Textos instrucionais e a acessibilidade linguística

A acessibilidade linguística é fator essencial para o melhor entendimento dos chamados textos instrucionais.

Você sabe o que é acessibilidade linguística?

Quando pensamos na palavra acessibilidade, imediatamente a relacionamos ao vocábulo acessível, que nos fala das coisas as quais podemos alcançar com maior facilidade. Falamos de acessibilidade urbana e de outros fatores que facilitam a vida das pessoas, mas esquecemos que a acessibilidade também deve estar intrinsecamente relacionada com o conhecimento. Chamamos de acessibilidade linguística a adequação de alguns textos a uma linguagem menos formal e técnica.

A maioria da população mundial é formada por indivíduos de baixo letramento, isto é, por pessoas que nem sempre conseguem compreender integralmente aquilo que leem. A situação piora bastante quando essas pessoas entram em contato com os chamados textos instrucionais - aqueles que nos orientam na utilização adequada de determinados produtos. Do manual do liquidificador à bula de remédio, sempre recorremos ao manual de instruções para nos certificarmos dos procedimentos a serem adotados. Mas nem sempre esses textos nos fornecem os elementos necessários para o completo entendimento, visto que adotam uma linguagem pouco usual, permeada por termos técnicos que mesmo indivíduos mais acostumados às adversidades comunicacionais podem apresentar dificuldades para decifrar a linguagem empregada.

Desde o ano de 2010 existe nos Estados Unidos uma lei que obriga diversas empresas a adotarem uma linguagem mais acessível em seus textos instrucionais. Isso aconteceu depois que o mau uso de alguns produtos foi associado, após pesquisas na área, à má intepretação dos manuais de instruções. Você imagina o que pode acontecer quando um remédio é administrado de maneira errada por culpa de uma linguagem intrincada e cheia de inversões na estrutura habitual das orações? Ou quando um assento para crianças é instalado de maneira equivocada dentro de um carro porque simplesmente os pais desistiram de tentar entender as instruções do fabricante? Está claro que as consequências podem ser desastrosas e elas poderiam ser evitadas se os textos primassem pela inteligibilidade das informações.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A simplificação da linguagem é um direito de todos, já que nem todos tiveram direito a uma maior exposição ao letramento. A acessibilidade linguística deve ser tratada com seriedade, já que um texto, quando mal interpretado em virtude de uma linguagem que privilegia termos obscuros, pode negligenciar direitos dos cidadãos. Para que ela aconteça, alguns fatores devem ser considerados, como respeitar a estrutura “sujeito-verbo-objeto”, uso da voz ativa, que deve expressar claramente o que deve ser feito por quem busca ajuda nos textos instrucionais, além de uma linguagem simplificada, que vá direto ao ponto, sem rodeios. Lembrando que essa “simplificação” está relacionada com os textos que não apresentem outra intenção a não ser informar de maneira objetiva e clara, pois a linguagem poética ou literária, por exemplo, não tem compromisso com a objetividade.

A acessibilidade linguística é essencial para que possamos entender textos que adotem linguagem técnica e inversão da estrutura das orações

A acessibilidade linguística é essencial para que possamos entender textos que adotem linguagem técnica e inversão da estrutura das orações

Por: Luana Castro Alves Perez

Artigos relacionados

Dissertação

Neste artigo você vai entender melhor a dissertação, um tipo de texto em prosa estruturado por introdução, desenvolvimento e conclusão.

Injuntivo e Prescritivo: modalidades textuais distintas

Texto injuntivo e texto prescritivo são modalidades textuais cuja finalidade se define por instruir. Clique e confira acerca das características que os demarcam.

Instruir - Característica de alguns gêneros textuais

Conheça sobre as características pertencentes aos mesmos!

Posições do sujeito na oração

Conheça acerca das distintas posições ocupadas pelo sujeito na oração por meio de um só clique!