Como escrever bem?

O ato de escrever requer habilidades que vão além da língua escrita.

A habilidade de escrever bem requer o desenvolvimento de habilidades complementares

Escrever bem tem sido o grande calcanhar de Aquiles de muitos que se aventuram pelo mundo da língua escrita, não é mesmo? Mas saiba que, seguindo alguns passos e ampliando suas habilidades comunicativas, é possível elevar o nível de seus textos e deixar para trás essa dificuldade de colocar no papel aquilo que você pensa ou fala. Confira, aqui, alguns passos que podem te auxiliar no momento da produção textual!

1 – Leia muito sobre tudo

Pode parecer estranho esse primeiro passo, uma vez que se trata de escrita e não de leitura e intepretação textal. No entanto, a escrita está diretamente relacionada com outras habilidades comunicativas como essa. Afinal, conhecer o assunto, o gênero textual, o tipo textual e o destinatário é fundamental para que seu texto tenha coerência e realize sua função no processo de comunicação de suas ideias. Por isso, LEIA muito sobre tudo relacionado com o assunto do seu texto.

2 – Delimite o seu tema

Ao delimitar o tema você fará um recorte do assunto que irá tratar no seu texto. Isso é muito importante para que sua escrita não aborde de forma superficial uma realidade mais ampla do que o espaço que um texto comporta, ou seja, ao fazer a seleção de uma parte a ser tratada, você garantirá uma abordagem mais concisa, englobando um aspecto que será retirado do contexto geral.

Assim, para delimitar o tema, é necessário conhecer a diferença entre assunto, objeto de estudo e delimitações.

Observe o tema:

“A importância da leitura para uma boa produção textual”

Assunto: Leitura
Objeto de estudo: A importância
Delimitações: para uma boa produção textual

Perceba que, ao fazer a delimitação do tema, saímos de um universo geral para um estudo particular, envolvendo essa generalização. Veja:

Dentro do assunto LEITURA há diversas possibilidades de estudo, por exemplo: A importância da leitura, O uso da leitura, A falta de leitura, A presença da leitura etc. Assim, ao escolher o seu objeto de estudo você fará um recorte e irá direcionar o seu texto apenas para esse aspecto em particular. Dessa forma, temos:

Além disso, é possível analisar esse recorte (objeto de estudo) dentro de determinadas delimitações como: no Brasil, para uma produção textual, na escola etc. Isto quer dizer que delimitar é escolher uma situação, um contexto específico onde o seu objeto de estudo se realizará. As delimitações são normalmente expressas por adjetivos, advérbios e locuções. Veja:

Outros exemplos de delimitação:

"Desafio no combate à homofobia no Brasil"

Assunto: Homofobia
Objeto de estudo: Desafio
Delimitações: no combate, no Brasil

"Inclusão de pessoas com deficiência na sociedade brasileira"

Assunto: Deficiência
Objeto de estudo: Inclusão
Delimitações: de pessoas, na sociedade brasileira

3 – Esquematize seu texto

Após o tema ser delimitado, é hora de fazer uma seleção de ideias sobre ele.

De acordo com o gênero textual escolhido, comece a esquematizar, obedecendo a estrutura textual que o gênero requer e selecione as suas ideias para formar o texto. Lembre-se das leituras iniciais, inspire-se nelas, mas não copie o que você leu. Seja criativo e original!

Assim, se você estiver treinando para o ENEM, você deverá esquematizar um texto dissertativo-argumentativo que contenha uma tese, uma introdução, parágrafos de desenvovimento (2 ou mais) e uma conclusão com proposta de intervenção. Dessa forma, seu esquema deverá abranger todas as partes do gênero escolhido.

4 – Escrita do texto

Esquematizado o texto, é o momento de conectar as ideias.

Agora, é necessário estar atento ao uso de alguns elementos da língua que conferem ao texto uma escrita melhor elaborada, como: recursos estilísticos, elementos coesivos etc., sempre dependendo do gênero textual a ser escrito.

Além disso, tenha sempre em mente o destinatário do seu texto, ou seja, conheça bem quem irá ler a sua produção e busque ser o mais claro possível em suas colocações para que o leitor tenha prazer em realizar essa leitura.

5 – Correção textual e título

Ao finalizar o texto, faça uma lista de itens para verificar, por exemplo: ortografia, pontuação, repetição de palavras, elementos coesivos etc.

Peça a outra pessoa para ler o seu texto e verificar se percebe algum desvio na escrita. Ás vezes, nossa visão fica “poluída” pelo contato excessivo com o texto e, por isso, alguns erros passam despercebidos.

E, finalmente, seja bastante criativo em seu título! Ele é o primeiro contato do leitor com o texto e, por isso, deve chamar a atenção desse, incentivando-o a outras leituras futuras.

Praticando sempre e seguindo esses passos, você atingirá níveis mais apurados na escrita de seus textos. Tenha ótimas produções!

Por: Mariana Rigonatto

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Transporte Rodoviário
Guerra da Bósnia
Órgãos e função do sistema respiratório
5 filósofos que mais caem no Enem
Todas as vídeo aulas

Versão completa