passados sobre o tema.

Três macetes matemáticos para o Enem

Clique para conhecer três macetes matemáticos que podem fazer a diferença no Enem!

Quatro conteúdos básicos de Matemática para o Enem

Veja os quatro conteúdos básicos que certamente cairão no Enem e confira indicações de estudo para não se dar mal no exame!

Cinco conteúdos de Matemática para ter sucesso no Enem

Obtenha sucesso no Enem conferindo os cinco conteúdos de Matemática mais recorrentes no exame!

Propriedades da multiplicação

Clique e aprenda as cinco propriedades da multiplicação: comutatividade, associatividade, existência de elemento neutro, existência de inverso multiplicativo e propriedade distributiva. Obtenha exemplos comentados de cada uma delas e veja como elas podem facilitar e agilizar os cálculos de multiplicação.

Grandezas direta e inversamente proporcionais

Clique e aprenda o que são grandezas direta e inversamente proporcionais e entenda como elas devem ser usadas na regra de três.