Gêneros textuais argumentativos

Para convencê-lo(a) a estar conosco, compartilhando informações, ampliando conhecimentos, aprimorando competências, utilizamo-nos, entre outras estratégias, de uma iniciativa: levando em conta a condição em que se encontra (enquanto usuário da língua), muitas serão as circunstâncias em que precisará fazer uso de argumentos, expondo opiniões, debatendo, externando posicionamentos, cujo maior objetivo é o de fazer com que o outro dê total credibilidade àquilo que está expressando, que realmente acredite  que você tem razão no discurso que produz.

Assim, vale afirmar que a todo o momento estamos praticando essa modalidade dissertativa, digamos assim, cujas ocorrências, além de se manifestarem por meio da oralidade, obviamente, fazem-se presentes, sobretudo, por meio da linguagem escrita, haja vista que não raras as vezes desejamos entrar em contato com uma pessoa cuja autoridade se revela o suficiente para solucionar uma problemática pontual; corriqueiras são as vezes em que participamos de concursos públicos, de exames de vestibulares (inclusive o Enem), pleiteamos uma concorrida vaga no mercado de trabalho, na qual estaremos sendo avaliados segundo a competência de que dispomos acerca da escrita, entre outras inúmeras situações.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por esse amontoado de razões, caríssimo(a) usuário(a), é que disponibilizamos a você este cenário que, ao se revestir de um cunho mais didático, constitui-se de propostas que se fundem num único intento: fazer com que reconheça acerca da importância de se familiarizar com as características que demarcam os gêneros textuais de cunho argumentativo, materializados pelo editorial, pelo artigo de opinião, pela própria dissertação, pela carta argumentativa, enfim, distintos serão os contextos em que você fará uso dos conhecimentos que aqui se encontram preparados para você, sobretudo tendo a consciência de que nos exames avaliativos, acima citados,  entre as opções que ora se encontram disponíveis ao candidato, será exatamente a modalidade dissertativa a qual nos propomos a discutir.  Clique, pois, e aproveite a oportunidade imperdível!

Os gêneros textuais argumentativos se perfazem, entre outros aspectos, da exposição de opiniões acerca de um dado assunto

Por: Vânia Maria do Nascimento Duarte

Artigos de Gêneros textuais argumentativos

Carta argumentativa

Conheça a carta argumentativa e descubra todas as características e funções desse gênero textual. Leia um exemplo para compreender melhor.

Carta de Reclamação

Conheça aqui os aspectos discursivos da carta de reclamação, cuja natureza é argumentativa!

Dissertação

Neste artigo você vai entender melhor a dissertação, um tipo de texto em prosa estruturado por introdução, desenvolvimento e conclusão.

Dissertação subjetiva

A dissertação subjetiva representa uma modalidade textual em que o autor expõe suas ideias e defende seus argumentos, dessa forma, seu posicionamento é revelado por meio de um tom mais pessoal.

Texto dissertativo

Quer saber mais sobre o processo de escrita do texto dissertativo? Acompanhe dicas eficientes para você redigir uma boa dissertação!

Texto Dissertativo e Texto Dissertativo-Argumentativo

Entre o texto dissertativo e o texto dissertativo-argumentativo há alguns aspectos que os fundamentam. Nada melhor que conhecê-los, pois, afinal, basta apenas um clique!