Carta comercial

A chamada redação técnica se constitui de uma estrutura específica, de um estilo próprio, cuja comunicação tem uma finalidade pura e simplesmente definida, como é o caso do memorando, declaração, ata, entre outros tantos, veiculados no meio administrativo, comercial e jurídico. Neste artigo abordar-se-á, especificamente, acarta comercial.     

Ela, também chamada de carta empresarial, é utilizada pelas empresas em geral, sejam estas atuantes no comércio, setor bancário, na indústria, setor de serviços, entre outros segmentos.   Em se tratando do conteúdo, tal modalidade pode ser definida por distintas intenções, tais como o agradecimento por um serviço prestado, solicitação de um determinado orçamento, cobrança na melhoria dos serviços prestados, cobrança financeira, entre outras.

Dessa forma, tendo em vista a estrutura predefinida, atenhamo-nos às partes elementares que a compõem:

* Timbre ou cabeçalho;

* Local e data;

* Índice e número (sendo esta parte opcional);

* Identificação do destinatário;

* Epígrafe ou ementa (a qual revela o assunto referente à carta), também se consolidando como parte opcional;

* Vocativo;

* Texto;

* Despedida;

* Assinatura.

Vejamos, portanto, um modelo:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A carta comercial é uma correspondência utilizada entre empresas

A carta comercial se define por uma correspondência utilizada entre empresas a fim de tratar de negócios

A carta comercial se define por uma correspondência utilizada entre empresas a fim de tratar de negócios

Por: Vânia Maria do Nascimento Duarte

Artigos relacionados

Ata

A ata caracteriza-se como um documento que registra os acontecimentos relativos a uma assembleia ou reunião, sendo esses retratados de forma fidedigna.

Atestado

Através de uma estrutura padrão, o atestado tem por fim confirmar a existência ou inexistência de uma situação de direito.

Carta argumentativa

Conheça a carta argumentativa e descubra todas as características e funções desse gênero textual. Leia um exemplo para compreender melhor.

Declaração

Conheça a declaração e aprenda quais suas características e função social. Aprenda como fazer uma declaração com diferentes modelos.

Memorando

Memorando é um tipo de comunicação eminentemente interna estabelecida entre as unidades administrativas de um órgão, obedecendo a uma estrutura padronizada.

Requerimento

O requerimento representa uma situação comunicativa cuja intenção é solicitar algo sobre o qual se tem direito, normalmente endereçado a uma autoridade. Conheça os aspectos estruturais que o compõem!