Plano de Argand-Gauss (plano complexo)

O plano de Argand-Gauss é utilizado para representar geometricamente os números complexos. Com as contribuições dos matemáticos Argand e Gauss, foi possível fazer um estudo mais aprofundado desses números, como o cálculo do módulo e do argumento de um número complexo.

Esse plano é também conhecido como plano complexo, pois, dado um número complexo da fórmula algébrica z = x + yi, em que x é a parte real e y é a parte imaginária, ele será representado no plano complexo como o ponto Z (x,y). A representação de um número complexo no plano de Argand-Gauss recebe o nome de afixo ou imagem geométrica do número z.

Leia também: Como calcular as potências de i?

Tópicos deste artigo

Representação geométrica de números complexos

Plano de Argand-Gauss
Plano de Argand-Gauss

Conhecemos como plano de Argand-Gauss, ou plano complexo, o plano formado por dois eixos perpendiculares, que utilizamos para fazer a representação geométrica de um número complexo e, consequentemente, desenvolver conceitos importantes para esses números, como a análise na geometria analítica, o desenvolvimento da fórmula trigonométrica de números complexos e o estudo do argumento e do módulo.

Os números complexos foram estudados na tentativa de resolver equações com raiz quadrada de um número negativo. Os matemáticos desenvolveram os estudos dos números complexos chamando de i a √-1, representando-os de forma algébrica da seguinte forma: z = x + yi.

Para representar um número complexo no plano de Argand-Gauss, foi definido que o eixo horizontal é o eixo da parte real de um número complexo, e o eixo vertical é o eixo da parte imaginária, logo o número complexo z = x + yi é representado pelo ponto (x,y).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Afixos

Os pontos que representam os números complexos no plano de Argand-Gauss recebem o nome de afixos ou imagem do número complexo z. Na representação desses afixos, existem três possibilidades:

  • o número complexo pode ser um número real, quando a sua parte imaginária é igual a zero;

  • o número complexo pode ser um imaginário puro, quando a sua parte real é igual a zero;

  • por fim, ele pode ser um número complexo qualquer, quando a sua parte real e a sua parte imaginária são diferentes de zero.

Veja também: Operações com números complexos na forma algébrica

Número complexo

A representação de um número complexo z = x + yi no plano complexo é bastante simples. Cada um dos eixos é composto por números reais, então basta encontrar a posição do ponto Z (x,y) no plano de Argand-Gauss para representar esse ponto.

Supondo que esse número complexo não seja nem imaginário puro e nem um número real, ou seja, x e y são diferentes de 0, então o ponto Z será um ponto que está em um dos quadrantes do plano complexo.

Representação geométrica do número z = x + yi
Representação geométrica do número z = x + yi

Imaginário puro

Um número complexo é conhecido como imaginário puro, quando a sua parte real é igual a zero, ou seja, z = yi. Quando isso acontece, ao representar esse número imaginário puro no plano de Argand-Gauss, esse ponto vai ser um ponto do tipo Z(0,y). Esse ponto pertence ao eixo vertical, ou seja, o número complexo imaginário puro pertence ao eixo da parte imaginária do plano, o que faz todo sentido, já que esse número não possui parte real.

Imaginário puro
Imaginário puro

Número real

Utilizando um raciocínio análogo ao do imaginário puro, quando um número complexo é também um número real, significa que a sua parte imaginária é igual a zero, então esse número possui representação algébrica z = x. Como a sua parte imaginária é igual a zero, ele é representado pelo ponto Z(x,0). Números complexos que possuem parte imaginária nula são representados por pontos em cima do eixo da parte real.

Número real no plano complexo
Número real no plano complexo

Exemplos:

Agora vejamos a representação de alguns números complexos no plano de Argand-Gauss.

Representação de números complexos no plano de Argand-Gauss
Representação de números complexos no plano de Argand-Gauss

Módulo de um número complexo

Compreendendo a representação de um número complexo no plano complexo, é possível desenvolver o conceito de módulo para um número complexo. Quando estudamos o conjunto dos números reais, aprendemos que módulo nada mais é do que a distância que um número tem até o 0.

Estendendo a ideia de módulo a um número complexo, o módulo também é a distância que um número complexo tem do número real 0, porém, como estamos trabalhando com um número composto por parte real e parte imaginária, para calcular o módulo de um número complexo, vamos encontrar a distância do ponto Z(x,y) até o ponto O (0,0).

Note que |z| nada mais é do que a hipotenusa do triângulo, o que torna possível calcular o módulo utilizando o teorema de Pitágoras.

|z|² = x² + y²

Exemplo:

Calcule o módulo do número complexo z = 3 + 4i.

|z|² = 3² + 4²
|z|² = 9 + 16
|z|² = 25
|z| = √25
|z| = 5

Veja também: Função modular – função cuja variável se encontra dentro do módulo

Argumento de um número complexo

Conhecemos como argumento de um número complexo o ângulo que o vetor OZ forma com o eixo horizontal no plano cartesiano.

Argumento do ângulo
Argumento do ângulo

Para encontrar o valor do ângulo, utilizamos as razões trigonométricas seno e cosseno.

Encontrando o valor do seno e do cosseno, vamos procurar o ângulo θ que possui como argumento os valores encontrados.

Exemplo:

Calcule o argumento do número complexo z = 1 + i.

Primeiro vamos calcular o valor do |z|:

|z|² = 1² + 1²
|z|² = 1 + 1
|z|² = 2
|z| = √2

Agora que conhecemos o valor de |z|, temos que:

Sabemos que o ângulo que possui os valores para seno e cosseno iguais aos valores encontrados é o ângulo de 45º. Podemos representá-lo em graus ou radianos. Então, o argumento desse número complexo é igual a:

Exercícios resolvidos

Questão 1 – Na imagem a seguir, estão representados alguns números complexos:

Os afixos de números imaginários puros são:

A) somente C.

B) somente D.

C) somente C e B.

D) somente A e E.

E) somente B, C e D.

Resolução

Alternativa B. Os afixos que são imaginários puros estão em cima do eixo imaginário. No caso, há somente um ponto que pertence a esse eixo, que é o ponto D.

Questão 2 – No plano complexo a seguir, o ponto que representa o número complexo z = 2 – i é:

A) A.

B) B.

C) C.

D) D.

E) E.

Resolução

Alternativa B. Analisando a imagem, o ponto que possui parte real igual a 2 e parte imaginária igual a – 1 é o ponto B (2, – 1).

Por: Raul Rodrigues de Oliveira

Artigos relacionados

Argumento de um número complexo

Entenda o que é o argumento de um número complexo. Use a trigonometria para calcular o valor do argumento de um número complexo. Encontre o argumento de z.

Forma trigonométrica de um número complexo

Como escrever um número complexo na forma polar ou trigonométrica

Número Imaginário

Obtendo a raiz quadrada de um número negativo.

Operações com números complexos na forma algébrica

Adição, subtração, multiplicação e divisão de números complexos

Plano cartesiano

Entenda o plano cartesiano. Aprenda a construir o plano cartesiano. Conheça os quadrantes do plano cartesiano. Entenda como marcar pontos no plano cartesiano.