Instruir - Característica de alguns gêneros textuais

Tendo em vista que a linguagem cumpre um papel estritamente social, estamos habituados a compartilhar com inúmeros textos, os quais circundam em meio ao nosso cotidiano.

Essa diversidade está condicionada ao que denominamos de “gêneros textuais”, cuja característica principal é representar as mais variadas situações comunicativas. Todos eles com uma finalidade específica, seja no intuito de informar, persuadir, entreter, convencer, dentre outros objetivos.

Há aqueles que, por excelência, desempenham a função de nos instruir mediante a realização de uma atividade específica. Representando tal modalidade, figuram-se os manuais de instrução, as receitas culinárias, bulas de remédios, editais ligados à maioria dos concursos, faixas informativas referentes a um determinado evento, dentre outros.

Pelo fato de caracterizarem-se como comuns, nossa familiaridade com os mesmos restringe-se somente ao objetivo de contemplarmos aquilo que buscarmos, não nos atemos a uma análise mais específica quanto à linguagem.

Quanto ao aspecto gramatical, a mesma perfaz-se de verbos conjugados no modo imperativo, em função de o discurso pautar-se pela instrução, no sentido de nos guiar quanto aos procedimentos a serem adotados.
Geralmente, apresenta-se de forma concisa, clara e objetiva, isentando-se de traços subjetivos e juízos de valor, atendendo a uma sequência lógica.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
A instrução representa uma das várias finalidades discursivas inerentes aos gêneros

A instrução representa uma das várias finalidades discursivas inerentes aos gêneros

Por: Vânia Maria do Nascimento Duarte

Artigos relacionados

Carta argumentativa

Conheça a carta argumentativa e descubra todas as características e funções desse gênero textual. Leia um exemplo para compreender melhor.

Carta do leitor

Constate as principais características inerentes a este gênero!

Carta pessoal

Confira aqui os elementos característicos de uma carta pessoal!

Dissertação

Neste artigo você vai entender melhor a dissertação, um tipo de texto em prosa estruturado por introdução, desenvolvimento e conclusão.

E-mail

Conheça as características que norteiam este gênero!

Notícia - características relevantes

A notícia é um gênero textual que está presente em nosso cotidiano. Confira algumas características para elaboração de uma notícia.

O discurso presente no anúncio publicitário

Interaja-se um pouco mais com as características pertinentes ao mesmo!

Textos instrucionais e a acessibilidade linguística

Você sabe o que é acessibilidade linguística? Clique e saiba mais sobre a linguagem intrincada dos textos instrucionais.

Tipos e gêneros textuais

Amplie seus conhecimentos interagindo-se com as características destes!