Vegetação do Brasil

Vegetação do Brasil é o conjunto das vegetações naturais existentes no território nacional.

O Brasil é um país que reúne um conjunto de variadas vegetações em função do amplo território, variedade climática e dos solos.

Vegetação do Brasil é o conjunto das espécies vegetais naturais presentes no espaço geográfico do território brasileiro. Por apresentar um extenso território, com variedade climática, de relevo e de solos, o Brasil é um dos países com mais conjuntos vegetacionais do mundo. Vegetações florestais, arbustivas e herbáceas são verificadas no território, compondo um mosaico de biodiversidade.

Leia também: Quais são os biomas brasileiros?

Resumo sobre a vegetação do Brasil

  • Vegetação do Brasil é o conjunto das plantas presentes de forma natural no território brasileiro.

  • A vegetação é resultado das interações entre os diferentes climas, solos e relevo.

  • Floresta Equatorial Amazônica, Mata Atlântica, Mata de Araucárias e Mata dos Cocais são as vegetações florestais do Brasil.

  • Cerrado e Caatinga configuram as vegetações arbustivas do país.

  • Os campos representam a vegetação herbácea ou campestre no território brasileiro.

  • Manguezais e Pantanal representam as vegetações complexas do Brasil.

Videoaula sobre a vegetação do Brasil

O que é a vegetação do Brasil

Vegetação é o conjunto de plantas naturais existentes em um determinado território. No Brasil, as vegetações são variadas, em função da diversidade climática, das diferentes estruturas de relevo e dos variados tipos de solo. Podemos dividir as vegetações existentes no Brasil em quatro grandes conjuntos:

  • Formações florestais – reúnem as vegetações de grande porte, constituídas por árvores altas. No Brasil, são:

  • Formações arbustivas – formadas por vegetações de médio porte, com predominância de arbustos. Representadas no Brasil pelo Cerrado e Caatinga.

  • Formações herbáceas ou campestres – caracterizadas pela presença de vegetação rasteira. Os campos são exemplos delas no Brasil.

  • Formações complexas – normalmente se apresentam de forma peculiar, surgindo em ambientes próprios e diferenciados. Os manguezais e o Pantanal se enquadram nesse conjunto.

Tipos de vegetação do Brasil

Graças ao seu território de dimensões continentais, o Brasil possui um quadro natural muito diversificado. A variedade de climas, os diferentes tipos de solo e as diversas estruturas do relevo fornecem as condições adequadas para o surgimento de vários tipos de vegetações que variam em porte e diversidade das espécies.

Os tipos de vegetação do Brasil são:

  • Formações florestais do Brasil

Floresta Equatorial Amazônica: presente na América do Sul, a Floresta Amazônica é a maior floresta equatorial do mundo. Caracteriza-se pela heterogeneidade das espécies adaptadas ao ambiente quente e úmido do clima equatorial, mata fechada (densa) e que se divide em três extratos a partir dos rios: mata de igapó, que se encontra sempre inundada; mata de várzea, com inundações temporárias; e mata de terra firme, que não inunda.

Floresta Amazônica: a maior floresta equatorial do mundo.

Floresta ou Mata Atlântica: assim como a Floresta Amazônica, a Mata Atlântica se caracteriza pela grande diversidade das espécies que são adaptadas à elevada umidade e por ser uma vegetação densa. Em sua localização original, estendia-se desde o litoral nordestino ao litoral da região Sul.

Considerada uma das mais ricas biodiversidades do planeta Terra, foi amplamente devastada desde o início do processo de colonização do Brasil em função da ocupação dos espaços e do desenvolvimento das atividades econômicas.

Mata de Araucárias: formação florestal típica dos estados que compõem a região Sul do Brasil, a Mata de Araucárias é caracterizada pela vegetação esparsa e constituída por uma única espécie: o pinheiro-do-paraná. Vegetação adaptada ao clima subtropical, que apresenta quatro estações bem definidas e chuvas regulares ao longo do ano, a Mata de Araucária sofreu vasto desmatamento em virtude da exploração madeireira e expansão da agropecuária.

Pinheiro-do-paraná, o símbolo da Mata de Araucária.

Mata dos Cocais: vegetação típica dos estados do Maranhão e do Piauí, no Nordeste brasileiro. As espécies de palmáceas são típicas dessa vegetação que surge em uma região de transição entre dois biomas: Floresta Amazônica e a Caatinga. O babaçu e a carnaúba são os destaques da vegetação.

Mata dos Cocais: a vegetação de transição no Nordeste brasileiro.
  • Formações arbustivas do Brasil

Cerrado: vegetação predominante na região Centro-Oeste e que se estende por estados do Norte, Sudeste e Sul. Trata-se de uma vegetação de médio porte, caracterizada por arbustos esparsos, com troncos retorcidos, cascas e folhas grossas, raízes profundas e cobertura do solo por gramíneas. O clima tropical semiúmido e os solos ácidos influenciam diretamente na formação dessa vegetação.

O Cerrado passa por processo de intenso desmatamento em função da expansão da agropecuária, especialmente na região Centro-Oeste desde a segunda metade do século XX. O Cerrado também é denominado “savana brasileira” por conta de suas características fisionômicas semelhantes às da savana africana.

Cerrado ou savana brasileira: a vegetação das espécies esparsas de troncos retorcidos.

Caatinga: vegetação típica da região denominada Polígono das Secas, que abrange o norte de Minas Gerais e todo o sertão nordestino. Caracteriza-se pela presença de espécies de pequeno e médio porte, esparsas e adaptadas ao clima tropical semiárido, marcado pelas altas temperaturas e baixa umidade.

 Caatinga: a vegetação típica do sertão nordestino.
  • Formações herbáceas ou campestres do Brasil

Campos: Os campos, também chamados de pradarias, representam as vegetações campestres ou herbáceas do Brasil. Localizam-se no sul do estado do Rio Grande do Sul e são caracterizados pelo predomínio das gramíneas como vegetação.

 Campos: a vegetação caracterizada pela presença maciça de gramíneas.

Observação importante: alguns pontos de campos surgem na porção norte da Floresta Amazônica, especialmente nos estados do Amazonas e Roraima. As estruturas elevadas do relevo na região são os aspectos mais influentes para isso.

  • Formações complexas do Brasil

Pantanal: vegetação complexa por reunir espécies encontradas em diversos biomas brasileiros. No Pantanal, são encontrados pontos de Cerrado, campos e Caatinga. O relevo influencia diretamente na complexidade da vegetação: planícies que permanecem alagadas por vários meses do ano durante a cheia dos rios.

O clima da região do Pantanal é o tropical semiúmido, que apresenta duas estações bem definidas em relação às chuvas: verão chuvoso e inverno seco. O Pantanal está localizado na região Centro-Oeste, nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Pantanal: uma formação vegetacional complexa do Brasil.

Mangues: encontrados ao longo da faixa litorânea do Brasil. São uma vegetação constituída por espécies de troncos finos e raízes aéreas. São plantas halófitas, adaptadas ao ambiente salobro que se forma pelo encontro da água doce dos rios e a água salgada do mar.

Mangues: a vegetação litorânea adaptada ao ambiente salobro.

Exercícios resolvidos sobre vegetação do Brasil

Questão 1

(USP) Observe o mapa para responder à questão.

No centro do campus da USP é possível transitar entre vários tipos de vegetação brasileira. Para conhecer, no território brasileiro, respectivamente, espécies da Mata Atlântica, do Cerrado e da Caatinga, você deveria tomar as direções

a) 1 e 2.

b) 3 e 4.

c) 6 e 5.

d) 8 e 7.

e) 9 e 10.

Resolução:

Letra B

1 – Floresta Amazônica

2 – Mata dos Cocais

3 – Mata Atlântica

4 – Caatinga

5 – Mata Atlântica

6 – Cerrado

7 – Cerrado

8 – Floresta Amazônica

9 – Floresta Amazônica

10 – Cerrado

Questão 2

(IFSul 2020) Observe a imagem:

A paisagem representada faz referência a qual vegetação brasileira?

a) Cerrado.

b) Caatinga.

c) Pantanal.

d) Manguezal.

Resolução:

Letra B

A gravura retrata a Caatinga, formação vegetal típica do Polígono das Secas, onde o clima tropical semiárido prevalece.

Por: Larissa Mesquita

Assista as nossas videoaulas:

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Caatinga
Dia Internacional da Mulher
Cnidários
Filosofia no cinema
Todas as vídeo aulas

Versão completa