Procedimentos úteis diante de uma construção textual

Em se tratando da construção de um texto, devemos adotar alguns procedimentos para que nosso propósito seja alcançado de maneira satisfatória e que, sobretudo, haja clareza diante da mensagem que ora propusemo-nos a transmitir.

Partindo do princípio de que a escrita requer habilidades específicas por parte do emissor, as devemos colocar em prática, sempre nos atendo para os seguintes elementos:

# É imprescindível termos subsídios suficientes para desenvolver a ideia sobre a qual iremos discorrer. Neste caso, um rascunho torna-se um grande aliado, pois através do mesmo teremos a oportunidade de esboçar sobre os pontos principais que serão ressaltados.

# O dicionário também é uma ferramenta de grande eficácia, visto que ele nos auxilia no sentido denotativo dos vocábulos, como também nos oferece alternativas quanto ao emprego da sinonímia frente ao uso das palavras.

# Para que nosso discurso linguístico seja visto de maneira plausível, é necessário ampliarmos constantemente o vocabulário, aprimorarmos o nosso conhecimento de mundo, para que nossos argumentos tenham força de expressão, e, consequentemente, sejam passíveis de credibilidade por parte de outros interlocutores.

# Outro passo é nos posicionar na condição de leitores diante daquilo que produzimos, pois somente uma leitura mais atenta e minuciosa poderá detectar possíveis falhas cometidas durante o momento da escrita.
Em meio a este procedimento, fatores como ortografia, concordância, relações de ambiguidade, dente outros que comprometem a clareza textual, poderão ser revistos.


Enfim, essas e outras medidas deverão compor nosso perfil de assíduos escritores, onde a prática cotidiana tende a nos tornar cada vez mais autênticos e competentes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Algumas dicas tendem a nos subsidiar rumo a tal intento

Algumas dicas tendem a nos subsidiar rumo a tal intento

Por: PrePara Enem

Artigos relacionados

Carta de Reclamação

Conheça aqui os aspectos discursivos da carta de reclamação, cuja natureza é argumentativa!

Coesão textual

A coesão textual é um elemento de fundamental importância na construção de um texto, sendo responsável por atribuir clareza ao discurso. Atenha-se aos traços que a norteiam!

Como afastar o “deu branco” da redação

Você sabe como afastar o “deu branco” da redação? Confira uma estratégia que pode trazer a sua aprovação em concursos e vestibulares!

Como escrever bem?

Aprenda 5 passos para aprimorar a sua produção textual e desenvolva a sua habilidade de escrita!

Dicas de Redação

Dúvidas, dúvidas e mais dúvidas na hora de escrever um texto? Siga nossas dicas de redação e saiba como aprimorar a escrita!

Dicas para planejar sua redação

Quer saber como escrever bem? Acompanhe as dicas de redação

Dúvidas gramaticais recorrentes

Algumas dúvidas gramaticais recorrentes tendem a se manifestar no cotidiano de muitos usuários da língua. Caso você as tenha, não deixe de clicar e conferir!

Escolhas lexicais

A qualidade do discurso que ora proferimos depende das escolhas lexicais que fazemos, sendo elas fruto de nossa competência linguística. Atenha-se a alguns pressupostos!

Neologismo

Aprenda mais sobre neologismos, o que são e por que ocorrem no idioma. Descubra quais são os tipos de neologismo existentes, e veja exemplos de seu uso.

Os elementos que interferem na qualidade textual

O domínio das técnicas é primordial na “arquitetura” de um texto!

Paralelismo Sintático e Paralelismo Semântico

O paralelismo sintático e o paralelismo semântico integram um dos requisitos atribuídos à modalidade escrita da linguagem. Certifique-se dos traços que os norteiam!

Simplicidade na escrita

Escrever de forma difícil impressiona ou prejudica a leitura do texto? Entenda a importância da simplicidade na escrita!