Vírus

Vírus são parasitas intracelulares obrigatórios, ou seja, só são capazes de se reproduzir no interior de células. As doenças causadas por vírus são chamadas de viroses.

Vírus são organismos que podem parasitar diferentes tipos celulares e só são capazes de se reproduzir no interior de células.

Vírus são estruturas acelulares que não apresentam metabolismo próprio. Para que sua reprodução ocorra, utilizam a maquinaria celular de uma célula hospedeira, sendo considerados, devido a essa característica, parasitas intracelulares obrigatórios.

Os vírus são estruturas muito pequenas e constituídas de material genético circundado por uma capa proteica denominada capsídeo. Alguns vírus podem apresentar ainda envelopes, derivados da membrana das células hospedeiras.

Os vírus podem infectar qualquer tipo celular e, ao infectarem células humanas, podem causar diferentes doenças, tais como a covid-19, a zika e a febre amarela.

Leia também: Sabe o que é adenovírus? Certamente você já foi infectado por um.

Resumo sobre vírus

  • Vírus são estruturas acelulares formadas basicamente por material genético circundado por uma capa proteica.

  • Alguns vírus possuem um envelope membranoso derivado da membrana das células hospedeiras.

  • Os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios, ou seja, se reproduzem apenas nas células hospedeiras.

  • De maneira geral, a replicação dos vírus envolve as seguintes etapas: adsorção, penetração, desnudamento, síntese viral, montagem e maturação, e liberação.

  • Doenças causadas por vírus são chamadas de viroses.

  • Dengue, zika, febre amarela, covid-19, gripe e resfriado são exemplos de doenças causadas por vírus.

Videoaula sobre vírus

O que são vírus?

Vírus são partículas infectantes formadas por material genético e uma cápsula proteica. São muito pequenos, apresentando, geralmente, entre 0,02 µm e 0,3 µm. Vale salientar que alguns vírus podem apresentar tamanhos maiores. Devido a seu pequeno tamanho, eles são observados em microscópios eletrônicos.

Vírus são seres acelulares, ou seja, que não possuem células como os outros seres vivos. Uma característica marcante é sua necessidade de parasitar uma célula para que sua reprodução ocorra.

Apesar de serem capazes de se replicar, eles não possuem aparato enzimático suficiente para realizar tal função, necessitando utilizar a maquinaria celular das células que parasitam. Devido a essa característica, o vírus é chamado de parasita intracelular obrigatório.

Existem diferentes tipos de vírus, os quais podem infectar diferentes tipos de célula. Alguns vírus são bastante específicos, infectando apenas uma única espécie, sendo esse o caso do vírus causador da aids, que se destaca por parasitar apenas células do sistema imune. Outros, no entanto, podem infectar diferentes grupos de organismos.

Quais são as partes de um vírus?

Os vírus apresentam dois componentes básicos: o material genético e uma capa proteica, que, juntos, formam o nucleocapsídeo. O material genético é, geralmente, DNA ou RNA. Há vírus, no entanto, que contém dois tipos de ácido nucleicos, sendo esse o caso do citomegalovírus.

Como exemplo de vírus de DNA, temos o vírus causador da hepatite. Já como exemplo de vírus de RNA, podemos citar o vírus causador da aids (HIV).

A capa proteica que envolve o material genético do vírus é chamada de capsídeo. O capsídeo pode apresentar diferentes formatos e é formado por subunidades conhecidas como capsômeros.

Além do material genético e do capsídeo, alguns vírus possuem um envelope membranoso circundando-os. Esse envelope é derivado da membrana das células hospedeiras, apresentando, portanto, componentes como proteínas e fosfolipídeos.

Observe as principais partes de um vírus.

Como os vírus se reproduzem?

Os vírus não possuem a capacidade de se reproduzir sozinhos, sendo a sua replicação dependente de uma célula viva. De maneira geral, a replicação dos vírus envolve as seguintes etapas: adsorção, penetração, desnudamento, síntese viral, montagem e maturação, e liberação.

A figura acima ilustra as etapas da replicação do vírus.
  • Adsorção: vírus se liga aos receptores específicos existentes na membrana celular da célula hospedeira.

  • Penetração: etapa em que o vírus entra no interior da célula.

  • Desnudamento: ocorre a remoção do capsídeo e o material genético do vírus é exposto.

  • Síntese viral: ocorre a formação de proteínas estruturais e não estruturais.

  • Montagem e maturação: ocorre a formação do nucleocapsídeo.

  • Liberação: o vírus é liberado da célula. Esse processo pode ocorrer pelo rompimento da célula hospedeira ou então pelo processo de brotamento.

Ciclo reprodutivo dos bacteriófagos

Bacteriófagos são vírus que infectam bactérias.

Bacteriófagos, como o nome sugere, são vírus que parasitam bactérias. Eles podem se reproduzir por meio de dois mecanismos, o chamado ciclo lítico e o ciclo lisogênico. No ciclo lítico, o vírus introduz o material genético na célula hospedeira e as partículas virais são produzidas de maneira intensa, até que a célula se rompa e ocorra a liberação dos novos vírus.

No ciclo lisogênico, por sua vez, o material genético do vírus é inserido, tornando-se parte do material genético da célula infectada. A bactéria continua a realizar suas funções normalmente e o genoma do bacteriófago vai sendo transmitido para as células-filhas a cada vez que a bactéria se divide. As bactérias infectadas podem, ocasionalmente, iniciar o ciclo lítico.

Veja também: Características de um ser vivo

Vírus são seres vivos?

Há muita discussão a respeito se os vírus são ou não seres vivos. Alguns autores não consideram os vírus como seres vivos devido ao fato de não apresentarem células e não possuírem metabolismo próprio. Aqueles que argumentam que os vírus são de fato seres vivos levam em consideração que esses organismos apresentam capacidade de replicação, mesmo que esta ocorra no interior de células, possuem material genético e apresentam capacidade de evolução.

Doenças causadas por vírus

Todas as doenças causadas por vírus são denominadas viroses. Algumas delas se destacam por ser brandas e causar sintomas, em geral, pouco preocupantes, como é o caso do resfriado. Outras doenças provocadas por vírus, no entanto, podem ser muito graves e levar o indivíduo à morte, como é o caso da varíola, atualmente erradicada. Veja, a seguir, outros exemplos de doenças causadas por vírus:

A maioria das doenças causadas por vírus não possui tratamento específico. Algumas, no entanto, são tratadas com o uso de antivirais. É importante deixar claro que o uso de antibióticos deve ser feito apenas em caso de doenças bacterianas, não surtindo efeito em doenças causadas por vírus.

Saiba mais: Variante delta da covid-19

Viroides e príons

Viroides e príons são chamados por alguns autores de vírus atípicos, sendo, portanto, estruturas que não apresentam as características clássicas de um vírus.

Viroides, por exemplo, são partículas infeciosas pequenas que se destacam por serem formadas apenas por RNA. Viroides, até o momento, estão relacionados com doenças causadas em plantas.

Já os príons podem ser definidos como partículas proteicas infecciosas muito pequenas. Essas partículas são conhecidas por provocar algumas doenças, como o kuru, que afeta seres humanos, e a doença da vaca louca, que acomete animais bovinos.

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Assista as nossas videoaulas:

Artigos de Vírus

Últimas Aulas

Lima Barreto
Regra de Chió
Sistema digestório
Associação de resistores em paralelo
Todas as vídeo aulas

Versão completa