Gêneros textuais

Gêneros textuais são classificações de textos criados a partir da vida cotidiana e estão intimamente ligados às práticas sociais de uma comunidade. Para que o objetivo do gênero seja concretizado, ocorrem os tipos textuais, que caracterizam a forma de interlocução, podendo variar de acordo com a intenção comunicativa. Os tipos textuais são cinco:

 Os gêneros textuais estão diretamente ligados às práticas sociais, por isso são inúmeros e variados. Portanto, o que é falado, a maneira como é falado e a forma que é dada ao texto são aspectos ligados ao gênero. Assim, como a vida social está em constante mudança, novos gêneros surgem enquanto outros desaparecem.

Leia também: O que é intergenericidade?

Os gêneros textuais estão em constante mudança.
Os gêneros textuais estão em constante mudança.

 

Tipos e gêneros textuais

Os gêneros textuais estão profundamente conectados ao comportamento social das pessoas. Portanto, são facilmente identificáveis, pois:

  • são tão inúmeros quanto às práticas sociais;
  • não são eternos, pois seguem as mudanças advindas das necessidades que a sociedade impõe. O folhetim, por exemplo, que possuía a função de apresentar textos literários até o fim do século XIX, deixou de existir. Atualmente, utiliza-se o gênero fanfiction, um gênero literário desenvolvido por amantes da literatura, que escrevem textos a partir das narrativas que conhecem.

Dessa forma, novos gêneros textuais surgem com frequência e outros deixam de existir.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os gêneros são constituídos a partir de características linguísticas próprias, como a classe gramatical predominante, tempos e modos verbais, relações lógicas etc. Já os tipos textuais são independentes em relação aos gêneros e caracterizam a forma de interlocução, podendo variar de acordo com a intenção comunicativa. Além disso, são limitados.

Para que o objetivo do gênero seja concretizado, ocorrem os tipos textuais. Sendo assim, os gêneros textuais surgem a partir dos tipos textuais.

Veja na tabela a seguir definições e exemplos das cinco tipologias textuais, seguidos de exemplos de gêneros.

TIPOLOGIA TEXTUAL

GÊNEROS TEXTUAIS

Narrativo: textos que possuem o objetivo de narrar histórias por meio de sequências reais ou imaginárias. Apresentam tempo, espaço, personagens, narrador.

Contos, crônica, novela, romance, contos de fada, lendas, fábulas etc.

 

 

Descritivo: textos que apresentam características de determinado objeto, pessoa, ambiente etc. Linguisticamente, a descrição é formada por adjetivos ou predicativos nominais. Além disso, pode ser um tipo de texto manifestado de forma subjetiva ou objetiva.

  • Descrição subjetiva: a descrição é feita a partir de percepções pessoais do autor. Trata-se de impressões envolvendo aspectos emocionais, ou seja, subjetivos.
  • Descrição objetiva: a descrição é feita a partir da forma com que o objeto, pessoa, ser, ambiente é apresentado ao mundo, atribuindo características visíveis a todos.

 

Diários, relatos, biografias, currículos, lista de compra, bula, cardápio, classificados, notícia etc.

 

Expositivo: textos que possuem a intenção de explicar ou dar informações a respeito de algo. Levam o leitor a internalizar conhecimentos e trazem a identificação de fenômenos e conceitos.

Textos de divulgação científica, manuais, revistas especializadas, livros didáticos, verbetes de dicionários e enciclopédias etc.

 

Argumentativo: textos que têm a função de defender um ponto de vista, uma ideia ou questionar algum fato. São caracterizados pela progressão lógica das ideias e exigem linguagem sóbria, denotativa e objetiva.

Ensaio, editorial de jornal ou revista, crítica, monografia, redações dissertativas etc.

 

 

 

Injuntivo: textos marcados predominantemente por verbos no imperativo. Indicam ordem ou orientação.

Propaganda, receita culinária, manual de instruções, horóscopo, livros de autoajuda, etc.

Elementos dos gêneros textuais

Cada gênero textual é identificado a partir de elementos básicos.

  • Assunto: conteúdo que motivou a produção do texto.
  • Finalidade: objetivo que o gênero deverá cumprir. Exemplo: informar, notificar, solicitar, argumentar etc.
  • Perfil do interlocutor: reconhecimento do emissor e do leitor do texto, para saber o nível de linguagem a ser empregado, quantidade de informações e outras estratégias que possam tornar o texto eficaz quanto à comunicação.
  • Suporte: meio pelo qual o gênero se apresenta. Exemplo: papel, parede, rótulos etc.
  • Estilo: forma com que as palavras são organizadas no texto, criando determinados efeitos de sentido.

Gêneros textuais e gêneros literários

Os gêneros textuais abrangem uma infinidade de textos com características próprias, conforme citado nos tópicos anteriores. Os gêneros literários são textos ficcionais que possuem objetivo artístico.

Gêneros não literários

Gêneros literários

  • Não ficcional
  • Produção baseada nas necessidades sociais

Exemplos: artigo de opinião, notícia, editorial, memorando etc.

  • Produção ficcional
  • Fundamentados na arte

 

Exemplos: poesia, conto, romance, novela etc.

Os gêneros textuais representam a universalidade dos textos, por isso são entendidos como infinitos. Os gêneros literários compõem essa universalidade, assim como os gêneros acadêmicos, científicos, jornalísticos.

Veja também: Gêneros literários no Enem – como esse tema é cobrado?

Exercícios resolvidos

Questão 1 – (Enem  2010)

Machado de Assis

Joaquim Maria Machado de Assis, cronista, contista, dramaturgo, jornalista, poeta, novelista, romancista, crítico e ensaísta, nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839. Filho de um operário mestiço de negro e português, Francisco José de Assis, e de D. Maria Leopoldina Machado de Assis, aquele que viria a tornar-se o maior escritor do país e um mestre da língua, perde a mãe muito cedo e é criado pela madrasta, Maria Inês, também mulata, que se dedica ao menino e o matricula na escola pública, única que frequentou o autodidata Machado de Assis.

Considerando os seus conhecimentos sobre os gêneros textuais, o texto citado constitui-se de

A) fatos ficcionais, relacionados a outros de caráter realista, relativos à vida de um renomado escritor

B) representações generalizadas acerca da vida de membros da sociedade por seus trabalhos e vida cotidiana.

C) explicações da vida de um renomado escritor, com estrutura argumentativa, destacando como tema seus principais feitos.

D) questões controversas e fatos diversos da vida de personalidade histórica, ressaltando sua intimidade familiar em detrimento de seus feitos públicos.

E) apresentação da vida de uma personalidade, organizada sobretudo pela ordem tipológica da narração, com um estilo marcado por linguagem objetiva.

Resolução

Alternativa E. Apresentação da vida de uma personalidade, organizada sobretudo pela ordem tipológica da narração, com um estilo marcado por linguagem objetiva.

Questão 2 – (Enem 2010)

MOSTRE QUE SUA MEMÓRIA É MELHOR DO QUE A DE COMPUTADOR E GUARDE ESTA CONDIÇÃO: 12X SEM JUROS.

Revista Época. N° 424, 03 jul. 2006.

Ao circularem socialmente, os textos realizam-se como práticas de linguagem, assumindo funções específicas, formais e de conteúdo. Considerando o contexto em que circula o texto publicitário, seu objetivo básico é

A) definir regras de comportamento sociais pautadas no combate ao consumismo exagerado.

B) influenciar o comportamento do leitor, por meio de apelos que visam à adesão ao consumo.

C) defender a importância do conhecimento de informática pela população de baixo poder aquisitivo.

D) facilitar o uso de equipamentos de informática pelas classes sociais economicamente desfavorecidas.

E) questionar o fato de o homem ser mais inteligente que a máquina, mesmo a mais moderna.

Resolução

Alternativa B. Ocorre o uso de verbos no imperativo, fundamentando o objetivo de levar o leitor a realizar uma ação.

Por: Marcelo Sartel

Seções de Gêneros textuais

Gêneros textuais argumentativos

Interaja-se com uma seção em que você poderá estabelecer um pouco mais de familiaridade com os gêneros textuais argumentativos!

Gêneros textuais do cotidiano

Ao clicar nesta seção, você terá o privilégio de conhecer os muitos gêneros do cotidiano e ainda descobrir acerca dos muitos aspectos que os norteiam!

Gêneros textuais jornalísticos

Tão importante quanto se interagir mediante o discurso é conhecer as características que norteiam os gêneros textuais jornalísticos, dispostas aqui, nesta subseção!

Gêneros textuais ligados à cidadania

Manifesto, abaixo-assinado, carta aberta? Todos eles representam gêneros textuais ligados à cidadania. Para constatá-los, é só um clique!

Gêneros textuais ligados à pesquisa

Aprimore algumas competências ao conhecer as características inerentes aos gêneros textuais ligados à pesquisa!

Artigos de Gêneros textuais

Intergenericidade

O texto e os diferentes gêneros textuais: Clique e saiba o que é intergenericidade!

Resenha

Conheça o gênero textual resenha, quais são os seus subtipos, funções e contextos de uso, bem como aprenda a escrever uma.