Tipos e gêneros textuais

Encontram-se demarcados nas distintas situações cotidianas
Encontram-se demarcados nas distintas situações cotidianas

Ao longo de nossa vivência enquanto falantes, temos a oportunidade de convivermos com uma enorme diversidade de textos. Basta sairmos às ruas que tão logo está confirmada esta ocorrência. São panfletos, outdoors, cartazes, dentre outros.

Ao enfatizarmos sobre os tipos textuais, esta classificação relaciona-se com a natureza linguística expressa pelos mesmos. Classificando-se em narrativos, descritivos e dissertativos. Conforme demonstra os exemplos:

Um texto narrativo caracteriza-se pela sucessão de fatos ligados a um determinado acontecimento, seja ele real ou fictício, o qual pressupõe-se de todos os elementos referentes à modalidade em questão, como narrador, personagens, discurso, tempo e
espaço.


O descritivo pauta-se pela descrição minuciosa de uma determinada pessoa, objeto, animal ou lugar, no qual as impressões são retratadas de maneira fiel.

O dissertativo conceitua-se pela exposição de ideias, reforçadas em argumentos lógicos e convincentes acerca de um determinado assunto.

Já os gêneros textuais estão diretamente ligados às situações cotidianas de comunicação, fortalecendo os relacionamentos interpessoais por meio da troca de informações.

Tais situações referem-se à finalidade que possui cada texto, sendo estas, inúmeras. Como por exemplo:

A comunicação feita em meio eletrônico é um gênero textual que aproxima pessoas de diferentes lugares, permitindo uma verdadeira interação entre as mesmas.

Existem gêneros textuais do cotidiano jornalístico, cuja finalidade é a informação. É o caso da notícia, da entrevista, do artigo de opinião, do editorial, dentre outros.

Há também os chamados instrucionais, como, por exemplo, o manual de instrução, a bula de um remédio, e outros.

Outros que se classificam como científicos, os quais são oriundos de pesquisas e estudo de casos, como a monografia, tese de doutorado, ligados à prática acadêmica.

Enfim, seja qual for o gênero utilizado, torna-se de fundamental importância sabermos que todos possuem uma finalidade específica perante à comunicação estabelecida, e como fazem parte da modalidade escrita da língua, são regidos de normas específicas no que se refere à sua composição.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Por: Vânia Maria do Nascimento Duarte

Artigos relacionados

Caricatura

Leia este artigo sobre caricatura, um desenho exagerado das características físicas do objeto caricaturado para criar retratos bem-humorados.

Carta do leitor

Constate as principais características inerentes a este gênero!

Carta pessoal

Confira aqui os elementos característicos de uma carta pessoal!

Desvios na linguagem publicitária

Alguns desvios na linguagem publicitária são realizados de forma intencional, de modo a atingir a finalidade da comunicação.

Diferenças entre gêneros e tipos textuais

Você conhece as diferenças entre gêneros e tipos textuais? Clique aqui e veja alguns aspectos que diferenciam essas duas noções.

Dissertação

Neste artigo você vai entender melhor a dissertação, um tipo de texto em prosa estruturado por introdução, desenvolvimento e conclusão.

E-mail

Conheça as características que norteiam este gênero!

Instruir - Característica de alguns gêneros textuais

Conheça sobre as características pertencentes aos mesmos!

Intergenericidade

O texto e os diferentes gêneros textuais: Clique e saiba o que é intergenericidade!

Narração

Constate acerca dos pontos que demarcam tal modalidade.

Notícia - características relevantes

A notícia é um gênero textual que está presente em nosso cotidiano. Confira algumas características para elaboração de uma notícia.

O discurso presente no anúncio publicitário

Interaja-se um pouco mais com as características pertinentes ao mesmo!

Seminário

Entenda a estrutura do gênero textual Seminário e aprenda como apresentá-lo.

Texto dissertativo

Quer saber mais sobre o processo de escrita do texto dissertativo? Acompanhe dicas eficientes para você redigir uma boa dissertação!

Tipologia textual

Narração, dissertação, descrição, injunção e exposição: Saiba mais sobre a tipologia textual!