Memorando

O memorando configura mais um típico exemplo de textos que redigimos com base em critérios pré-definidos, os quais são regidos por uma estrutura padronizada. Com base nesse pressuposto, a finalidade discursiva a que se presta o presente artigo é evidenciar acerca das características que permeiam esse gênero, tornando-as acessíveis ao nosso conhecimento.  

Nesse sentido, temos que o memorando configura um tipo de comunicação eminentemente interna estabelecida entre as unidades administrativas de um mesmo órgão, podendo elas se encontrar em níveis hierárquicos iguais ou distintos. 

Trata-se de um documento no qual a agilidade se revela como fator preponderante, dada a isenção de quaisquer procedimentos burocráticos que porventura venham a dificultar a tramitação do referido ato comunicativo. Dessa forma, de modo a evitar um aumento no número das comunicações realizadas, os despachos ao memorando devem ser dados no próprio documento e, no caso da falta de espaço, em folha de continuação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tendo em vista que a comunicação é dirigida a funcionários, e não a autoridades, como é o caso da carta e do ofício, a linguagem nela presente deve ser objetiva, precisa, simples e direta, obedecendo a uma estrutura, composta dos seguintes elementos:

* Timbre da instituição;

* Número do memorando;

* Remetente;

* Destinatário, sendo este mencionado pelo cargo que ocupa;

* Indicação do assunto;

* Local e data;

* Corpo da mensagem, ou seja, o próprio texto.

* Despedida;

* Assinatura e cargo.

Com base nesses pressupostos, vejamos na prática um modelo que representa o gênero em estudo:

memorando

O memorando se define por uma comunicação interna manifestada entre empresas e órgãos públicos

O memorando se define por uma comunicação interna manifestada entre empresas e órgãos públicos

Por: Vânia Maria do Nascimento Duarte

Artigos relacionados

Ata

A ata caracteriza-se como um documento que registra os acontecimentos relativos a uma assembleia ou reunião, sendo esses retratados de forma fidedigna.

Atestado

Através de uma estrutura padrão, o atestado tem por fim confirmar a existência ou inexistência de uma situação de direito.

Carta comercial

A carta comercial é uma correspondência utilizada entre empresas a fim de tratar de negócios. Atenha-se aos aspectos estruturais que a definem!

Como escrever bem?

Aprenda 5 passos para aprimorar a sua produção textual e desenvolva a sua habilidade de escrita!

Declaração

Conheça a declaração e aprenda quais suas características e função social. Aprenda como fazer uma declaração com diferentes modelos.

Importância da revisão textual

A importância da revisão textual representa um conhecimento destinado ao emissor, no intuito de colocar em prática suas habilidades requisitadas mediante a linguagem escrita.