O discurso presente no anúncio publicitário

Quando nos referimos a esta modalidade textual, logo a contextualizamos a uma infinidade de outdoors que se encontram espalhados em meio ao cotidiano urbano ligados à maioria das grandes cidades.

Compondo o quadro dos diferentes gêneros textuais, o anúncio publicitário perfaz-se de características linguísticas específicas visando atender às finalidades a que se propõe o discurso por ele estabelecido. Geralmente, a linguagem publicitária tende a persuadir o interlocutor, no objetivo de expor algum produto, anunciar sobre eventos promocionais referentes a um determinado estabelecimento comercial, divulgar algum evento festivo, dentre outras finalidades.

No que se refere à linguagem, esta, muitas vezes, é retratada por meio de uma linguagem figurada, característica que lhe é peculiar. Sua atribuição deve-se ao fato de que quanto mais ornamentada se apresentar, melhor será o resultado que se almeja. Sendo assim, a mesma reveste-se por uma mesclagem entre imagem e texto, pois as imagens funcionam como fator atrativo aos olhos de quem as presencia.

Ampliando a noção sobre a estrutura da qual se compõe o texto em questão, evidencia-se as seguintes particularidades a que o mesmo se refere: 

- Título – Compõe-se de uma ou mais frases que, apesar de curtas, são atraentes, visto que o objetivo maior é a divulgação. 

- Imagem – Pode ser retratada sob a forma de um desenho, uma montagem ou uma fotografia. Como visam desertar a atenção do interlocutor, são inusitadas e sugestivas, nas quais a criatividade tem seu lugar de destaque. 

- Corpo do texto – Nele é desenvolvida a ideia principal, ou seja, o discurso que ora se pretende proferir. O vocabulário geralmente é adequado ao público-alvo. 


- Identificação do produto ou marca – Funciona como uma assinatura do próprio anunciante, que quanto mais interessante for, melhores serão as chances de se alcançar bons resultados.

Muitas vezes, poderá ser acompanhado do slogan, uma frase com ou sem verbo que define a autenticidade da propaganda em questão e reforça o instinto argumentativo. Destacamos um exemplo bastante conhecido – “Havaianas - As legítimas”, “Sinta o lado Coca-Cola da vida”.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
A finalidade discursiva deste gênero é a persuasão

A finalidade discursiva deste gênero é a persuasão

Por: Vânia Maria do Nascimento Duarte

Artigos relacionados

Denotação e Conotação

Denotação e Conotação são os sentidos que as palavras podem adquirir, um voltado para a subjetividade, e outro para o sentido original, de acordo com o que retrata o dicionário.

Instruir - Característica de alguns gêneros textuais

Conheça sobre as características pertencentes aos mesmos!

Tipos e gêneros textuais

Amplie seus conhecimentos interagindo-se com as características destes!