Proporção no Enem

Proporção é um conceito básico da matemática que busca compreender a relação entre duas ou mais grandezas. No Enem, esse conteúdo pode ser cobrado de diversas maneiras.

Proporção é um conteúdo recorrente no Enem.[1]
Proporção é um conteúdo recorrente no Enem.[1]

Proporção é um tema presente no Enem por ser um conteúdo de grande importância na matemática, pois o trabalho com grandezas é recorrente no cotidiano. Assim, constantemente, deparamo-nos com situações que envolvem grandezas diretamente proporcionais — em que à medida que o valor de uma grandeza aumenta, o da outra também aumenta na mesma proporção — ou grandezas inversamente proporcionais — em que à medida que o valor de uma grandeza aumenta, o da outra diminui na mesma proporção.

No Enem, o conteúdo de proporção é recorrente em questões que abordam a identificação da proporcionalidade, o encontro de valores desconhecidos em situações envolvendo grandezas proporcionais, entre outras situações. Para fazer um bom Enem, é indispensável que se domine a ideia de proporção e seus métodos, como regra de três ou uso de razão.

Leia também: Temas de Matemática que mais caem no Enem

Tópicos deste artigo

Resumo sobre proporção no Enem

  • Proporção é um conteúdo bastante recorrente no Enem.

  • Duas grandezas podem ser diretamente proporcionais ou inversamente proporcionais.

  • Para responder as questões de proporção, é importante dominar, além do conceito, o conteúdo de regra de três e de razão.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que é proporção?

Vivemos em um mundo cercado de grandezas e medidas, estamos o tempo todo contando, medindo e comparando grandezas. Diante da comparação dessas grandezas, surge a ideia de grandezas proporcionais. Dizemos que duas grandezas são proporcionais quando elas se relacionam de forma proporcional, o que significa que se em determinada situação envolvendo essas duas grandezas, uma delas aumentar o seu valor, a outra também aumentará ou diminuirá na mesma proporção.

Existem dois tipos de proporcionalidade entre as grandezas, elas podem ser diretamente proporcionais ou inversamente proporcionais.

  • Grandezas diretamente proporcionais

Duas grandezas são diretamente proporcionais quando, em determinada situação, à medida que uma grandeza aumenta, a outra também aumentará na mesma proporção.

Exemplos:

  • A relação entre salário e impostos (quanto maior o seu salário, maior será o desconto líquido de imposto);

  • Peso e preço (em itens que compramos pelo peso, quanto maior o peso, maior será o valor pago pelo produto);

  • Distância percorrida e tempo (com uma velocidade pré-determinada, quanto maior o tempo, maior será a distância percorrida).

Para que duas grandezas sejam diretamente proporcionais, existe uma relação de proporcionalidade entre elas, isso significa que, por exemplo, se uma grandeza dobrar o seu valor, a outra também dobrará o seu.

  • Grandezas inversamente proporcionais

Duas grandezas são inversamente proporcionais se à medida que uma delas aumenta, a outra diminuirá na mesma proporção.

Exemplos:

  • Velocidade e tempo (quanto maior a velocidade, menor será o tempo para percorrer determinada distância);

  • Vazão e tempo (quanto mais torneiras para encher um tanque ou piscina, menor será o tempo necessário para completar a ação).

Veja também: 3 macetes de Matemática para o Enem

Como a proporção é cobrada no Enem?

Questões que envolvem gradezas são bastante comuns no Enem, e, em alguns casos, trata-se de problemas que envolvem grandezas proporcionais. Os problemas que envolvem proporção podem ser resolvidos, geralmente, utilizando a propriedade fundamental da proporção. Essa propriedade é enunciada também como: o produto dos meios é igual ao produto dos extremos. De forma algébrica, ela é representada assim:

Propriedade fundamental da proporção.

b · c = a · b

As questões que envolvem proporções estão ligadas a problemas cotidianos e podem ser resolvidas com base na propriedade referida e, em alguns casos, na regra de três.

É importante lembrar que a noção de proporcionalidade pode ser cobrada em questões envolvendo razão, geometria plana, entre outras áreas. Vejamos, a seguir, alguns exemplos de questões que envolvem proporção.

Questões sobre proporção no Enem

Questão 1 - (Enem) Uma mãe recorreu à bula para verificar a dosagem de um remédio que precisava dar a seu filho. Na bula, recomendava-se a seguinte dosagem: 5 gotas para cada 2 kg de massa corporal a cada 8 horas.

Se a mãe ministrou corretamente 30 gotas do remédio a cada 8 horas, então a massa corporal do filho é de

A) 12 kg

B) 16 kg

C) 24 kg

D) 36 kg

E) 75 kg

Resolução
Alternativa A

Sabemos que peso e quantidade de remédio são grandezas proporcionais, já que a dosagem está condicionada ao peso. Montando a razão, temos que 5 gotas está para 2 kg, assim como 30 gotas está para um peso x:

Resolução de questão com razão relacionando quantidade de remédio e peso.

Multiplicando cruzado, temos que:

5x = 60

x = 60 : 5

x = 12 kg

Questão 2 - (Enem) A relação da resistência elétrica com as dimensões do condutor foi estudada por um grupo de cientistas por meio de vários experimentos de eletricidade. Eles verificaram que existe proporcionalidade entre:

  • resistência (R) e comprimento (ℓ), dada a mesma secção transversal (A);

  • resistência (R) e área da secção transversal (A), dado o mesmo comprimento (ℓ); e

  • área da secção transversal (A), dada a mesma resistência (R).

Considerando os resistores como fios, pode-se exemplificar o estudo das grandezas que influem na resistência elétrica utilizando as figuras seguintes.

Esquema exemplificando grandezas que influenciam na resistência elétrica.

As figuras mostram que as proporcionalidades existentes entre resistência (R) e comprimento (ℓ), resistência (R) e área da secção transversal (A), e entre comprimento (ℓ) e área da secção transversal (A) são, respectivamente:

A) direta, direta e direta.

B) direta, direta e inversa.

C) direta, inversa, direta.

D) inversa, direta e direta.

E) inversa, direta e inversa.

Resolução

Alternativa C

É necessário analisar cada uma das situações:

Na primeira imagem, dobra-se a resistência, quando isso acontece, o comprimento também é dobrado, logo, são grandezas diretamente proporcionais.

Na segunda imagem, ao dobrar-se a área da secção transversal, a resistência se divide por dois, logo, trata-se de grandezas inversamente proporcionais.

Na terceira imagem, ao dobrar-se a área da secção transversal, o comprimento também será dobrado, logo, as grandezas são diretamente proporcionais.

Então a relação entre as grandezas são, respectivamente: direta, inversa, direta.

Crédito da imagem

[1] Gabriel_Ramos / Shutterstock

Por: Raul Rodrigues de Oliveira

Artigos relacionados

Cinco conteúdos de Matemática para ter sucesso no Enem

Obtenha sucesso no Enem conferindo os cinco conteúdos de Matemática mais recorrentes no exame!

Dicas de Matemática para o Enem

Clique aqui e confira algumas dicas importantes sobre a prova de Matemática do Enem e que podem te ajudar a chegar mais perto de um bom resultado.

Estatística no Enem

Entenda como o conteúdo de estatística é cobrado no Enem. Veja análise de questões sobre o tema. Estude os tópicos mais importantes de estatística para o Enem.

Funções no Enem

Veja como o conteúdo de funções costuma ser cobrado no Enem. Observe a resolução de questões de provas anteriores sobre o tema e se prepare melhor para o exame.

O Conceito de Razão

Para obter uma razão é necessário relacionar dois números. Clique e entenda!

Probabilidade no Enem

Entenda o que é probabilidade. Veja como esse conteúdo é cobrado na prova do Enem. Conheça as características em comum que existem nas questões de probabilidade.