Biografia

Biografia é um texto narrativo sobre a vida de um indivíduo, escrita por ele ou por um terceiro e cujo objetivo é atentar-se a fatos e acontecimentos importantes dessa vida.

Biografia de Steve Jobs, escrita por Walter Isaacson.
Biografia de Steve Jobs, escrita por Walter Isaacson.

A biografia é o relato da vida uma pessoa. É muito comum encontrarmos o registro da vida de personalidades e celebridades, pois essa modalidade de texto tem como função social divulgar e exaltar os feitos de figuras que de alguma forma contribuíram para as transformações do mundo, sendo ainda capazes de inspirar e influenciar novas pessoas.

 Leia mais: Resenha — gênero textual cuja função é apresentar as principais informações de uma obra para os leitores

Resumo sobre biografia

  • É um gênero utilizado no registro dos acontecimentos da vida de uma pessoa.

  • Nela prevalece a narração, mas a descrição é bastante utilizada para tratar de lugares e pessoas.

  • Do ponto de vista estrutural, ela se organiza da seguinte forma: introdução, desenvolvimento e conclusão.

  • É escrita cronologicamente para que o leitor possa acompanhar a sucessão dos fatos de forma objetiva.

  • É escrita com verbos no passado (pretérito perfeito, imperfeito e mais-que-perfeito).

  • Pode ser classificada em dois tipos: biografia (em terceira pessoa) e autobiografia (em primeira pessoa).

  • A biografia não autorizada é escrita sem o consentimento do biografado e ainda hoje gera discussões morais e éticas.

Videoaula sobre biografia, autobiografia e memórias

O que é uma biografia?

A biografia é um texto cuja finalidade é registrar os acontecimentos da vida de uma pessoa. Ela pode ser feita tanto pela própria pessoa (autobiografia) quanto por outra (biografia).

Esse gênero é muito utilizado por personalidades e celebridades que, por serem nomes conhecidos pelos seus feitos (musicais, científicos, artísticos etc.), acabam despertando a curiosidade da audiência.

Principais características da biografia

No texto biográfico, predomina a narrativa com alguns pontos de descrição (de espaços, pessoas e demais elementos essenciais ao texto). Além disso, o texto biográfico pode ser escrito em primeira ou terceira pessoa. Essa decisão depende do tipo de biografia que está sendo feita. Se for uma autobiografia, o texto será escrito em primeira pessoa, e, se ele for escrito por um terceiro, utiliza-se a terceira pessoa.

A biografia é apresentada em ordem cronológica para situar o leitor objetivamente. Em outros termos, narra-se os primeiros anos de vida (infância) até o ápice da carreira ou os últimos dias (caso o biografado já tenha falecido).

Outra característica importante é com relação ao uso dos verbos. Por ser um texto predominantemente narrativo, os verbos de ação são fundamentais. No entanto, eles se encontram preferencialmente no passado (pretérito perfeito, imperfeito e mais-que-perfeito), pois narra-se sempre o que já aconteceu.

  • Estrutura da biografia

Do ponto de vista estrutural, a biografia organiza-se da seguinte forma:

Introdução: aqui são apresentadas as informações iniciais de quem está sendo biografado, como data de nascimento, cidade de origem, referências familiares e outras informações consideradas importantes para introduzir o biografado ao leitor.

Desenvolvimento: a biografia segue pela sequência cronológica das experiências e ações ao longo da vida do biografado.

Conclusão: é o fechamento da obra. Nesse ponto é permitido uma avaliação mais subjetiva e menos factual, isto é, o autor pode escrever mais sobre os sentimentos e emoções pelos quais passou (caso seja uma autobiografia) ou sobre as impressões que teve de quem foi biografado (caso seja uma biografia em terceira pessoa).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como fazer uma biografia?

Para escrevermos uma biografia sobre alguém, é preciso, em primeiro lugar, pesquisar profundamente sobre o biografado. É preciso reunir todas as informações pelas mais variadas fontes possíveis, as quais podem ser matérias e entrevistas em jornais impressos, gravações, cartas pessoais ou públicas, fotografias etc.

Com todos esses dados em mãos, é preciso definir aquilo que é essencial e aquilo que é supérfluo. Essa decisão é importante, pois a biografia é um texto destinado a uma grande audiência, e certas informações podem não despertar a curiosidade dela. Assim, feito o processo de coleta, análise e separação do material do biografado, inicia-se a produção da biografia.

  • Recomendações para a escrita da biografia

No início, é importante informar ao leitor quem é o biografado. Mesmo que possa se tratar de uma personalidade, às vezes, por ser de uma área muito específica, alguns não a conheçam. Essa parte é muito importante e deve ser bem sucinta, isto é, sem rodeios.

Exemplo: Michelangelo nasceu em Caprese, 6 de março de 1475, e morreu em Roma, 18 de fevereiro de 1564. Ele foi considerado um dos maiores artistas da história, produzindo famosas pinturas, esculturas, poemas e obras arquitetônicas.

Após a introdução, você deve apresentar em ordem cronológica os fatos mais relevantes na vida do biografado. Quais foram seus principais feitos? Como foram os acontecimentos que resultaram em seus grandes feitos? Quais foram suas influências?

Exemplo: A Pietà é uma de suas esculturas mais famosas. Ela é resultado de um período em que Michelangelo trabalhou para os Médici. Na obra, percebemos uma das principais características do artista italiano: o idealismo. Ele abandona o realismo da morte trágica e representa o corpo de Cristo diante de sua mãe, Maria, de forma sublime. A obra se encontra atualmente na Basílica de São Pedro, em Roma.

O fechamento do texto pode vir com algumas análises de cunho subjetivo. O autor pode falar sobre a admiração que tem pelo biografado, por exemplo. É possível ainda trazer algumas discussões ou questões pertinentes à situação do biografado.

Exemplo: Michelangelo deixou, sem dúvidas, um importante legado para a arte no mundo. A sua produção não foi apenas bela em simetria e proporcionalidade, mas em um aspecto idealizador que condiz com a própria vontade do artista.

Exemplo de biografia

A seguir, temos como exemplo a biografia de Torricelli.

Torricelli

Sabemos que a atmosfera exerce pressão sobre nós, ou melhor, em tudo que está sobre a superfície da Terra. Ao olharmos para o céu não a vemos, mas sabemos que a pressão atmosférica existe, e questionamos: como medi-la?

O experimento que mediu a pressão atmosférica foi construído pelo físico e matemático italiano Evangelista Torricelli.

Evangelista Torricelli nasceu no ano de 1608, em uma cidade italiana chamada Faenza. Ele estudou Matemática em Roma, foi aluno de Benedito Castelli, um discípulo de Galilei. No ano de 1641, Torricelli mudou-se para Florença a fim de se tornar assistente de Galileu, a quem substituiu como matemático oficial do grão-duque Ferdinando II da Toscana.

O tempo que passou ao lado de Galilei despertou em Torricelli o interesse propriamente dito pela Física. Mesmo após a morte de Galileu, no início de 1642, Evangelista Torricelli realizou diversos trabalhos, ou melhor, importantíssimos trabalhos em Física. Ele fez diversas contribuições para o progresso da ciência, sendo que suas contribuições se estenderam em uma área onde diversos matemáticos consagrados da época trabalhavam, como Fermat, Roberval, Descartes etc. Na época, esses matemáticos estavam à procura de processos para calcular volume, áreas abaixo de curvas, comprimento de curvas e tangentes curvas.

Entre as diversas descobertas realizadas pelo matemático e físico Torricelli, podemos citar o cálculo do comprimento de um tipo de espiral e também o cálculo da área debaixo do gráfico da hipérbole dada por y = 1/x2. Esse tipo de investigação foi muito importante, pois mais tarde levou à invenção do Cálculo Diferencial e Integral, por Newton e Leibniz.

SILVA, Domiciano Correa Marques da. Torricelli. Prepara enem. Disponível em: https://www.preparaenem.com/fisica/torricelli.htm.

Leia mais: Artigo de opinião — seu objetivo é fomentar o debate, trazer a reflexão aos leitores e (talvez) propor mudanças

Tipos de biografia

As biografias podem ser classificadas em:

Biografia: é escrita em terceira pessoa, geralmente por pesquisadores e acadêmicos interessados em relatar os acontecimentos de vida de personalidades de grande relevância para uma nação ou para a humanidade. Como exemplo de biografia, temos Nelson Mandela: uma lição de vida, de Jack Lang, e Bill Gates: o estilo Bill Gates de gerir, de Des Dearlove. Ambas tratam de figuras importantes em campos distintos da sociedade (política e tecnologia, respectivamente) e despertam curiosidade em diversas pessoas.

Autobiografia: consiste em contar e relatar a própria vida. Ela é escrita em primeira pessoa e, dessa forma, o narrador se mistura com o autor da obra. Uma das autobiografias mais conhecidas é a de Charles Chaplin, intitulada Minha vida.

Biografia não autorizada

A biografia não autorizada é aquela publicada sem um consentimento do biografado ou de sua família. Dessa forma, sem uma autorização formal, a biografia não pode ser utilizada para fins comerciais.

A biografia não autorizada gera outras discussões para além da questão comercial. Ela envolve questões éticas, legais ou mesmo morais. Muitas pessoas trazem ao debate da biografia não autorizada algumas pautas como o direto à liberdade de expressão, a questão do sigilo e da privacidade ou, ainda, os direitos de autoria.

Uma das últimas discussões sobre esse tipo de biografia envolveu o cantor Roberto Carlos e o escritor Paulo César de Araújo. Em 2007, o cantor havia solicitado a retirada de circulação de sua biografia e o processo foi ao Supremo Tribunal Federal. Em decisão, o Supremo autorizou a circulação da biografia não autorizada sobre Roberto Carlos.  

Por: Rafael Camargo de Oliveira

Artigos relacionados

Anton Tchekhov

Conheça Anton Tchekhov. Saiba quais são as principais características de suas obras. Leia o resumo de “A dama do cachorrinho” e algumas frases do autor.

Elementos da narração

Conheça todos eles – fundamentais para o desenvolvimento da trama!

Narração

Constate acerca dos pontos que demarcam tal modalidade.

Tipos e gêneros textuais

Amplie seus conhecimentos interagindo-se com as características destes!

Torricelli

Um pouco da história do físico e matemático Evangelista Torricelli.