Redação técnica

A redação técnica se define por um estilo e por uma estrutura própria
A redação técnica se define por um estilo e por uma estrutura própria

Talvez para você, caro (a) usuário (a), o adjetivo “técnica” possa soar um tanto quanto complexo, levando-o (a) a acreditar que se trata de algo complicado e diferente. Caso sim, saiba que estamos fazendo referência a uma modalidade de texto com a qual rotineiramente nos deparamos.

Ela, semelhantemente a todas as outras que integram a modalidade escrita da linguagem, encontra-se calcada nos princípios básicos que compõem a estrutura de qualquer texto, ou seja, precisão vocabular, clareza, objetividade, obediência aos postulados gramaticais, entre outros fatores. Além disso, ela se define por estrutura e estilo próprios.

Em termos estruturais, afirma-se que o texto em referência obedece a um conjunto de metodologias em prol de um resultado, fazendo cumprir uma formatação padrão. Quanto ao estilo, cumpre ressaltar que esse tipo de comunicação é norteado pelos seguintes princípios:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

* Precisão vocabular, atendo-se à exatidão dos pormenores;

* Objetividade na linguagem, abnegando-se de quaisquer traços que permitam dúbias interpretações;

* Finalidade discursiva pautada no intento de esclarecer e informar;

* Uniformidade na estrutura, estilo e terminologia;

* Imparcialidade no discurso, o qual se apresenta regido pela eficácia e exatidão das informações.

Mediante tais pressupostos, é bastante comum precisarmos emitir uma procuração, fazer um recibo, um requerimento, elaborar uma ata, enfim, várias são as circunstâncias as quais requerem uma comunicação específica. Modalidades estas que integram o tipo textual em questão e que se fazem presentes no contexto administrativo, comercial e jurídico.

Sendo assim, nesta seção você poderá estabelecer uma familiaridade maior com os aspectos peculiares que perfazem essa diversidade de textos, podendo servir-se deles sempre que necessário for.
Bons estudos é o que lhe desejamos sempre!

Por: Vânia Maria do Nascimento Duarte

Artigos de Redação técnica

Ata

A ata caracteriza-se como um documento que registra os acontecimentos relativos a uma assembleia ou reunião, sendo esses retratados de forma fidedigna.

Atestado

Através de uma estrutura padrão, o atestado tem por fim confirmar a existência ou inexistência de uma situação de direito.

Carta comercial

A carta comercial é uma correspondência utilizada entre empresas a fim de tratar de negócios. Atenha-se aos aspectos estruturais que a definem!

Declaração

Conheça a declaração e aprenda quais suas características e função social. Aprenda como fazer uma declaração com diferentes modelos.

Memorando

Memorando é um tipo de comunicação eminentemente interna estabelecida entre as unidades administrativas de um órgão, obedecendo a uma estrutura padronizada.

Requerimento

O requerimento representa uma situação comunicativa cuja intenção é solicitar algo sobre o qual se tem direito, normalmente endereçado a uma autoridade. Conheça os aspectos estruturais que o compõem!