Carta comercial

Carta comercial é um gênero textual do âmbito empresarial, em que empresas trocam informações entre si ou com seus clientes no intuito de realizar ou finalizar transações.

Na era da informação e da comunicação instantânea, o contato das empresas, entre si e com seus clientes, é fundamental.
Na era da informação e da comunicação instantânea, o contato das empresas, entre si e com seus clientes, é fundamental.

A carta comercial é uma modalidade de texto voltada exclusivamente para a comunicação de uma empresa com outra ou mesmo entre uma empresa e seus clientes. A sua principal função é estabelecer um canal de comunicação direto e fácil de maneira formalizada e documentada.

Apesar de suas semelhanças com a estrutura da carta tradicional, a carta comercial é voltada para a comunicação empresarial, e, sendo assim, ela apresenta algumas exigências de formalidade e no uso da linguagem.

Há diversos tipos de carta comercial, e o que marca cada um deles é a intenção. Caso se queira obter algum dado, orientação ou resposta, utiliza-se a carta de informação. Caso se queira indicar um ex-funcionário e ressaltar seu trabalho e qualidades na antiga instituição, a carta de recomendação é a ideal.

Leia mais: Carta argumentativa — utilizada para expressar determinado ponto de vista sobre algum assunto ou situação

Resumo sobre carta comercial

  • É um gênero textual técnico, portanto, apresenta características fundamentais dessa modalidade, como a linguagem denotativa, o uso da norma-padrão, o tom de impessoalidade, e a objetividade e concisão.

  • A diferença entre ela e os demais textos técnicos está na sua composição estrutural e nas características fundamentais do gênero.

  • Ela segue a estrutura básica do gênero carta: local e data, destinatário com pronome de tratamento específico, texto, fechamento e assinatura.

  • Há diversos tipos dela definidos pelo seu contexto de utilização. Podemos citar, nesse sentido, a carta de solicitação, a carta de informação, a carta de apresentação, entre outras.

O que é uma carta comercial?

A carta comercial é um documento oficial utilizado na comunicação entre empresas ou entre empresas e clientes. Ela pertence a um grupo de textos utilizados oficialmente na comunicação entre empresas ou instituições públicas, sendo conhecido como redação oficial ou redação técnica. Assim, ela apresenta características similares a outros pares do grupo redação técnica, como o memorando, o ofício e a ata. A diferença ocorre em suas características e composição estrutural.

  • Videoaula sobre redação técnica

Quais são as características e estrutura da carta comercial?

A carta comercial, como mencionado, é um texto em que prevalece a linguagem denotativa, e é destinada especificamente à comunicação entre empresas distintas que pretendem realizar parcerias ou fazer negociações. Ela também é utilizada como um canal oficial de comunicação entre a empresa e os seus clientes, no intuito de iniciar novos negócios, manter as relações comerciais ou mesmo encerrar uma parceria.

As características da carta comercial são as seguintes:

  • Impessoalidade: por se tratar de um texto técnico, é preciso usar termos neutros e verbos em terceira pessoa para manter o distanciamento. Quem conversa na carta comercial não são os indivíduos em si, mas as corporações, que, ainda que representadas pelos indivíduos, realizam as operações.

  • Norma-padrão: como documento oficial disponível para consultas, é preciso usar a norma-padrão da língua portuguesa.

  • Concisão e objetividade: o texto precisa ser o mais direto possível, contendo apenas os elementos necessários para uma boa comunicação (a eficácia é um fator essencial nos textos técnicos).

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Pronomes de tratamento: é preciso ser formal ao redigir uma carta comercial, referindo-se a cada cargo por meio do seu devido pronome de tratamento, marcando cordialidade e respeito.

Por ser uma variação do gênero carta, a carta comercial segue uma estrutura parecida com a da carta convencional:

  • local e data;

  • pronome de tratamento e nome do destinatário;

  • texto da carta;

  • fecho;

  • assinatura e cargo do remetente.

Como fazer uma carta comercial?

Para a composição de uma boa carta comercial, recomenda-se os seguintes elementos:

  • Obter as informações prévias antes de redigir a carta (qual o destinatário, o assunto a ser tratado, e demais informações relevantes para a escrita).

  • No cabeçalho da carta, é possível inserir a logo da empresa ou utilizar papel timbrado específico, caso haja.

  • Em seguida, inserir a data e o local. Abaixo, colocar o destinatário (pode ser uma instituição ou uma pessoa) com o respectivo pronome de tratamento (se for uma pessoa).

  • O texto deve vir a seguir, e é preciso estar atento à linguagem utilizada. Lembre-se que ela precisa seguir a norma-padrão da língua portuguesa e apresentar concisão, objetividade, impessoalidade e pronomes de tratamento adequados.

  • O fechamento pode vir com um “atenciosamente” e, em seguida, a assinatura do remetente e cargo.

Leia mais: Declaração — documento utilizado para servir de comprovação, prova escrita, depoimento ou explicação sobre algo

Quais são os tipos de carta comercial?

A carta comercial, a depender do contexto, pode estar associada a situações específicas dentro do ambiente empresarial. A seguir, listamos alguns tipos de carta comercial bastante utilizados no cotidiano das instituições.

  • Carta de apresentação: voltada para a candidatura de um cargo na empresa.

  • Carta de demissão: usada quando alguém vai se retirar da instituição, sendo uma despedida formalizada dessa prática.

  • Carta de reclamação: utilizada para demonstrar a insatisfação com alguma negociação realizada. É preciso lembrar que, ainda que seja uma reclamação/insatisfação, a carta deve seguir a formalidade e o respeito.

  • Carta de informação: muito comum quando se quer obter uma resposta específica ou ter acesso a algum dado ou recurso importante antes de tomar decisões comerciais, por exemplo.

Exemplos de carta comercial

  • Carta de informação

Goiânia, 20 de agosto de 2019

A Vidraças S.A.

Senhor Francisco Souza,

Em relação ao último contato feito com a empresa, gostaríamos de obter informações sobre as novas cargas de produtos que chegaram ao final do mês anterior.

Atenciosamente,

Oliver Stone

Presidente Sênior – Brasil Imóveis

  • Carta de recomendação

Rio de Janeiro, 17 de julho de 2010

Senhor excelentíssimo presidente Paulo Manoel,

O ex-diretor executivo, Mario Divino, profissional com mais de 10 anos de atuação profissional, atuou em empresas do ramo e trouxe mudanças estruturais e significativas que contribuíram para o crescimento delas.

Cordialmente,

Renato Pereira

Supervisor da Unidade Oeste

Por: Rafael Camargo de Oliveira

Artigos relacionados

Ata

Você sabe o que é ata? Saiba quais são suas características, veja exemplos e aprenda como ela é feita.

Atestado

Através de uma estrutura padrão, o atestado tem por fim confirmar a existência ou inexistência de uma situação de direito.

Carta argumentativa

Conheça a carta argumentativa e descubra todas as características e funções desse gênero textual. Leia um exemplo para compreender melhor.

Carta de reclamação

Descubra o que é carta de reclamação, conheça suas características e estrutura e acompanhe o passo a passo de como desenvolver a sua.

Carta pessoal

Veja a estrutura e as principais características da carta pessoal. Saiba como escrever a sua. Entenda as diferenças entre a carta aberta e a carta pessoal.

Declaração

Conheça a declaração e aprenda quais suas características e função social. Aprenda como fazer uma declaração com diferentes modelos.

Memorando

Memorando é um tipo de comunicação eminentemente interna estabelecida entre as unidades administrativas de um órgão, obedecendo a uma estrutura padronizada.

Redação técnica

Você sabe o que é redação técnica? Clique aqui, compreenda suas características, saiba quais são seus tipos mais comuns, e veja exemplos.

Relatório

Saiba o que é um relatório e quais são suas características e estrutura. Identifique também os tipos de relatório que existem.

Requerimento

Saiba o que é e quais são as características e a estrutura de um requerimento. Aprenda como fazer um, e veja um exemplo.