E-mail

Considerado um gênero textual inerente ao ambiente eletrônico
Considerado um gênero textual inerente ao ambiente eletrônico

Tendo em vista que os gêneros textuais integram as situações que norteiam nosso cotidiano, há que se ressaltar acerca de um deles, por sinal bastante recorrente: o e-mail.  E, por assim dizer, não há como negar que o avanço tecnológico representou significativos benefícios na vida de muitas pessoas, tendo em vista a agilidade, comodidade, entre outros fatores. Antigamente, as formas pelas quais os interlocutores se comunicavam eram cartas, telegramas; e hoje, graças a tal avanço, não precisamos mais destes recursos.

Mas como nosso objetivo é apontar as características que integram os diferentes gêneros, vale ressaltar que o gênero em discussão se assemelha à carta, em termos estruturais. Dessa forma, ele se constitui do vocativo, texto, despedida e assinatura. Mas, afinal, a data nessa modalidade não representa algo importante? Obviamente que sim, mas o próprio programa já se encarrega de retratá-la, ou seja, já vem especificada – revelando o dia e a hora em que a mensagem foi enviada, não sendo necessário, portanto, que o usuário se encarregue disto.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No que diz respeito à linguagem, dizemos que esta pode variar significativamente, pois tudo depende do nível de relacionamento entre as pessoas que participam do discurso, isto é, pode ser informal, podendo haver até mesmo o uso de abreviaturas (tais como vc - você, pra- para, tô - estou, tb – também, entre outros), ou formal. Outro aspecto de total relevância é que, para que a mensagem seja efetivamente concluída, se faz necessário que os interlocutores estejam atentos a alguns detalhes, essenciais por sinal. Para tanto, analisemos cada um deles de forma particular:

nome@provedor.com.br

O nome representa o usuário, @ diz respeito ao símbolo que envia ao computador a mensagem de que o conjunto de informações é um endereço de e-mail. O provedor representa a empresa que permite o acesso à Internet, que pode ser de forma gratuita ou mediante o pagamento de uma taxa específica. O termo “com” possui o sentido de comercial e “br” refere-se a Brasil.

Por: Vânia Maria do Nascimento Duarte

Artigos relacionados

Anúncio classificado

O anúncio classificado é um gênero textual cujo objetivo é vender, trocar, alugar, comprar, oferecer mão de obra especializada, entre outros.

Artigo de opinião

O artigo de opinião é um gênero textual bastante requisitado em vestibulares e concursos públicos. Clique aqui e conheça suas características.

Carta do leitor

Veja como interpretar e fazer uma carta do leitor por meio de exemplos, de sua definição e do estudo de sua estrutura e características.

Carta pessoal

Confira aqui os elementos característicos de uma carta pessoal!

Crítica

A crítica é um gênero textual cuja finalidade é a descrição de um objeto cultural.

Editorial

Atenha-se aos traços que delineiam esse gênero textual!

Instruir - Característica de alguns gêneros textuais

Conheça sobre as características pertencentes aos mesmos!

Notícia - características relevantes

A notícia é um gênero textual que está presente em nosso cotidiano. Confira algumas características para elaboração de uma notícia.

Relato Pessoal

O relato pessoal, ora concebido como um gênero textual, constitui-se de características distintas. Conheça-as aqui.

Reportagem

A reportagem caracteriza um gênero textual pertencente ao cotidiano jornalístico, cujo enfoque é retratar acerca de um determinado assunto, manifestado de forma abrangente e detalhada.

Tipos e gêneros textuais

Amplie seus conhecimentos interagindo-se com as características destes!