Carta do leitor

A carta do leitor é um texto que circula em jornais e revistas que serve para que o leitor expresse sua opinião a respeito de alguma matéria.

Em uma democracia, o debate público é extremamente importante. A carta do leitor é uma forma de debater abertamente diversos assuntos.
Em uma democracia, o debate público é extremamente importante. A carta do leitor é uma forma de debater abertamente diversos assuntos.

A carta do leitor é um texto jornalístico de caráter opinativo (argumentativo). Nele, o leitor exerce o direito de expor seu ponto de vista acerca de um determinado assunto discutido em um jornal ou revista.

Apesar de ser denominada carta, ela se diferencia de uma carta comum por causa de seu conteúdo. Em uma carta direcionada a jornais e revistas, prevalece a argumentação, e o leitor pode concordar ou discordar do que foi exposto e defendido pelo meio midiático.

Leia também: Carta argumentativa — gênero opinativo usado nas mais diversas situações

Resumo sobre carta do leitor

  • A carta do leitor é uma modalidade de texto, presente em jornais e revistas, de caráter argumentativo, que aborda temas relevantes.

  • Na carta do leitor prevalece a objetividade e a argumentação (intento de persuasão) do autor.

  • Ao escrever uma carta do leitor, deve-se ter em mente o seu público-alvo, isto é, os leitores do jornal ou revista em que o texto será publicado.

  • Sua linguagem não deve ser excessivamente rebuscada, porém não deve ser informal.

Videoaula sobre carta do leitor

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que é carta do leitor?

A carta do leitor é uma modalidade textual muito utilizada em jornais e revistas. É comum haver, em veículos de imprensa, uma seção reservada ao leitor para que ele possa opinar e argumentar sobre um tema específico já publicado ou mesmo para ofecer ideias sobre conteúdos a serem abordados.

Em uma recente iniciativa, o jornal Folha de S.Paulo convidou suas leitoras a compartilharem quais temas elas gostariam de ler no jornal. Diversas mulheres escreveram cartas solicitando temas como a pluralidade de pensamento, maior representatividade feminina nos debates públicos e reportagens biográficas com personalidades brasileiras.

Assim, a carta do leitor é um espaço público em que os sujeitos podem exercer sua cidadania tecendo críticas, elogios ou formulando teses no intuito de ampliar o debate acerca de grandes temas nacionais.

Estrutura e características da carta do leitor

A carta do leitor é um texto curto e direto, prevalecendo nele a argumentação. Essa característica deve-se ao espaço curto que os meios midiáticos reservam ao gênero. Assim, quanto mais objetivo for o texto, melhor compreendido ele será.

Por se tratar de um texto argumentativo, o autor deve saber operar bem os recursos de construção textual e ter uma boa capacidade de síntese ao apresentar/descrever o problema do qual ele gostaria de tratar.

Em alguns casos, a carta do leitor pode apresentar a tradicional estrutura da carta pessoal (data, vocativo, corpo do texto, despedida e assinatura), embora atualmente esse modelo não seja muito comum em jornais e revistas.

Leia também: Resenha — gênero que descreve e apresenta outro texto

Como se faz uma carta do leitor?

Para escrever uma carta do leitor, é preciso ter um ponto de vista bem definido sobre o assunto lido, que será abordado na carta. Além disso, o autor precisa conhecer seu público, visto que o texto estará disponível em uma seção do jornal que muitos lerão, e opiniões serão formadas acerca do que foi escrito.

A carta do leitor é, portanto, objetiva e persuasiva. Vale lembrar que o texto, antes de ser publicado, passará por uma seleção do jornal ou revista. Por causa disso, o autor deve fazer suas devidas críticas, mas fundamentá-las muito bem e evitar qualquer tipo de falácia argumentativa, que pode facilmente se converter em ofensas gratuitas.

Quanto ao tipo de linguagem, a regra é que o autor deve elaborar uma redação voltada para uma audiência ampla. Isso significa que não se deve ser excessivamente rebuscado ou excessivamente informal.

Exemplos de carta do leitor

A seguir, estão elencados alguns exemplos de cartas de leitoras publicadas na Folha de S.Paulo:

Reportagens biográficas sobre personalidades brasileiras da educação e suas trajetórias, principalmente mulheres. Como sou da área da dança, gostaria de ver abordagens críticas quanto ao descaso com a cultura, não somente com o audiovisual mas com as outras artes, totalmente esquecidas.

Patrícia Larentis (Bento Gonçalves, RS)

Escrevam sobre a política feita por mulheres, o trabalho de vereadoras, deputadas e senadoras; sobre a saúda de mulher; sobre educação para mulheres. Quero ler também sobre fertilidade e perda gestacional. Há um silêncio sobre esse tema.

Odete dos Santos (Guarulhos, SP)

Uma parcela significativa das reportagens é misógina ou sobre assuntos ditos universais, mas que, na verdade, interessam a apenas uma parcela da sociedade, como o futebol. Quase cancelei a Newsletter, que leio todas as manhãs, quando uma das sugestões era uma reportagem sobre Paola Oliveira ter postado uma foto sem calcinha. Para acompanhar fotos da Paola Oliveira em redes sociais basta eu simplesmente seguir a Paola Oliveira nas redes sociais.

Luisa Teixeira Viotti (São Paulo, SP)

Por: Rafael Camargo de Oliveira

Artigos relacionados

Carta aberta

A carta aberta possui uma finalidade argumentativa, no intuito de convencer o interlocutor a respeito de um dado assunto.

Carta argumentativa

Conheça a carta argumentativa e descubra todas as características e funções desse gênero textual. Leia um exemplo para compreender melhor.

Carta pessoal

Confira aqui os elementos característicos de uma carta pessoal!

E-mail

Conheça as características que norteiam este gênero!

Instruir - Característica de alguns gêneros textuais

Conheça sobre as características pertencentes aos mesmos!

Notícia - características relevantes

A notícia é um gênero textual que está presente em nosso cotidiano. Confira algumas características para elaboração de uma notícia.

Tipos e gêneros textuais

Amplie seus conhecimentos interagindo-se com as características destes!