Anúncio classificado

O anúncio classificado possui uma finalidade persuasiva
O anúncio classificado possui uma finalidade persuasiva

Tendo em vista que os gêneros textuais representam as diversas situações sociocomunicativas que perpassam nosso cotidiano, eis que estamos nos referindo a um deles, com o qual mantemos bastante familiaridade – o anúncio classificado. Para encontrá-lo, basta folhearmos algumas páginas dos jornais, que lá o encontraremos.

Semelhantemente aos demais gêneros, também possui uma finalidade discursiva, revelada pela intenção de vender, trocar, alugar, comprar, oferecer mão de obra especializada, entre outras. Intenções estas que nos fazem constatar que se trata de um gênero pautado pela persuasão, cujo objetivo é induzir o interlocutor a adquirir o produto anunciado, assim como ocorre no anúncio publicitário, porém com menos recursos atrativos, como as imagens, por exemplo.

No mínimo, o que se espera do anúncio é que o receptor entre em contato com o anunciante, no caso de haver interesses de sua parte. Para tanto, faz-se necessário que haja um meio de contato entre ambos. Sendo assim, normalmente, aparece expresso o número do telefone, e-mail, endereço físico ou qualquer outro. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em se tratando dos aspectos estruturais que o compõem, costuma ser dividido nas seguintes partes:

* Título, o qual se apresenta de forma objetiva e atrativa;

* Corpo do anúncio, retratado pela mensagem propriamente dita, no qual constam as informações necessárias à efetiva interlocução, como, por exemplo, os dados essenciais do produto anunciado;

* Meio de contato, utilizado no intuito de manter a comunicação entre os interlocutores envolvidos.

Em face de todos esses pressupostos, observemos, pois, um exemplo, de modo a constatarmos algumas relevantes características:

 Trata-se de um anúncio cujo objetivo é a oferta de emprego                      

Por: Vânia Maria do Nascimento Duarte

Artigos relacionados

Carta aberta

Clique aqui, descubra o que é uma carta aberta, saiba quais são as suas principais características, aprenda como fazer e veja um exemplo.

Carta argumentativa

Conheça a carta argumentativa e descubra todas as características e funções desse gênero textual. Leia um exemplo para compreender melhor.

Como escrever bem?

Aprenda 5 passos para aprimorar a sua produção textual e desenvolva a sua habilidade de escrita!

Crítica

A crítica é um gênero textual cuja finalidade é a descrição de um objeto cultural.

Desvios na linguagem publicitária

Alguns desvios na linguagem publicitária são realizados de forma intencional, de modo a atingir a finalidade da comunicação.

E-mail

Conheça as características que norteiam este gênero!

Editorial

Saiba como fazer um editoral e quais são suas principais características. Conheça sua estrutura e veja alguns exemplos.

Notícia - características relevantes

A notícia é um gênero textual que está presente em nosso cotidiano. Confira algumas características para elaboração de uma notícia.

O blog

Atenha-se a algumas elucidações inerentes a este assunto!

Reportagem

A reportagem caracteriza um gênero textual pertencente ao cotidiano jornalístico, cujo enfoque é retratar acerca de um determinado assunto, manifestado de forma abrangente e detalhada.