Dicas de Matemática para o Enem

A Matemática tira o sono de muita gente por ter um grande número de questões no Enem e pelas dificuldades de aprender essa disciplina sozinho. É muito importante garantir uma média boa em Matemática, pois faz com que o candidato saia em vantagem, já que a disciplina é responsável por 45 questões no exame, diferentemente de Ciências da Natureza, por exemplo, que abarca três disciplinas diferentes (Física, Química e Biologia) para as 45 questões.

Como estudar Matemática nem sempre é uma tarefa fácil, reunimos algumas dicas que podem te ajudar.

Leia também: Temas de matemática que mais caem no Enem

Garantir uma boa nota em Matemática faz com que o candidato saia em vantagem. [1]
Garantir uma boa nota em Matemática faz com que o candidato saia em vantagem. [1]

Dica 1 – Conheça bem a prova e o formato das questões

As questões da prova exigem interpretação e, muitas vezes, possuem textos que buscam contextualizar o problema, mas que não são essenciais para a resolução. Para evitar as releituras, quando a questão possuir textos longos, leia o final da questão para saber o que se pede e, depois, leia o começo da questão em si e os textos. Muitas vezes o texto traz informações importantes, mas que, se você não sabe o que a questão está pedindo, ao final terá que realizar uma releitura.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dica 2 Busque trabalhar a resolução da questão pensando nestas etapas

  • Etapa 1: compreensão do problema;

  • Etapa 2: levantamento dos dados mais importantes;

  • Etapa 3: estratégia de resolução;

  • Etapa 4: execução da estratégia de resolução;

  • Etapa 5: checagem dos resultados encontrados.

Estudar pensando nessas cinco etapas ajuda a identificar quais são as suas dificuldades e como resolvê-las. Se a sua dificuldade estiver na etapa 1 e 2, é importante praticar mais a leitura para conseguir melhorar a sua interpretação de textos, além de também praticar a resolução de exercícios. Para sanar dificuldades nessa etapa, é interessante assistir a videoaulas de professores realizando a resolução de exercícios parecidos. Isso pode ajudar bastante a compreender melhor como interpretar esses problemas.

Se sua dificuldade estiver na etapa 3, isso pode estar ligado a dificuldades naquele conteúdo em específico. Se você não consegue pensar em uma estratégia de resolução, mesmo que você tenha compreendido o que a questão te pediu, o ideal é identificar qual conteúdo está sendo abordado naquela questão e dar uma reforçada nos estudos sobre o tema.

Se sua dificuldade estiver na etapa 4, pode ser um problema do conteúdo que a questão pede, mas quase sempre é um problema relacionado à matemática básica. Aprimorar seus conhecimentos nessa área é uma boa saída.

A etapa 5 é de grande importância na resolução de problemas. Ao terminar a questão, verifique se o valor que você encontrou faz sentido. Por exemplo, se ao terminar uma questão de área de uma figura plana, você encontra um valor improvável, algo deu errado em alguma das etapas anteriores, logo é importante rever a resolução da questão desde o início.

Veja também: Como estudar matemática para o Enem

Dica 3 Aumente sempre o seu repertório de questões resolvendo provas anteriores

Saiba que, por ano, pode haver mais de uma aplicação do Enem devido a problemas específicos, como falta de energia em algumas cidades. Então existem já disponíveis várias questões sobre o mesmo tema de anos anteriores.

Tente sempre resolver essas questões percebendo como o Enem cobra os conteúdos, qual a profundidade que esse tema costuma cair ou até mesmo a recorrência do assunto. Muitas vezes os candidatos gastam bastante energia para estudar conteúdos que não caíram no Enem e têm pouca chance de cair, como números complexos.

Dica 4 – Treine com o relógio e sem calculadora

Na prova você tem cerca de 3 minutos por questão e também não é permitido o uso da calculadora, logo é importante que você treine levando em consideração esses dois fatores.

Na prova não é permitido o uso de calculadoras.
Na prova não é permitido o uso de calculadoras.

Dica 5 - Seja organizado com o rascunho de prova

Na prova você receberá um rascunho para realizar a resolução das questões do dia. No entanto, se você não se organizar, aquele rascunho vai mais te atrapalhar do que te ajudar. Assim sendo, é essencial que você tenha organização nas contas para não perder tempo.

Dica 6 - Não comece por questões de dificuldade muito alta

Deixe essas questões para o final, geralmente elas consomem muito mais do que 3 minutos e bastante energia. Para obter uma boa nota no Enem, é preciso que você acerte as questões fáceis e médias da prova. Se você acerta uma questão difícil e não acerta as fáceis, o sistema de correção do Enem faz com que essa questão difícil não tenha tanto valor assim, então não perca 10 minutos de prova em uma questão. Deixe-a para o final, caso sobre tempo.

Dica 7 - Identifique bem as palavras-chaves da questão

Muitas vezes você sabe responder à questão, mas acaba caindo em “pegas” feitos para testar sua atenção na prova. Assim, palavras como respectivamente, metade, dobro, restante, entre outras, devem ser destacadas sempre. Uma questão que pede para calcular a metade do volume de um cilindro, por exemplo, virá em forma de um problema, e a palavra metade pode passar batida durante a leitura. Geralmente uma das alternativas será justamente o volume total do cilindro, o que pode levá-lo ao erro simplesmente por falta de atenção, e não por falta de domínio do conteúdo.

Crédito da imagem

[1] Julio Ricco / Shutterstock

Por: Raul Rodrigues de Oliveira

Artigos relacionados

Estatística no Enem

Entenda como o conteúdo de estatística é cobrado no Enem. Veja análise de questões sobre o tema. Estude os tópicos mais importantes de estatística para o Enem.

Probabilidade no Enem

Entenda o que é probabilidade. Veja como esse conteúdo é cobrado na prova do Enem. Conheça as características em comum que existem nas questões de probabilidade.

Funções no Enem

Veja como o conteúdo de funções costuma ser cobrado no Enem. Observe a resolução de questões de provas anteriores sobre o tema e se prepare melhor para o exame.

Temas de matemática que mais caem no Enem

Clique aqui e conheça quais são os temas que mais caem na prova de matemática do Enem. Veja também quais são os conteúdos que merecem uma maior dedicação!

Três macetes matemáticos para o Enem

Clique para conhecer três macetes matemáticos que podem fazer a diferença no Enem!

Quatro conteúdos básicos de Matemática para o Enem

Veja os quatro conteúdos básicos que certamente cairão no Enem e confira indicações de estudo para não se dar mal no exame!

Cinco conteúdos de Matemática para ter sucesso no Enem

Obtenha sucesso no Enem conferindo os cinco conteúdos de Matemática mais recorrentes no exame!