Dissertação

A dissertação é um tipo de texto que tem o objetivo de discutir a respeito de um assunto. Ela é estruturada por introdução, desenvolvimento e conclusão.

A dissertação é um tipo de texto. De modo geral, dissertar significa falar, discutir a respeito de um assunto. Podemos dizer que o texto dissertativo, o narrativo, o descritivo, o expositivo e o injuntivo são as cinco tipologias textuais que formam a base estrutural dos gêneros discursivos textuais (contos, fábulas, cartas, artigos, charges, atas, relatórios etc.).

Diferentemente de um Artigo de Opinião, cuja base é dissertativa e argumentativa na mesma medida, a dissertação deve ocupar-se mais em informar o leitor a respeito de um assunto, expor dados, pesquisas e a opinião de profissionais que possam esclarecer como o tema gera efeitos na sociedade. De maneira geral, na Dissertação, os autores analisam o tema, expondo pontos positivos e negativos, para que assim o leitor se informe e formule seu próprio ponto de vista a repeito do assunto. Nesse sentido, a opinião pessoal do autor sobre o tema é neutralizada.

A dissertação é redigida na terceira pessoa (singular ou plural) e em prosa, ou seja, deve ser estruturada em períodos e parágrafos (diferentemente de um poema ou de uma música, por exemplo, os quais são estruturados em versos e estrofes). Assim como todo texto em prosa da tipologia dissertativa, a dissertação deve apresentar, no mínimo, três parágrafos: introdução, desenvolvimento e conclusão. Vejamos a função de cada umas dessas partes que formam a estrutura básica da dissertação:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Introdução

A introdução é o “cartão de visita” do texto. Nela, o autor deve informar, de maneira clara e objetiva, a respeito do assunto sobre o qual vai dissertar ao longo de todo o texto. De modo geral, os temas são apresentados a partir de uma contextualização histórica (como o tema estava/era antes) ou a partir de um panorama geral sobre a questão na contemporaneidade.

  • Desenvolvimento

O desenvolvimento é uma parte muito importante da dissertação, já que é o espaço em que o autor expõe as informações, fatos, pesquisas a respeito do tema e destaca os pontos positivos e negativos sobre ele. É preciso que o autor selecione bem as informações para que os leitores possam ter uma visão do tema além do senso comum.

  • Conclusão

A conclusão não deve ser uma síntese do texto. Na conclusão, o autor deve evitar inserir informações novas e priorizar o desfecho de suas reflexões. Uma boa sugestão é retomar as informações da introdução para dar unidade ao texto e destacar os efeitos (positivos ou negativos) provocados pelo tema.


Aproveite para conferir nossa videoaula sobre o assunto:

A Dissertação é um tipo de texto cujo objetivo é informar o leitor a respeito de um assunto

A Dissertação é um tipo de texto cujo objetivo é informar o leitor a respeito de um assunto

Por: Luciana Kuchenbecker Araújo

Artigos relacionados

Como escrever bem?

Aprenda 5 passos para aprimorar a sua produção textual e desenvolva a sua habilidade de escrita!

Diferenças entre gêneros e tipos textuais

Você conhece as diferenças entre gêneros e tipos textuais? Clique aqui e veja alguns aspectos que diferenciam essas duas noções.

Dissertação subjetiva

A dissertação subjetiva representa uma modalidade textual em que o autor expõe suas ideias e defende seus argumentos, dessa forma, seu posicionamento é revelado por meio de um tom mais pessoal.

Gêneros textuais orais e escritos

Você sabia que os gêneros textuais podem ser orais e escritos, não é mesmo? Pois bem, confira sobre isso e muito mais clicando aqui!

Injuntivo e Prescritivo: modalidades textuais distintas

Texto injuntivo e texto prescritivo são modalidades textuais cuja finalidade se define por instruir. Clique e confira acerca das características que os demarcam.

Instruir - Característica de alguns gêneros textuais

Conheça sobre as características pertencentes aos mesmos!

Texto Dissertativo e Texto Dissertativo-Argumentativo

Entre o texto dissertativo e o texto dissertativo-argumentativo há alguns aspectos que os fundamentam. Nada melhor que conhecê-los, pois, afinal, basta apenas um clique!

Texto dissertativo

Quer saber mais sobre o processo de escrita do texto dissertativo? Acompanhe dicas eficientes para você redigir uma boa dissertação!

Textos instrucionais e a acessibilidade linguística

Você sabe o que é acessibilidade linguística? Clique e saiba mais sobre a linguagem intrincada dos textos instrucionais.

Tipos e gêneros textuais

Amplie seus conhecimentos interagindo-se com as características destes!