Gêneros textuais ligados à cidadania

Redigir um manifesto, um abaixo-assinado, uma carta aberta ilustram circunstâncias comunicativas em que nos posicionamos enquanto emissores no sentido de reivindicar a uma determinada autoridade competente a solução para aquele problema que tanto assola a população como um todo, cujas solicitações são materializadas assumindo uma voz coletiva, isto é, todos os participantes têm a oportunidade de assinar.

Como se vê, trata-se de algo recorrente que, embora materializado, não atentamos para as particularidades linguísticas que demarcam tais situações, ainda que todas elas se insiram na modalidade escrita da linguagem – razão pela qual emerge a importância de dar-lhes a atenção necessária. Nesse sentido, esta seção, da qual poderá usufruir a partir de agora, tem como objetivo principal fazer com que você se familiarize cada vez mais com as estruturas que comportam esses gêneros textuais ligados, essencialmente, à cidadania. Ainda falando sobre essa pertinência, cabe ao caso não nos esquecermos de que, se se tratam de gêneros, dúvida nenhuma temos de que compõem as opções de Redação apresentadas pela maioria das universidades, cujo ingresso se dá por meio de processos seletivos, nos quais o que se encontra em “jogo” é exatamente a avaliação que se faz da nossa competência linguística, acima de tudo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Assim, dadas essas razões, não é à toa que você irá conhecer um pouco mais sobre esses gêneros citados logo no início de nossa conversa, bem como de muitos outros. Muito fácil, não acha? Pois bem, não deixe de conferir e aproveitar ao máximo essa imperdível oportunidade, tão bem planejada e preparada, somente para você... que representa nossa intenção maior.

Bons estudos é o que desejamos a todos!!!

Exemplos de gêneros textuais ligados à cidadania se constituem pelo abaixo-assinado, carta aberta e pelo manifesto

Por: Vânia Maria do Nascimento Duarte

Artigos de Gêneros textuais ligados à cidadania

Abaixo-assinado

O abaixo-assinado se revela como um texto argumentativo no qual um grupo de pessoas faz uma solicitação a uma autoridade competente. Conheça-o aqui!

Carta aberta

A carta aberta possui uma finalidade argumentativa, no intuito de convencer o interlocutor a respeito de um dado assunto.

Manifesto

O manifesto se define como o posicionamento de uma pessoa ou de um grupo de pessoas acerca de um determinado assunto. Conheça aqui suas características!

Relato Pessoal

O relato pessoal, ora concebido como um gênero textual, constitui-se de características distintas. Conheça-as aqui.