Intergenericidade

A intergenericidade é um fenômeno relacionado com os gêneros textuais. Sua função é auxiliar na construção de sentidos de um texto.

Você sabe para que servem os gêneros textuais?

Os gêneros textuais são indispensáveis para a comunicação, seja ela oral ou escrita. Em nosso dia a dia, vivemos inúmeras situações em que precisamos nos comunicar, seja para estabelecer algum tipo de vínculo com o interlocutor, seja por motivos estritamente profissionais. O interessante é que sempre existe um gênero que melhor se adapta às intenções dos falantes, por isso dizemos que eles são dinâmicos e mutáveis.

Diferentemente do que acontece com os tipos textuais, os gêneros não podem ser delimitados, já que estão a serviço da comunicação (e como são diversas as interações verbais!). Eles são tão interessantes que podem, inclusive, fundir-se, e a esse processo damos o nome de intergenericidade. A intergenericidade, ou intertextualidade intergêneros, como também é conhecida, é um fenômeno estudado pela linguística textual. Nele, dois ou mais gêneros mesclam-se para alcançar um determinado propósito comunicacional, propósito que não seria alcançado sem essa hibridização. Observe um exemplo:

A intergenericidade é um fenômeno relativamente comum nos anúncios publicitários. Campanha publicitária da empresa Submarino
A intergenericidade é um fenômeno relativamente comum nos anúncios publicitários. 
Campanha publicitária da empresa Submarino

Ao ler o anúncio publicitário, você deve ter percebido que existem elementos textuais que equivalem aos elementos próprios do gênero carta, não é mesmo? Ainda que esses elementos estejam presentes, em nenhum momento você duvidou de que o texto, na verdade, é um texto publicitário, até porque sua função é explícita: Essa fusão de gêneros acontece graças à intergenericidade. Vale lembrar que o gênero carta está a serviço do gênero anúncio publicitário, e esse último teve sua função sócio-histórica (que é a de vender um produto ou serviço) preservada.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Observe outro exemplo:

A intergenericidade é um fenômeno que pode deixar os diversos gêneros ainda mais interessantes. Campanha publicitária do Banco do Brasil
A intergenericidade é um fenômeno que pode deixar os diversos gêneros ainda mais interessantes. Campanha publicitária do Banco do Brasil

Parece um poema típico do concretismo, mas, na verdade, é um anúncio publicitário. Embora existam elementos próprios do gênero poema, o gênero predominante é o gênero anúncio publicitário, por isso podemos afirmar que o primeiro está a serviço do segundo. Nossa competência metagenérica, isto é, nossa capacidade intrínseca de reconhecer os variados gêneros, diz-nos que não estamos diante de um poema, mas sim de uma propaganda, por isso a comunicação acontece sem nenhum tipo de dificuldade. A hibridização não é um elemento indispensável, contudo, é inegável que o fenômeno tornou o anúncio mais interessante.

Depois de termos analisado os dois exemplos encontrados na publicidade, observamos a importância da intergenericidade para a construção dos sentidos do texto. A intergenericidade só é possível porque os gêneros não são imutáveis, pelo contrário, são dinâmicos. Por apresentarem essa característica, eles permitem que novos modelos sejam criados, rompendo com seus próprios cânones e causando uma agradável surpresa para os leitores.

Tal qual peças de um quebra-cabeças, a intergenericidade mistura elementos para a construção de sentidos de um texto

Tal qual peças de um quebra-cabeças, a intergenericidade mistura elementos para a construção de sentidos de um texto

Por: Luana Castro Alves Perez

Artigos relacionados

Tipos e gêneros textuais

Amplie seus conhecimentos interagindo-se com as características destes!