Atestado

Tendo em vista que o atestado integra a modalidade técnica da escrita, esse se constitui de uma estrutura padronizada. Mas, afinal, o que vem a ser um atestado?

Cumpre dizer que ele é um documento no qual se confirma a existência ou inexistência de uma situação de direito, referente a alguém ou sobre um determinado fato. Em outras palavras, é o mesmo que dizer por escrito que algo relacionado a alguém corresponde à verdade.

Nesse sentido, fazendo referência à forma padronizada que o constitui, vale salientar alguns relevantes detalhes, expressos a seguir:  

- Antes de tudo, deve-se ter em mente que o atestado sempre é expedido por alguém que exerce um cargo igual ou superior ao da pessoa sobre a qual se atesta algo.

- Outro aspecto diz respeito à necessidade de haver alguns elementos, tais como: o timbre ou o carimbo da entidade que expede o documento; o discurso ser demarcado com vistas a atender à solicitação do interessado; um título, o qual deve aparecer logo abaixo do timbre, grafado com letras maiúsculas e de forma centralizada.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

- No que se refere à linguagem, faz-se necessário que essa seja expressa de maneira clara e precisa, de forma a conter todas as informações que, porventura, neguem ou confirmem algo.

- Ao final do texto, a presença do nome e a identificação da pessoa que emitiu o documento, seguidos da função que ocupa, revelam-se como fatores preponderantes.   

Atenhamo-nos a um exemplo que ilustrará todos esses elementos ora mencionados:

O atestado confirma a existência ou inexistência de uma situação de direito

O atestado é um documento no qual se confirma a existência ou inexistência de uma situação de direito

O atestado é um documento no qual se confirma a existência ou inexistência de uma situação de direito

Por: Vânia Maria do Nascimento Duarte

Artigos relacionados

Ata

A ata caracteriza-se como um documento que registra os acontecimentos relativos a uma assembleia ou reunião, sendo esses retratados de forma fidedigna.

Carta comercial

A carta comercial é uma correspondência utilizada entre empresas a fim de tratar de negócios. Atenha-se aos aspectos estruturais que a definem!

Como escrever bem?

Aprenda 5 passos para aprimorar a sua produção textual e desenvolva a sua habilidade de escrita!

Declaração

Conheça a declaração e aprenda quais suas características e função social. Aprenda como fazer uma declaração com diferentes modelos.

Importância da revisão textual

A importância da revisão textual representa um conhecimento destinado ao emissor, no intuito de colocar em prática suas habilidades requisitadas mediante a linguagem escrita.

Memorando

Memorando é um tipo de comunicação eminentemente interna estabelecida entre as unidades administrativas de um órgão, obedecendo a uma estrutura padronizada.

Requerimento

O requerimento representa uma situação comunicativa cuja intenção é solicitar algo sobre o qual se tem direito, normalmente endereçado a uma autoridade. Conheça os aspectos estruturais que o compõem!