Gêneros textuais jornalísticos

Antes de compreender acerca das reais intenções que nos motivaram a levar até você uma subseção cujo assunto principal se delineia pelo estudo dos gêneros textuais jornalísticos (demarcados pelo editorial, artigo de opinião, notícia e reportagem), algumas questões parecem se revelar como pontuais, entre elas:

* Ao se deparar com uma notícia, uma reportagem, expressas num dado jornal, você se atenta para algumas questões, entre elas, a forma como é construída a linguagem?

* Quanto à estrutura, já observou a maneira pela qual se constitui o discurso?

*Há uma subjetividade por parte de quem escreve ou detectamos uma parcela de objetividade, de imparcialidade por parte dessa autoria?

* Porventura, já se sentiu questionado acerca das finalidades, dos reais objetivos a que se propôs o veículo de comunicação, no caso o jornal, ao publicar esta notícia ou esta reportagem?

Pois bem, essas e muitas outras, ainda que não “levadas em consideração”, digamos assim, representam a peça-chave para aprofundarmos e entendermos a finalidade dos muitos gêneros com os quais estabelecemos familiaridade cotidianamente. Dessa forma, saiba que não somente conhecê-los um pouco mais de perto já representa o bastante, haja vista que, além disso, precisamos dispor de algumas habilidades para também criá-los, visto que são muitas as circunstâncias em que teremos de demonstrá-las, tais como em processos seletivos de distintas naturezas, em que, sobretudo, prevalece a modalidade escrita da linguagem.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Pelo que se vê, motivos temos de sobra para convidá-lo(a) a participar conosco dessa verdadeira interação pedagógica, na qual estamos imbuídos constantemente de um só propósito: ampliar seus conhecimentos no que diz respeito aos aspectos que norteiam a língua como um todo, bem como aprimorar algumas habilidades indispensáveis para que você se situe de forma plena enquanto sujeito da enunciação, não importa em que que circunstância seja.

Dessa forma, não deixe de conferir um pouco mais de perto as muitas informações que aqui se encontram dispostas para você, cujos frutos dessa busca lhe renderão e, acima de tudo, garantir-lhe-ão o sucesso desejado!!!

Os gêneros textuais jornalísticos se caracterizam por traços distintos, sobretudo no que se refere aos aspectos linguísticos

Por: Vânia Maria do Nascimento Duarte

Artigos de Gêneros textuais jornalísticos

A Entrevista

Conheça as partes constitutivas deste gênero textual.

Artigo de opinião

O artigo de opinião é um gênero textual bastante requisitado em vestibulares e concursos públicos. Clique aqui e conheça suas características.

Carta do leitor

Constate as principais características inerentes a este gênero!

Crítica

A crítica é um gênero textual cuja finalidade é a descrição de um objeto cultural.

Crônica

Conheça aqui um gênero cujos aspectos seguem o padrão dos textos narrativos, e mais: materializados a partir de fatos cotidianos, a crônica!

Crônica argumentativa

Uma crônica voltada para a exposição de ideias acerca do assunto tratado. Não perca e confira um pouco mais sobre a crônica argumentativa.

Editorial

Atenha-se aos traços que delineiam esse gênero textual!

Elementos do texto jornalístico

O texto jornalístico, cuja finalidade discursiva prima pela informação, constitui-se de elementos específicos. Clicando, você poderá conferir um pouco mais de perto!

Notícia - características relevantes

A notícia é um gênero textual que está presente em nosso cotidiano. Confira algumas características para elaboração de uma notícia.

Reportagem

A reportagem caracteriza um gênero textual pertencente ao cotidiano jornalístico, cujo enfoque é retratar acerca de um determinado assunto, manifestado de forma abrangente e detalhada.